Este texto tem como principal objetivo te mostrar como um programa de indicação pode funcionar em qualquer setor, de qualquer nicho, de qualquer área.

Irei citar dois exemplos de programas de indicação muito bem-sucedidos, de duas empresas mundialmente conhecidas, as quais tenho certeza de que você também conhece. 

Estou falando dos exemplos de programas de indicação do Uber e da Tesla. Ambas são empresas que trabalham com locomoção, obviamente, de formas muito diferentes. Os dois exemplos de programas de indicação que irei descrever, examinar e destrinchar aqui são de extrema qualidade, apesar de sua aparência talvez simples ou “fácil”. 

Os dois exemplos de programas de indicação de sucesso que irei detalhar aqui estão, de forma resumida, publicados em formato de carrossel no meu Instagram. Entretanto, como já mencionado anteriormente, este texto vai elaborar de forma mais detalhada a explicação do desenvolvimento de todos os dois exemplos de programas de indicação de sucesso. Então vamos lá.

 

Exemplos de Programas de Indicação de Sucesso: Uber

 

A Uber é uma empresa de mobilidade que permite que pessoas sejam motoristas ou passageiros. Através do aplicativo, é possível oferecer seus serviços como motorista ou contratar os serviços de um, se tornando um passageiro. É uma empresa americana, mas também faz muito sucesso no Brasil.

Por falta de um, a Uber nos oferece dois exemplos de programas de indicação muito bem-feitos para analisarmos. O primeiro dos exemplos de programas de indicação da Uber é voltado para passageiros: primeiro, é necessário indicar um amigo. Quando o indicado realizar a primeira corrida, o cliente indicador recebe um desconto para a sua próxima viagem. 

O segundo dos exemplos de programas de indicação da Uber é voltado para o outro público-alvo do aplicativo: os motoristas. Funciona da seguinte maneira: um motorista indica um amigo para também ser motorista pela Uber. Este amigo indicado deve realizar, no mínimo, 100 viagens no prazo de 90 dias. A recompensa nestes exemplos de programas de indicação de sucesso é dinheiro: o indicador pode ganhar de 200 a 1500 reais por indicação realizada. Entretanto, existe um limite de 50 indicações por motorista.

 

Exemplos de programas de indicação: recompensas da Uber

 

Vamos analisar agora, de forma mais aprofundada, as recompensas nos exemplos de programas de indicação da Uber. Comecemos com um dos exemplos de programas de indicação da Uber: o dos clientes. No primeiro dos exemplos de programas de indicação da Uber, a recompensa é um desconto para a próxima corrida do indicador. Este é um dos exemplos de programas de indicação que se assemelham ao da Amazon, que também oferecia um desconto para seus clientes indicadores.

Entretanto, o outro dos exemplos de programas de indicação pela Uber não oferece descontos como recompensas, como fez o primeiro dos exemplos de programas de indicação. A Uber premia seus motoristas indicadores com uma quantia significativa de dinheiro, que varia dependendo do local de atuação do motorista. Perceba que a recompensa foi muito diferente entre os dois “tipos de clientes”.

Em negócios como o da Uber, é importante pensar nos tipos de clientes que você tem. Pois, no caso desta empresa, por exemplo, você não “vende” o mesmo para todos. No case da Dropbox, um outro dos exemplos de programas de indicação já mencionado aqui no site anteriormente, havia planos diferentes para os clientes, e programas de indicação singelamente diferentes também. Entretanto, neste dos exemplos de programas de indicação, a recompensa não mudou, e sim a quantidade oferecida.

Por serem “públicos” muito distintos, é racional concluir que a Uber deve ter feito, provavelmente, duas pesquisas para descobrir a recompensa ideal: uma referente aos passageiros e outra referente aos motoristas. Perceba que talvez os motoristas da Uber não gostariam de ganhar descontos em viagens no aplicativo, pois muito provavelmente não o utilizam com tanta frequência como os passageiros, por exemplo. 

Mesmo dentro de uma mesma empresa, podem existir programas de indicação diferentes, com recompensas e mecânicas diferentes. É importante ver todos os aspectos de público e produto ao montar um programa de indicação. De modo contrário, é possível que ele possa falhar, decorrente de falhas na escolha da mecânica e da recompensa.

 

Exemplos de programas de indicação: mecânicas da Uber

 

Agora, falemos da mecânica de ambos os exemplos de programas de indicação da Uber. Ambos os exemplos de programas de indicação da Uber utilizam mecânicas muito parecidas. A “regra” para os motoristas é um pouco mais elaborada que a dos passageiros, mas o prêmio também é maior. 

A mecânica para os passageiros é, novamente, parecida com a utilizada pela Amazon em seus próprios exemplos de programas de indicação. Em ambos os casos, o cliente indicado deve consumir da empresa para o cliente indicador poder receber seu prêmio. Para os exemplos de programas de indicação dos motoristas, a regra é parecida. A diferença, é que os motoristas indicados devem realizar várias corridas para que o motorista indicador receba seu dinheiro.

Isso acontece, muito provavelmente, para garantir que a empresa assegure mais um motorista, por, no mínimo, 90 dias. Além disso, é importante para a empresa assegurar-se de que não se trata de uma fraude. Este também pode ser o motivo pelo qual existe um limite no número de indicações por motorista.

 

Exemplos de programas de indicação: divulgação da Uber

 

É importante destacar que a comunicação do seu programa de indicação deve ser feita em massa. É de extrema importância que seu cliente saiba que existe o programa e, mais ainda, que ele entenda com facilidade como ele funciona.

No caso destes exemplos de programas de indicação, feitos pela Uber, a empresa comunica seus exemplos de programas de indicação já na página central dos aplicativos. Seja na página central dos motoristas ou dos passageiros. Além do próprio aplicativo, o site da Uber tem uma aba própria só para explicar como funcionam os exemplos de programas de indicação, quais os benefícios, como participar, etc.

A Uber também divulga seus exemplos de programas de indicação em e-mails marketing. Estes são apenas alguns dos exemplos de canais de comunicação que podem ser utilizados para propagar seus exemplos de programas de indicação.

 

Exemplos de Programas de Indicação de Sucesso: Tesla

 

A Tesla é uma empresa automobilística de mobilidade e tecnologia criada por Elon Musk. A empresa produz carros de luxo elétricos, que inclusive tem carregador próprio. Além disso, Musk tem planos de ir para o espaço sideral. Mas vamos ficar na Terra um pouco e falar um pouco de um dos exemplos de programas de indicação muito bem-sucedidos da Tesla.

Alguns clientes mais próximos da Tesla, como os participantes do canal Like Tesla, conseguem algumas boas recompensas apenas realizando recomendações da marca. Essas recompensas são chamadas de Loot Box. Quanto mais pessoas indicadas realizam uma compra, maior a chance do indicador ganhar um Tesla novinho em folha. 

Pelas primeiras 5 indicações, tanto o indicador quanto o indicado ganham um Supercharging (carregador de carros elétricos) da marca, além de 1000 dólares de desconto na compra de um novo carro. A partir daí, a cada 5 indicações, você vai ganhando 2% de desconto e outras “experiências que o dinheiro não pode pagar”, segundo a própria Tesla. É assim que você pode chegar a 100% de desconto e tirar um novo Tesla totalmente de graça. Caso isso se concretize, estamos falando de 4 milhões de dólares em vendas por indicação para a marca. Me parece uma troca justa.

 

Exemplos de programas de indicação: recompensas da Tesla

 

Os exemplos de programas de indicação da Tesla nos mostram diversas opções de recompensas dentro de um mesmo programa de indicação. Dentre elas podemos destacar: 1000 dólares de desconto na compra deu um novo carro, um Supercharging (carregador de carros elétricos) da marca e 2% de descontos nas próximas compras, além de “outras experiências que o dinheiro não pode pagar”, segundo a própria Tesla.

Com 55 indicações, você consegue retirar um carro novinho em folha da própria Tesla de graça. Muitos podem achar que entregar um carro de luxo em troca de indicações é um absurdo. Entretanto, a Tesla ganha 55 novos clientes. Pelas contas, em troca deste único carro, a empresa chega a faturar 4 milhões de dólares. Para mim, parece uma troca extremamente justa.

 

Exemplos de programas de indicação: mecânica da Tesla

 

A mecânica utilizada nos exemplos de programas de indicação da Tesla é um pouco diferente das que já vimos até agora. A empresa escolheu uma pseudo escada de prêmios como “regra” de seus exemplos de programas de indicação. Isso porque os prêmios “evoluem” conforme o cliente vai indicando. Entretanto, somente até certo momento.

De início, até as primeiras 5 indicações, o cliente consegue ganhar 1000 dólares de desconto na compra de um novo carro e um Supercharging (carregador de carros elétricos) da marca. Depois dessas 5 indicações iniciais, os prêmios mudam. Agora, os clientes indicadores conseguem ganhar 2% de desconto em compras futuras por indicação à marca. E tudo isso sem nenhuma limitação de número de clientes indicados. 

 

Exemplos de programas de indicação: divulgação da Tesla

 

Vamos falar um pouco agora sobre a forma de divulgação que a Tesla escolheu para propagar seus exemplos de programas de indicação. Este é um formato que ainda não vimos em nenhum dos exemplos de programas de indicação anteriores. 

Isso porque o programa de indicação da Tesla não é para todos os clientes da marca. A Tesla é conhecida mundialmente por ser uma marca de luxo e super exclusiva. Seu programa de indicação acaba sendo da mesma forma: especial e super exclusivo. Portanto, não são todos e quaisquer clientes da marca que podem participar destes exemplos de programas de indicação, e sim apenas aqueles que estão incluídos no “Like Tesla”. 

O “Like Tesla” é um canal exclusivo que abriga somente os clientes mais fiéis, leais e assíduos da marca. É este grupo seleto de clientes que podem participar do programa de indicação mencionado anteriormente. Isso acontece porque cada empresa cria um programa de indicação pensando em um propósito específico, com estratégias diferentes e variadas. A estratégia em questão desenvolvida pela Tesla inclui exclusividade e luxo, isso podem ter certeza. 

Portanto, a divulgação destes exemplos de programas de indicação é feita somente aos clientes participantes do Like Tesla. O programa de indicação é divulgado no próprio canal do Like Tesla, além de em e-mails marketing selecionados para apenas participantes do mesmo. Neste caso, a Tesla continua utilizando todos os meios possíveis, contudo, todos aqueles possíveis de se atingir o grupo seleto de consumidores participantes do Like Tesla.

 

Fazer um programa de indicação é como fazer um hambúrguer

 

Fazer um programa de indicação é como fazer um hambúrguer. “Mas como assim, Rodrigo?”. Vou explicar. Perceba que ambas Uber e Tesla fizeram seus exemplos de programas de indicação de sucesso de maneira similar, mas, ao mesmo tempo, de maneira muito diferente.

As recompensas eram diferentes, os mecanismos eram diferentes, e o modo como divulgaram também tinham, cada um, suas particularidades. Entretanto, ambas seguiram a receita do bolo (ou, neste caso, do hambúrguer): definir recompensa, mecânica e divulgação, comunicação. 

É o mesmo com o hambúrguer: os ingredientes do recheio podem mudar, mas colocar picles ou não, mudar o pão, integral ou não, não muda o fato de que continua sendo um hambúrguer, concorda? É o mesmo com programas de indicação. No vídeo abaixo eu explico um pouco mais sobre essa comparação. Dá uma olhada:

 

 

E você? Já vende por indicação, mas nunca incentivou seus clientes a indicarem? Sente que poderia estar vendendo muito mais através dos seus clientes?

Conheça a mentoria em Vendas Por Indicação com Rodrigo Noll, o maior especialista do Brasil no assunto.

Mais de 300 mentorados satisfeitos e mais de R$ 30 milhões colocados no bolso nos seus clientes.

Clique aqui e definitivamente crie um canal de vendas previsíveis, utilizando apenas os seus clientes atuais sem precisar gastar mais em anúncios nem contratar ferramentas caras. Poucas vagas disponíveis! 

Me acompanhe nos outros canais:
InstagramLinkedInYouTube e Telegram

Exemplos de Programas de Indicação de Sucesso Para Você se Inspirar: Uber e Tesla

Curtiu? Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

4 dicas para você melhorar a experiência do consumidor

4 dicas para você melhorar a experiência do consumidor

A alavanca de vendas da experiência é uma das mais importantes que eu conheço. Ao melhorar a experiência do consumidor, você consegue mais indicações, mais retenções de clientes e consegue fazer com que teus clientes atuais gastem mais dinheiro com você.

CONSULTORIA

Quer ter a ajuda do maior especialista do Brasil em Vendas Por Indicação no seu negócio?

Conheça a nossa consultoria para empresas.