Conheça 2 exemplos de programas de indicação que irão te ajudar a entender como essa poderosa estratégia de marketing funciona na prática.

Introdução

Ao querer implementar o Referral Marketing no seu negócio, talvez você tenha se deparado com a dificuldade de colocar essa estratégia em prática. Mas para te mostrar que ela pode funcionar em qualquer setor, de qualquer nicho, de qualquer área, nós trouxemos exemplos de programas de indicação para ajudar.

Apesar de se tratar de exemplos de programas de indicação de grandes corporações, as estratégias aplicadas foram muito bem-sucedidas. Então, elas podem te ajudar na hora de elaborar um programa para o seu negócio.

Trata-se dos exemplos de programas de indicação do Uber e da Tesla. Ambas são empresas que trabalham com locomoção, mas de formas muito diferentes. Os dois exemplos de programas de indicação são de extrema qualidade, mesmo com sua aparência talvez simples ou “fácil”.

Entenda de forma mais detalhada a explicação do desenvolvimento de todos os dois exemplos de programas de indicação de sucesso. Boa leitura!


Exemplos de Programas de Indicação de Sucesso: Uber

programas de indicação exemplos uber

A Uber é uma empresa de mobilidade que permite que pessoas sejam motoristas ou passageiros. É uma empresa americana, mas também faz muito sucesso no Brasil.

Além disso, a Uber possui dois exemplos de programas de indicação muito bem-feitos. O primeiro dos exemplos de programas de indicação da Uber é voltado para passageiros: primeiro, é necessário indicar um amigo. Quando o indicado realizar a primeira corrida, o cliente que indicou recebe um desconto para a sua próxima viagem.

O segundo dos exemplos de programas de indicação da Uber é voltado para o outro público-alvo do aplicativo: os motoristas. Funciona da seguinte maneira: um motorista indica um amigo para também ser motorista pela Uber. Este amigo indicado deve realizar, no mínimo, 100 viagens no prazo de 90 dias.

A recompensa nestes exemplos de programas de indicação de sucesso é dinheiro: o indicador pode ganhar de 200 a 1500 reais por indicação realizada. Entretanto, existe um limite de 50 indicações por motorista.

Recompensas da Uber

Agora, é possível analisar de forma mais aprofundada, as recompensas nos exemplos de programas de indicação da Uber. Primeiro, pelo de clientes. Nele, a recompensa é um desconto para a próxima corrida do indicador.

Entretanto, o segundo exemplo de programa de indicação da Uber não oferece descontos como recompensas, como fez o primeiro dos exemplos de programas de indicação. A Uber premia seus motoristas indicadores com uma quantia significativa de dinheiro, que varia dependendo do local de atuação do motorista. Perceba que a recompensa foi muito diferente entre os dois “tipos de clientes”.

Em negócios como o da Uber, é importante pensar nos tipos de clientes que você possui. Pois, no caso desta empresa, por exemplo, você não “vende” o mesmo para todos. Por serem “públicos” muito distintos, é racional concluir que a Uber deve ter feito, provavelmente, duas pesquisas para descobrir a recompensa ideal: uma referente aos passageiros e outra referente aos motoristas.

Perceba que talvez os motoristas da Uber não gostariam de ganhar descontos em viagens no aplicativo, pois muito provavelmente não o utilizam com tanta frequência como os passageiros, por exemplo.

Mesmo em uma mesma empresa, podem existir exemplos de programas de indicação diferentes, com recompensas e mecânicas diferentes. É importante ver todos os aspectos de público e produto ao montar um programa de indicação. De modo contrário, é possível que ele possa falhar, decorrente de erros na escolha da mecânica e da recompensa.

 

Mecânica Escolhida pela Uber

programas de indicação exemplos motorista

Agora, é possível partir para a mecânica de ambos os exemplos de programas de indicação da Uber. Eles utilizam mecânicas muito parecidas. Dá para notar que a “regra” para os motoristas é um pouco mais elaborada que a dos passageiros, mas o prêmio também é maior.

A mecânica para os passageiros é parecida com a utilizada pela Amazon em seus próprios exemplos de programas de indicação. Em ambos os casos, o cliente indicado deve consumir da empresa para o cliente indicador poder receber seu prêmio.

Para os exemplos de programas de indicação dos motoristas, a regra é parecida. A diferença, é que os motoristas indicados devem realizar várias corridas para que o motorista indicador receba seu dinheiro.
Isso acontece, muito provavelmente, para garantir que a empresa assegure mais um motorista, por, no mínimo, 90 dias.
Além disso, é importante para a empresa assegurar-se de que não se trata de uma fraude. Este também pode ser o motivo pelo qual existe um limite no número de indicações por motorista.


Divulgação da Uber

É importante destacar que a comunicação de um programa de indicação deve ser feita em massa. Por isso, é de extrema necessidade que seu cliente saiba que existe o programa e, mais ainda, que ele entenda como ele funciona.

No caso destes exemplos de programas de indicação, feitos pela Uber, a empresa comunica já na página central dos aplicativos. Seja na página central dos motoristas ou dos passageiros.

Além do próprio aplicativo, o site da Uber tem uma aba própria só para explicar como funcionam os exemplos de programas de indicação, quais os benefícios, como participar, etc.

A Uber também divulga seus exemplos de programas de indicação em e-mails marketing. Estes são apenas alguns dos exemplos de canais de comunicação que podem ser utilizados para propagar seus programas de indicação.

 

Exemplos de Programas de Indicação de Sucesso: Tesla

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A Tesla é uma empresa automobilística de mobilidade e tecnologia criada por Elon Musk. A empresa produz carros de luxo elétricos, que inclusive tem carregador próprio. Mas observe agora, de perto, um pouco sobre um dos exemplos de programas de indicação muito bem-sucedidos da Tesla.

Alguns clientes mais próximos da marca, como os participantes do canal Like Tesla, conseguem boas recompensas apenas realizando recomendações da marca. Essas recompensas são chamadas de Loot Box.

Quanto mais pessoas indicadas realizarem uma compra, maior a chance do indicador ganhar um Tesla novo.
Pelas primeiras 5 indicações, tanto o indicador quanto o indicado ganham um Supercharging (carregador de carros elétricos) da marca, além de 1000 dólares de desconto na compra de um novo carro.

A partir daí, a cada 5 indicações, você vai ganhando 2% de desconto e outras “experiências que o dinheiro não pode pagar”, segundo a própria Tesla.

Assim, você pode chegar a 100% de desconto e tirar um novo Tesla totalmente de graça. Caso isso se concretize, estamos falando de 4 milhões de dólares em vendas por indicação para a marca.

 

Recompensas da Tesla

Os exemplos de programas de indicação da Tesla mostram diversas opções de recompensas em um mesmo programa de indicação. Dentre elas podemos destacar:

  • US$ 1 mil dólares de desconto na compra de um novo carro.
  • Supercharging (carregador de carros elétricos) da marca.
  • 2% de descontos nas próximas compras.
  • Outras “experiências que o dinheiro não pode pagar”, segundo a própria Tesla.

 

Com 55 indicações, você consegue retirar um carro novinho em folha, da própria Tesla, de graça. Muitos podem achar que entregar um carro de luxo em troca de indicações é um absurdo. Entretanto, a Tesla ganha 55 novos clientes. Pelas contas, em troca deste único carro, a empresa chega a faturar 4 milhões de dólares.

Mecânica da Tesla

A mecânica utilizada nos exemplos de programas de indicação da Tesla é um pouco diferente da utilizada pela Uber. A empresa escolheu uma “escada” de prêmios como regra de seu programa. Isso porque os prêmios “evoluem” conforme o cliente vai indicando. Entretanto, somente até certo momento.

De início, até as primeiras 5 indicações, o cliente consegue ganhar 1000 dólares de desconto na compra de um novo carro e um Supercharging (carregador de carros elétricos) da marca. Depois dessas 5 indicações iniciais, os prêmios mudam. Agora, os clientes indicadores conseguem ganhar 2% de desconto em compras futuras por indicação à marca. E tudo isso sem nenhuma limitação de número de clientes indicados.


Divulgação da Tesla

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Agora entenda melhor sobre a forma de divulgação que a Tesla escolheu para promover seu programa de indicação. Este é um formato que os exemplos de programas de indicação anteriores não utilizaram. Isso porque o programa de indicação da Tesla não é voltado para todos os clientes da marca.

A Tesla é conhecida mundialmente por ser uma marca de luxo bastante exclusiva. Por isso, seu programa de indicação segue a mesma lógica. Portanto, não são todos os clientes da marca que podem participar destes exemplos de programas de indicação, e sim apenas aqueles que estão incluídos no “Like Tesla”.

O “Like Tesla” é um canal exclusivo que abriga somente os clientes mais fiéis, leais e assíduos da marca. É este grupo seleto de clientes que podem participar do programa de indicação mencionado anteriormente.

Isso acontece porque cada empresa cria um programa de indicação pensando em um propósito específico, com estratégias diferentes e variadas. A estratégia em questão desenvolvida pela Tesla inclui exclusividade e luxo, isso podem ter certeza.

Portanto, a divulgação destes exemplos de programas de indicação é feita somente aos clientes participantes do Like Tesla. O programa de indicação é divulgado no próprio canal, além de e-mails marketing selecionados para apenas participantes.

Neste caso, a Tesla continua utilizando todos os meios possíveis, contudo, todos aqueles possíveis de se atingir o grupo seleto de consumidores participantes do Like Tesla.

 

Fazer um Programa de Indicação é Como Fazer um Hambúrguer

Fazer um programa de indicação é como fazer um hambúrguer. “Mas como assim, Rodrigo?”. Vou explicar: Perceba que ambas, Uber e Tesla, fizeram seus exemplos de programas de indicação de sucesso de maneira similar, mas, ao mesmo tempo, de maneira muito diferente.

As recompensas eram diferentes, os mecanismos eram diferentes, e o modo como divulgaram também tinham, cada um, suas particularidades. Entretanto, ambas seguiram a receita do bolo (ou, neste caso, do hambúrguer): definir recompensa, mecânica e divulgação.

É o mesmo com o hambúrguer: os ingredientes do recheio podem mudar, mas colocar picles ou não, mudar o pão, integral ou não, não muda o fato de que continua sendo um hambúrguer, concorda?

É o mesmo com programas de indicação. No vídeo abaixo eu explico um pouco mais sobre essa comparação. Dá uma olhada:

Criar um programa de indicação é como fazer um hambúrguer

Conheça o Melhor Programa de Indicação do Mercado

E você? Já vende por indicação, mas nunca incentivou seus consumidores a indicarem? Sente que poderia estar vendendo muito mais?

 

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O Rodrigo Noll é o maior especialista em Marketing de Indicação do Brasil e pode te ensinar muito mais sobre a arte da indicação de clientes. Ele é fundador da Base Viral, a primeira consultoria do Brasil especializada na criação de estratégias comerciais de Marketing de Indicação.

Com ele, você vai aprender a montar programas e campanhas de indicação que incentivam seus clientes atuais a indicar seus amigos sem precisar dar descontos, sem precisar investir em mídia paga nem usar marketing de multinível ou influenciadores.

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