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Como Pedir Indicação de Clientes? 5 Dicas Que Vão Te Ajudar

Quer saber como pedir indicação de clientes, mas não sabe por onde começar? Aqui está o guia com tudo que você precisa saber sobre o assunto!

Introdução

O Referral Marketing vai muito além de saber como pedir indicação de clientes. Trata-se de um programa escalável que pode mudar a realidade do seu negócio, rendendo frutos a médio e longo prazo.

Ficou curioso? Neste artigo, discutiremos práticas de como pedir indicação de clientes e maneiras de fazer isso de um jeito eficaz. Continue a leitura!


Por que Fazer uma Boa Estratégia de Indicação?

Se a sua empresa deseja conquistar o público e ganhar espaço no mercado, é certo que ela precisa buscar atualizações nas estratégias. Uma dessas possibilidades pode ser o Marketing de Indicação, também conhecido como Referral Marketing.


Esse tipo de estratégia de indicação possui cada vez mais abrangência quando implementada de maneira bem pensada. Quando feita de forma assertiva, ela se torna eficiente para qualquer tipo de empresa, seja ela do tamanho e área de atuação que for.


Por definição, o marketing de indicação é o método de gerar vendas utilizando os seus próprios clientes atuais. Se os seus clientes estiverem satisfeitos com seu produto ou serviço, a tendência deles indicarem a experiência positiva para amigos, parentes e conhecidos é muito grande.


Clientes que são indicados têm uma tendência muito maior à retenção e fidelização ao produto e serviço do que outros que vieram de outros canais de vendas. Agora se a sua dúvida é como pedir indicação de clientes de um jeito eficaz, nós podemos te ajudar. Basta seguir algumas dicas!


Como Iniciar sua Estratégia de Indicação?

A primeira informação importante para quem quer aprender a pedir indicação de clientes é que, antes de iniciar esta estratégia, é fundamental que seus clientes atuais estejam satisfeitos com seus produtos ou serviços.


E isso tem uma razão: a ação de indicar é natural conforme a nossa satisfação. Porém, acontece também ao contrário quando estamos insatisfeitos, e isso pode prejudicar o seu negócio.


Isso não significa que, caso você tenha um ou outro cliente insatisfeito, a estratégia não dará certo. Para isso, é importante contar com a segmentação. Basta selecionar os clientes que estão contentes com seu produto e serviço, em determinado período, para que ela funcione.

Você pode medir a sua reputação através das redes sociais. Nelas, há ferramentas de avaliações, opinião de quem usa, frequência que utiliza seus produtos e serviços, quem já indicou, etc.

 

5 Dicas de Como Pedir Indicação de Clientes

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Agora que você já sabe a lógica do marketing de indicação, aprenda dicas de como pedir indicação de clientes.


1 – Definição de Objetivo da Estratégia de Indicação

Qual o objetivo que você espera atingir sabendo como pedir indicação de clientes? A parte do planejamento da estratégia é muito importante quando se tem um objetivo claro em mente. Isso porque, dependendo do objetivo, há diferentes planos de ação. Como, por exemplo:

  • Visibilidade de marca: Se o seu objetivo principal é proporcionar aumento da sua base, então você vai criar algo fácil e rápido para viralizar o máximo possível. Pode ser que os lucros não venham tão rápido, porém, sua empresa se tornará bastante conhecida em pouco tempo se ela souber como pedir indicação de clientes.

 

  • Faturamento: Agora se o seu objetivo é o aumento do seu faturamento, você deve focar em tipos específicos de clientes e promover tipos específicos de produtos onde poucas indicações lhe tragam o máximo de receita com o mínimo de despesas.

 

  • Manutenção de clientes: Se o seu objetivo for manter os clientes atuais por mais tempo, tente planejar seu programa de Marketing de Indicação para dar muitas vantagens para o cliente atual e fazer com que ele permaneça mais tempo fiel a sua marca.

 

  • Aumentar confiança: Está com dúvidas em relação à confiabilidade da sua marca no mercado? Use seu programa de indicações para estimular o máximo de clientes satisfeitos a elogiar sua marca publicamente.

 

Pense em uma recompensa, assim que compartilharem um depoimento sem necessariamente ter gerado alguma venda. Com uma boa recompensa, a tarefa de como pedir indicação de clientes se tornará bem mais fácil de ser executada.


2 – Pesquise Seus Clientes

Além de saber como pedir indicação de clientes, é importante também conhecê-los. Procure saber o que o seu consumidor faz nas horas vagas:

  • Onde ele vai passear? Para onde ele viaja?
  • Que séries e filmes ele assiste? Que marcas ele consome?
  • Qual o estilo e padrão de vida ele tem?


Conhecer os dados demográficos e os socioculturais, como interesses e passatempos, serão muito importantes para definir as recompensas e a estratégia de divulgação. Fazendo uma análise do seu público você também consegue entender melhor quem são seus concorrentes.


Além disso, entender o que eles estão oferecendo para seus consumidores e como você deve planejar seu Programa de Indicação é uma maneira de destacar suas vantagens em relação à concorrência.


3 – Defina a Recompensa na sua Estratégia de Indicação

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Antes de saber como pedir indicação de clientes, é necessário definir a estratégia de como recompensar seus clientes. A recompensa é oferecida quando seu cliente já é embaixador da marca, ou seja, ele ganha um prêmio pela indicação.

Para fazer uma escolha assertiva, lembre-se que quem escolhe a recompensa é o cliente, não é você, empresário, e nem a empresa. A melhor recompensa é aquela que “casa” com a identidade da sua marca e o perfil do seu cliente embaixador da marca. Neste momento, o objetivo é potencializar o engajamento dentro da sua estratégia no Programa de Indicação, gerando buzz em volta da sua marca.

Essa etapa é primordial, uma vez que afeta diretamente o momento da decisão do cliente em aderir ou não ao programa. Nesse sentido, em vez de esperar indicações orgânicas, que tal você começar a incentivar os seus clientes a fazerem questão de entregar novos clientes para o seu negócio?

Além de descobrir como pedir indicação de clientes, mantenha um canal aberto para que seu cliente saiba que ele pode indicar amigos e conhecidos para o mesmo serviço que ele utiliza.


4 – Faça a Divulgação Correta

Essa é uma das partes mais importantes de uma estratégia de indicação. Neste momento, é hora de você ser assertivo ao pedir indicações de clientes.

Se você ainda não tem bons canais de comunicação com seus clientes, está na hora de testar novas ferramentas. Aqui estão algumas sugestões, não somente para divulgar seus programas de indicações, mas para falar de novidades em geral para seus consumidores.

  • Newsletter: Use apenas uma newsletter com os seus clientes atuais e antigos. Se você ainda não tem, é hora de criar.
  • Blog: Crie um direcionado a quem já é cliente, este serve para ficar fora da sua estratégia de Inbound.
  • Notificações: Você tem um aplicativo? Então mande notificações de vez em quando para quem já é cliente e ainda não indicou ninguém (ou quem faz tempo que indicou para indicar novamente). Esse é um ótimo ensinamento sobre como pedir indicação de clientes.
  • Assinatura de E-mail: Quando você recebe e-mail de alguém pela primeira vez, é comum olhar com mais atenção a assinatura. Pode não parecer, mas é um lugar muito bom para divulgar novidades, inclusive seu programa de indicação.
  • Página de confirmação de compra: Essa estratégia serve para que o cliente que acabou de comprar já seja informado de que ele pode ganhar alguma coisa se indicar seus amigos!
  • Agradecimento de pesquisa: Você tem uma pesquisa de satisfação? Se o seu cliente responder que está satisfeito, vale enviar um convite para o programa de indicação automaticamente. Assim você garante que os clientes satisfeitos (promotores) serão impactados.
  • Página do site: Você tem uma seção do site dedicada aos clientes? Adicione uma página específica sobre seu programa de indicação e sobre como pedir indicação de clientes. Ao divulgar, tenha certeza de que você deixou todas as regras do programa bem claras e forneceu informações suficientes para o seu cliente falar com clareza e propriedade da sua marca

 

5 – Meça os Resultados da sua Estratégia de Indicação

como pedir indicação de clientes estratégia

Essa é muito simples. Tenha no topo das anotações dos seus clientes ativos quantos promoveram indicações. Ou seja, quantos clientes participaram do programa de indicações. Isso vai te ajudar na hora de saber como pedir indicações de clientes.


Relacionando essa métrica com seu Net Promoter Score (NPS), ela vai otimizar seu canal de referral marketing para ativar a taxa de penetração. Essa métrica vai calcular quantas indicações, em média, foram recebidas ao longo de um determinado período pelos seus clientes que fazem indicações.


Essa métrica é ótima para você construir otimização dentro da sua estratégia de Referral Marketing. Isso porque é muito mais fácil obter novas indicações de quem já indica do que daquele cliente que nunca indicou.

 

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E você? Já vende por indicação, mas nunca incentivou seus consumidores a indicarem? Sente que poderia estar vendendo muito mais?

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Com ele, você vai aprender a montar programas e campanhas de indicação que incentivam seus clientes atuais a indicar seus amigos sem precisar dar descontos, sem precisar investir em mídia paga nem usar marketing de multinível ou influenciadores.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba mais sobre este tipo de estratégia!


Conclusão

A sua estratégia de indicação dentro do programa é o que vai ditar o sucesso do seu negócio. E neste aspecto, é óbvio que é muito melhor do que simplesmente saber como pedir indicação de clientes. Essa é uma maneira eficaz de garantir o sucesso do seu negócio com o referral marketing.

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