Os diferenciais e estratégias do novo programa de indicação da Tesla

Se você me acompanha há um tempo por aqui, já me ouviu falar sobre um programa de indicação da Tesla. 

Acontece que, recentemente, a empresa noticiou que fez a reativação desse programa de indicação, porém com alguns diferenciais.

Vamos entender quais são eles?

A Tesla lançou um programa de indicação, nomeado como “Refer and Earn”, ou “indique e ganhe”, que está impressionando muita gente. 

Não é novidade para ninguém que a fabricante é uma das muitas marcas que utiliza o Marketing de Indicação nas suas estratégias de captação de clientes e aumento de vendas.

Há alguns anos, a Tesla estava com um programa de indicação no ar, cujas recompensas se baseavam em desconto e também na premiação com 2 modelos de carros, já existentes no catálogo da marca. 

Basicamente, naquele programa, alguns clientes mais próximos da Tesla, como os participantes do canal Like Tesla, conseguiam recompensas chamadas de “Loot Box.”

Quanto mais pessoas indicadas realizavam uma compra, maior era a chance do indicador ganhar um Tesla novinho no programa de indicação. 

 

Só pra você entender… pelas primeiras 5 indicações, tanto indicador quanto indicado ganhavam um Supercharging, além de 1000 dólares de desconto na compra de um novo carro. 

 

A partir daí, a cada 5 indicações a mais, eles iam ganhando 2% de desconto e outras experiências que, segundo a marca, “o dinheiro não pode pagar”.

 

E se eles continuassem nessa crescente de indicações, chegariam a 100% de desconto e tirariam um novo Roadster totalmente “de graça.”

 

Pelas nossas contas, o indicador deveria indicar 50 outras pessoas para conseguir um novo carro.

 

Caso isso se concretizasse, estávamos falando de 4 milhões de dólares em vendas para a Tesla. Então pensando assim, a recompensa me parecia justa, não?

Porém, em 2021 esse programa foi finalizado e muita gente especulou, naquela época, a possibilidade deles estarem planejando um novo programa de indicação com novo formato. 

E acertaram! Agora a Tesla retorna com uma nova versão.

Como eu já disse por aqui, o Marketing de indicação é muito bem visto e muito utilizado fora do Brasil, principalmente nos Estados Unidos, lugar em que é quase um quesito obrigatório as organizações realizarem programas de indicação. 

Mas bom, esse lançamento global do programa de indicação da Tesla oferece alguns diferenciais do programa anterior: 

Cashback, e a chance de ganhar um automóvel Tesla novinho em folha, mas não qualquer automóvel. Envolve um lançamento.

Vale lembrar que esse benefício em questão é válido somente nos Estados Unidos e ainda inclui três meses de um recurso que dá assistência ao motorista. 

 

Segundo os sites regionais da marca, Estados Unidos, China, Alemanha, França, Canadá, México, Hong Kong e Cingapura são os lugares escolhidos para que os clientes façam parte do programa.

Então vamos entender como funcionam essas recompensas na prática? 

Sobre o cashback, a Tesla oferece US$ 500,00 dólares para compradores dos modelos Model 3 ou Model Y, que citarem uma indicação de um atual proprietário de veículo da empresa.

E sobre o prêmio de um novo Tesla… será feito em formato de sorteio. 

A marca vai sortear, mensalmente, um veículo, entre aqueles que fizeram uma indicação bem-sucedida. 

Não são somente os modelos recentes que entram no sorteio, a empresa incluiu o Cybertruck como um dos prêmios. 

O Cybertruck é um lançamento! Um caminhão elétrico, que foi muito aguardado e gerou grande entusiasmo desde o seu anúncio.

Com seu design futurista e recursos inovadores, o automóvel tem o potencial de revolucionar a indústria de picapes.

Inclusive, o lançamento do Cybertruck foi feito quase que junto com o lançamento do programa de indicação, sabia? Isso foi estratégico, claro. 

Essa sacada de colocar esse veículo em questão, como uma das recompensas, certamente foi uma estratégia para aumentar o interesse e valor percebido do programa de indicação.

Além desse sorteio mensal, eles também farão um sorteio separado, exclusivo para membros do clube de proprietários de veículos Tesla.

Quando pensamos nos benefícios reais desse programa de indicação, conseguimos analisar também o que a Tesla espera disso tudo: 

É importante ressaltar que eles não buscam só a captação de novos clientes, mas principalmente a fidelização de clientes atuais, uma vez que eles podem ganhar um veículo novo com a indicação.

Sem contar que, por ser a 2ª vez que a empresa faz um programa de indicação nesse nível, envolvendo os próprios carros da marca e dando US$ 500 dólares de cash back, fica claro o quanto eles têm segurança e confiança no que comercializam. 

Eles sabem que seus clientes gostam do que tem e indicam por estarem satisfeitos com a marca. 

Com esse exemplo de empresa que aderiu ao programa de indicação e vem ganhando notoriedade em seu mercado, eu te pergunto: o que falta pra você começar a entender mais sobre o universo das indicações e implementar na sua empresa também? 

O Marketing de indicação é o canal mais barato de aquisição de clientes, já que eles utilizam apenas as indicações de seus clientes atuais para conquistar novos leads. 

A única coisa que você precisa fazer é entender o seu público e oferecer para ele uma recompensa que ele queira ganhar, algo que servirá de incentivo para que ele fale sobre o seu negócio. 

Você não precisa ser um Tesla  para começar com um programa de indicação. 

Você precisa, apenas, ter clientes e já ter vendido, ao menos uma vez, por indicação. E isso com certeza você já fez. 

Então caso você queira entender mais sobre esse mundo, me acompanhe lá no Instagram. É só clicar aqui.

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Até mais.

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