O timing certo: marcas que souberam aproveitar a febre “Barbie” e fizeram lançamentos

O timing certo: marcas que souberam aproveitar a febre “Barbie” e fizeram lançamentos

Esses são alguns lançamentos feitos no timing certo! Afinal, algumas marcas foram estratégicas

Como aproveitar o timing certo para lançar um produto de acordo com um hype? 

 

Uma das bonecas que mais conquistou o coração de gerações foi a Barbie.

 

Desde seu lançamento, em 9 de março de 1959, ela se tornou um ícone da cultura pop e, nos últimos meses, vem conquistando lugares no coração de diferentes gerações. 

 

Com todo esse burburinho que envolveu a estreia do filme, diversas marcas quiseram aproveitar para fazer lançamentos de produtos e coleções exclusivas, com o objetivo não só de elevar suas vendas, mas também de se colocar por dentro da atualidade.

 

Então vamos ver algumas dessas marcas e produtos que encantaram os fãs (e até os que nem são tão fãs assim) de diversas gerações?

Já adianto que temos empresas de diferentes nichos: moda, entretenimento, alimentação… Fique aqui que você vai se surpreender com a criatividade que essas marcas tiveram, transformando uma estreia de filme em um verdadeiro evento para seu público, usando muito bem o timing certo.

 

Só pra gente entender um pouquinho, tudo o que envolve o assunto “barbie”, de certa forma está atrelado ao estilo que a boneca e o desenho ressoam, que é o estilo “Barbie core”. 

 

Esse estilo é inspirado na boneca e caracterizado por tons de rosa, salto alto, brilho e acessórios. Por isso, inúmeras marcas se movimentaram para que seus lançamentos, neste momento em específico, tivesse essas características. 

 

Claro, isso tudo sem perder a essência principal do produto e da marca em questão.

 

De todas as marcas que vamos falar aqui, eu começo falando sobre o Burger King. 

 

A franquia lançou um combo temático, que vinha um hambúrguer com molho cor-de-rosa defumado, batata frita, refrigerante e um Milkshake rosa também, de Nesquik, que vinha com um Donut no topo. Essa experiência toda finaliza com o cliente recebendo em uma embalagem imitando uma bolsa. 

 

Outra empresa do ramo da alimentação é o Starbucks.

 

Nas lojas é possível pedir o Barbie Pink Frappuccino. A bebida fica numa espécie de “menu secreto”, então se você for a uma unidade em busca desse produto, tem que torcer para que tenha. Isso porque, segundo a assessoria do Starbucks, esse Frapuccino é uma customização feita por clientes, mas que não é um item oficial do cardápio (assim como o Frappuccino Frutas Vermelhas e o Frappuccino Harry Potter). 

 

E só a título de curiosidade, a bebida cor-de-rosa possui creme de baunilha, pitaya e blueberry na sua composição. Além disso, os consumidores podem levar pra casa copos e xícaras no estilo Barbie Core, tudo personalizado.

 

Mudando de ramo… é claro que as lojas de departamento não ficariam de fora, né?

 

Renner, C&A, e Riachuelo apresentaram coleções exclusivas, que foram confeccionadas no feminino, masculino e infantil. Sempre com tons de rosa, muito jeans, bolsas e algumas peças em paetê, para trazer o glamour da boneca nas roupas. 

 

A marca Zara apostou em peças no estilo barbie core, porém, com um diferencial: a marca fez algumas confecções que estão no filme, como o vestido vichy e maiô preto e branco, de 1959. Acessórios e calçados também fazem parte da coleção exclusiva da Zara.

 

E como uma das características da Barbie são os calçados, desde tênis a saltos altos…

 

A Melissa lançou sandálias personalizadas, no estilo tamancos, em cores bem marcantes. Tinha verde, azul, rosa, laranja… Como de costume, os sapatos da Melissa dividem opiniões, né? E com essa coleção não foi diferente.

 

Mas o importante é que ela conseguiu o que chamamos de “pertencimento”, no tema em questão, com o principal objetivo de manter a essência da Melissa. 

 

Outra marca de sapatos que encontramos lançamento foi a Crocs, que redesenhou três modelos diferentes que já existiam no catálogo. Todos seguem as características do estilo Barbie Core.

 

Saindo um pouco do mundo da moda e entrando no mundo do entretenimento: 

 

O jogo UNO, da Mattel, inovou com um baralho todo estilizado. Cada carta tem uma Barbie diferente, o que é bem mostrado no filme, por sinal: que são as inúmeras versões da boneca vivendo juntas.

 

Outro produto desse nicho (que também é da Mattel) são os Funkos, aqueles bonecos de prateleiras, sabe? Para quem gosta tem vários modelos tanto da Barbie quanto do Ken, e são colecionáveis. 

 

Inclusive, pra quem não sabe, a própria Barbie é da Mattel. Então era óbvio que a marca faria algo nesse sentido.

 

E quando falamos de marcas de beleza e higiene, temos exemplos como a Condor, que aproveitou o timing certo e lançou produtos licenciados.

 

A marca fez coleções de escovas de dentes e escovas de cabelo, ambas com o único diferencial de serem rosa com alguns detalhes de escrita personalizada. Já as escovas de cabelo fazem parte de uma linha específica da marca, a linha “Color Reval”. Nesse caso, a escova tem uma tecnologia que muda de cor na luz solar. 

 

Aqui eu abro um parênteses pra gente enxergar como que algumas marcas já têm, é claro, a intenção de conquistar o público infantil. Porque por mais que a barbie seja uma boneca que o foco central dela, desde o início foi o público infantil, hoje em dia, principalmente com o lançamento do filme e todo esse hype que o tema vem conquistando, isso mudou. 

 

A gente não vê só crianças falando disso. Mas ainda existe a importância de focar nesse público, como esse exemplo de lançamento de escovas de cabelo que mudam de cor no sol. Obviamente isso atrai muito mais uma criança do que um adulto.

 

E por último, mas não menos importante, as redes de cinemas!

 

O Cinemark fez uma parceria com a Bubbaloo. Eles ofereceram pipoca rosa, que poderia ser vendida avulsa ou em combo. Nessa segunda opção também vinha um balde e copo personalizados, um par de refrigerantes e um Bubbaloo Bala Mix.

 

Outra rede conhecida é o Cineflix, que oferece a pipoca em um balde rosa, cheio de glitter e todo personalizado. A rede também fez uma ação em que os primeiros da fila, das primeiras sessões na estreia, ganham um ingresso holográfico e colecionável do filme.

 

Isso tudo chama muito a atenção do público e faz com que as pessoas queiram participar das ações e campanhas. 

 

E essas foram estratégias que algumas marcas encontraram para aproveitar a febre que foi o lançamento do live-action da Barbie, pensando sempre em como isso pode beneficiar seu negócio.

 

Eu trouxe esses exemplos para reforçar aí na sua mente de empreendedor, a importância de sempre estar de olho no que acontece fora do seu “mundo” também. 

 

Esse hype acabou movimentando muitas marcas que souberam aproveitar o timing certo.

 

Então lembre-se: “TODO EVENTO É UMA OPORTUNIDADE PARA O APRENDIZADO.” 

 

Tire de lição esse evento que foi o filme da Barbie, encaixe as próximas oportunidades aí no seu negócio e use do timing certo também. 

 

Espero que você tenha gostado do conteúdo de hoje e te espero no próximo! 

 

Até mais. 

 

PATROCINADOR GOLD PIPEDRIVE

 

Como você gerencia as suas vendas e as metas do seu time?

Aqui na Base Viral conseguimos gerenciar as nossas vendas, todos os nossos contatos, negócios adicionados, ganhos que progrediram…

Pipedrive é minha ferramenta favorita para deixar a equipe e minhas metas organizadas.

Por isso eu consegui um desconto especial de 14 dias grátis (sem cadastro de cartão de crédito) e 20% de desconto por um ano (para novos clientes).

Clique aqui para saber mais e também aproveitar o Pipedrive.

CONSULTORIA VENDAS POR INDICAÇÃO

(Para empresas que faturam acima de R$ 1 milhão ano)

Clique no botão abaixo e agende agora mesmo uma sessão estratégica gratuita com um de nossos especialistas.

CURSO CRIANDO CLIENTES VENDEDORES

(Para empresas e profissionais que faturam abaixo de R$ 1 milhão ano)

Aprenda como criar seu sistema de indicações do zero.

Curtiu? Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

CONSULTORIA

Quer ter a ajuda do maior especialista do Brasil em Vendas Por Indicação no seu negócio?

Conheça a nossa consultoria para empresas.