E se eu definir a recompensa por segmento ou copiar a recompensa do meu concorrente?

E se eu definir a recompensa por segmento ou copiar a recompensa do meu concorrente?

Hoje eu quero te mostrar, de uma vez por todas, que você precisa parar de pensar que a estratégia da indicação é por segmento. A estratégia da indicação é por cliente, por persona, e não por segmento.

Então se você quer entender mais sobre definir a recompensa por segmento, e quer que eu te prove, com exemplos práticos, que isso não funciona, fique aqui.

Antes de começar falando sobre a recompensa, quero só refrescar na sua memória como é que a gente escolhe uma recompensa para um programa de indicação. 

A gente sempre pergunta para o nosso cliente, certo?

Fazemos uma pesquisa inicial perguntando para ele o que ele gostaria de ganhar em troca de uma indicação para a empresa. 

Eu posso começar dando algumas opções para que ele escolha ou deixando em aberto. E depois nós vamos fazer um apanhado de todas as respostas, unir as que foram mais em comum e tentar chegar num consenso. 

E por que é feito assim? 

Primeiro porque nós temos que perguntar para o nosso cliente (o nosso), e segundo porque tem que ser uma recompensa que caiba no CAC da empresa, no Custo de Aquisição de Clientes,caso contrário, a empresa vai acabar no prejuízo. 

Então vamos lá…

Eu recebo inúmeras perguntas nas minhas redes sociais me pedindo sugestão de recompensas. 

Recompensas para área da saúde, recompensa para área da alimentação, da educação… 

A questão é que muitas pessoas pensam que precisam escolher uma recompensa por nicho ou por segmento de mercado. Elas pensam que é só assim que seu cliente vai indicar mais e para mais pessoas.

Quando na verdade, a escolha da recompensa (e também todo o formato de um programa de indicação) não tem nada a ver com segmento. Tem a ver com o cliente, com a persona.

Vou começar te pedindo pra prestar bastante atenção nesse exemplo: 

Esses dias eu recebi a seguinte pergunta: “Rodrigo, eu sou dentista, qual é a melhor recompensa para o meu segmento?”

Essa é uma pergunta que, facilmente, te induz ao erro.

Inclusive, esse pensamento pode te fazer errar de uma forma que você nem perceba. Quer saber o motivo?

Pense que eu sou um dentista que atende a classe D, por exemplo. Agora pensa que eu sou um dentista que atende a classe A. São os mesmos segmentos, não são? Mas será que teriam as mesmas recompensas desejadas por aqueles clientes?

Será que os clientes dos dois consultórios iriam querer as mesmas coisas?

É claro que não!

Você, empresário, precisa entender que formatos e recompensas de um programa de indicação são definidos por persona, e não por segmento.

Empresas do mesmo segmento podem ter perfis de clientes super diferentes.

 

E tudo o que você for definir para a sua empresa, parte de como é o perfil do seu cliente.

Outro erro que muitos empresários cometem quando buscam implementar o Marketing de indicação no seu negócio, é querer copiar recompensas e formatos de programas de indicação de empresas do mesmo segmento que a sua.

Não faça isso. Não seja o responsável por te induzir ao próprio erro.  

Quando você quer escolher a recompensa de acordo com seu nicho de mercado ou até mesmo copiar a recompensa de um concorrente seu, primeiro que você acaba sem diferencial nenhum, e segundo que você é induzido ao erro. 

Pensa aí em uma loja de roupa masculina. Nossa, olha o tanto de loja de roupas masculina que existe!

Todas fazem parte de um único segmento, mas elas têm o mesmo perfil de cliente?

Você sabe que não. 

É por isso que eu digo que não adianta ver um exemplo de programa de indicação da empresa X, que é o mesmo segmento que a sua, e fazer igual, porque provavelmente você não vai ter sucesso. 

Cada empresa é uma. Cada público é um. Por mais que os segmentos sejam os mesmos.

Inclusive, você sabe o real papel da recompensa? 

A recompensa funciona como uma ferramenta que te faz poder ativar e lembrar o seu cliente de indicar mais. 

Ela é responsável pela segmentação e não pela velocidade dos resultados do seu programa de indicação. 

Você conseguiu entender o por quê você não deve definir a recompensa por segmento, ou pior, você querer copiar a recompensa do coleguinha?

Se por acaso você quiser entender mais sobre tudo o que envolve a criação de um programa de indicação, e tem interesse em começar com essa estratégia aí na sua empresa, me siga no Instagram, é só clicar aqui

Eu vou ficando por aqui, e aguardo você para nosso próximo tema aqui no blog! 

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