Como a Bloxs Investimentos faturou R$ 285.000,00 e conseguiu baixar o Custo Por Lead em 40 dias com o Método VPI

Como a Bloxs Investimentos faturou R$ 285.000,00 e baixou o CPL em apenas 40 dias com o Método VPI

Quer saber como esse nosso cliente baixou o Custo Por Lead e ainda faturou R$ 285.000,00 em apenas 40 dias com as indicações?

Hoje eu vou te contar como a Bloxs, um de nossos clientes, aqui da Base Viral, conseguiu, em 40 dias, baixar o seu CPL (custo de lead) e ainda faturar R$ 285.000,00 com a estratégia das indicações. 

 

Eu quero começar falando um pouquinho sobre a Bloxs Investimentos, que é uma empresa que atua no mercado financeiro como uma fintech, um ecossistema responsável por conectar empresas e investidores ao Mercado de Capitais.

 

O Grupo, que é dividido em 4 segmentos que eu vou falar um pouquinho melhor daqui a pouco, já acumula 20 anos de experiência no ramo e sempre teve como missão democratizar o acesso ao Mercado de Capitais. Por conta disso, eles oferecem boas oportunidades de investimento tanto para investidores individuais quanto institucionais.

 

Como eu disse, eles são divididos em 4 segmentos, que são: Bloxs techs, Bloxs capital, Bloxs crowdfunding e Bloxs asset. 

 

  • A Bloxs Techs é focada nas soluções tecnológicas, conteúdos e informação para investidores individuais, institucionais, empresas e profissionais do mercado. 

  • A Bloxs Capital trabalha como uma assessoria financeira para empresas que desejam operações mais estruturadas para o Mercado de Capitais, especializada no Small e Middle Market;

  • A parte do Bloxs Crowdfunding é uma plataforma de Crowdfunding que concentra seus serviços em projetos de alta qualidade que antes eram restritos a investidores institucionais;

  • A Bloxs Asset é uma gestora de Recursos com foco em Fundos de Investimentos Estruturados.

 

Agora que você já conhece um pouquinho sobre esse nosso cliente, vamos entender como era o cenário da empresa antes de começarmos a consultoria? 

 

A Bloxs já recebia indicações de seus clientes e eles também trabalhavam com um programa de cashback. Era observado que essas indicações eram potenciais, por isso eles procuraram a Base Viral para melhorar esse processo e deixar tudo ainda mais profissional. 

 

Outros pontos de atenção que a gente teve foi o alto investimento em mídias, que girava em torno de R$ 20.000,00 semanalmente, assim como o ticket médio que era R$ 15.000,00 e o CAC, que é o custo de aquisição de clientes que foi identificado por R$ 400 reais. 

 

Diante disso, paramos para analisar quais seriam os desafios durante a elaboração desse programa de indicação, e chegamos a conclusão de seria o aumento do Lifetime Value, diminuição do CAC pelo menos para R$ 300,00 e, obviamente, melhorar o faturamento da empresa com as vendas e aquisição de clientes mais qualificados. 

 

 

Seguindo o nosso Método, o Método VPI, Vendas Por Indicação, começamos pela definição da recompensa certa. Eu repito: recompensa CERTA. Porque não é só você, empresário, pensar em alguma coisa que você acha que seus clientes vão gostar de receber em troca de indicações e pronto. 

 

Também não somos nós da Base Viral quem escolhemos. A gente não trabalha assim aqui, tem todo um processo para chegarmos nessa recompensa certa. 

 

Neste 1º passo nós elaboramos uma pesquisa que seria feita com a base de clientes da Bloxs, a fim de entender o que o cliente gostaria realmente de ganhar.

 

Quando finalizamos essa pesquisa e já temos a resposta, partimos para o 2º pilar do Método VPI, que é a mecânica clara, ou seja, como vai funcionar o programa de indicação. O indicado precisa, de fato, comprar ou somente a indicação já tá valendo? A recompensa já vai ser liberada com 1 indicação ou precisa de mais? 

 

Com isso foi estabelecido que o formato “escada de prêmios”, ou gamification, seria o ideal. Desta forma os clientes iam conquistando recompensas diferentes conforme indicavam mais pessoas. 

 

Em relação ao gatilho que liberaria essas recompensas, decidimos que seria o lead, ou seja, a indicação em si. Isso porque a empresa ainda era pouco conhecida na época do programa de indicação, então eles queriam educar seus leads para depois converter em vendas. 

 

Então vamos lá, a mecânica funcionava da seguinte forma: 

 

Com 1 indicação o cliente ganhava um kit de livros “Investidor Profissional”, que era exclusivo do programa de indicação;

Para 5 indicações a recompensa era o e-book “O investidor 4.0: do tradicional ao alternativo”, do Felipe Souto;

Se o cliente fizesse 15 indicações, seria recompensado com 1 ano de Assinatura Suno Premium;

E com 30 indicações a recompensa era 1 ano de Assinatura Suno Black;

 

Só pra você entender o que é a Suno, caso você não conheça, é uma holding de empresas que tem como foco fornecer as melhores informações para o público interessado no mercado financeiro. O propósito principal da Suno é realizar o que eles chamam de “transformação social” através da Educação Financeira.

 

Outra coisa bem legal que nós recomendamos para a Bloxs foi a inclusão de um diferencial na mecânica do programa, que foi o “TOP indicador”, ou seja, aquele cliente que mais indicou no mês, ganhava um Curso sobre Investimentos Alternativos + acesso ao Grupo no Telegram.

 

Então partimos para o 3º pilar do Método VPI, que é o lançamento e a otimização do projeto, que diz respeito às estratégias de comunicação aplicadas para divulgar esse programa. 

 

Tanto para o lançamento quanto para a otimização do programa de indicação, foi utilizado o máximo de canais possíveis, como remarketing, e-mail, Instagram, WhatsApp, depoimentos dos clientes, ligações e venda ativa, que inclusive seria o momento-chave para falar sobre o programa de indicação e convidar o cliente para participar, sempre focando no benefício.

 

Deixamos claro que a frequência desses contatos era muito importante, afinal, quanto maior fosse essa frequência em falar sobre o programa, melhor. Então eles realizavam uma comunicação em massa diariamente mesmo, e claramente isso auxiliou para que o resultado fosse muito positivo. 

 

Afinal, em apenas 40 dias desde o lançamento do primeiro programa de indicação, a Bloxs faturou R$ 285.000,00 além da queda no Custo Por Lead, que ficou em R$ 78,00. 

 

Eu quero finalizar explicando pra você que a estratégia das indicações funciona como um canal de aquisição de clientes, e que esse canal pode ficar ativo para sempre dentro de uma empresa.

 

Ou seja, os programas de indicação podem gerar resultados mensais e anuais constantemente, e ainda com a possibilidade de serem cada vez mais otimizados.  

 

Só pra você ter uma ideia, o primeiro programa de indicação da Base Viral está no ar há 10 anos e dá resultados para a empresa até hoje. 

 

Então a sua empresa também consegue tudo isso! Eu vou deixar meu Instagram aqui pra você já me acompanhar por lá e quem sabe, marcar uma sessão estratégica gratuita com um especialista da minha equipe. 

 

Até mais.

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