4 benefícios estratégicos do marketing de indicação

4 benefícios estratégicos do marketing de indicação

Conheça 4 benefícios estratégicos do marketing de indicação para praticar na tua empresa

Conheça 4 benefícios estratégicos do marketing de indicação para praticar na tua empresa 

 

Bom, hoje vamos falar sobre o meu assunto favorito: o marketing de indicação.

 

Eu vou listar para ti alguns benefícios estratégicos do meu querido marketing de indicação.

 

E vou provar que se tu ainda não implementou isso no teu negócio, tu vai ficar pra trás!

 

O primeiro benefício estratégico do marketing de indicação que eu quero trazer pra ti é:

 

  • Hipersegmentação: ninguém indica fraldas para quem não tem filhos.

 

Quando tu indica algo para algum amigo ou familiar, por que tu está indicando isso?

 

Provavelmente a tua resposta vai ser: “porque eu acho que ele vai se beneficiar com isso”, correto?

 

Então pense comigo: implementando o marketing de indicação no teu negócio, os novos clientes que vão chegar serão exatamente o tipo de cliente que tu está procurando no teu negócio, concorda?

 

Se pegarmos o exemplo da frase citada anteriormente, tu tem uma empresa que fabrica fraldas. Sendo assim, teu foco são pais e mães.

 

Ninguém vai fazer uma indicação da tua empresa para quem não tem filhos. 

 

Ou seja: ninguém vai te indicar para alguém que não seja a tua persona ideal, não faz sentido.

 

Por isso, o público que chega até a tua empresa através do programa de indicação será, com toda certeza, muito mais qualificado.

 

Esse é um dos maiores diferenciais do marketing de indicação quando comparado com outros canais de aquisição.

 

Esse filtro de persona é muito mais difícil de ser feito quando tu trabalha com anúncios, afiliados ou influenciadores.

O segundo benefício estratégico do marketing de indicação que quero trazer aqui é:  

  • Redução significativa do CAC.

Primeiro, vamos lá: o que é o CAC?

 

CAC significa Custo de Aquisição de Clientes. 

 

É uma métrica usada para saber quanto estamos gastando ao trazer clientes para nossa empresa.

 

Eu já fiz um vídeo, inclusive, ensinando como calcular e descobrir o teu CAC. 

 

Clique aqui para assistir e saber exatamente quanto cada cliente teu custa pra ti!

 

Agora, voltando ao benefício estratégico que eu estava falando: concorda que quanto menor o CAC for, melhor pra ti?

 

Isso porque se o teu CAC for baixo, isso significa que tu não precisa gastar muito dinheiro por cliente para trazer eles para o teu negócio.

 

Isso é o melhor dos mundos: quanto menor for o teu CAC, menos tu precisa gastar para trazer cliente para a tua empresa. 

 

Dessa forma sobra verba para gastar com outras coisas da empresa: aumento para funcionário que merece, investimentos para fazer a empresa crescer, contratar mais colaboradores, etc.

 

“Mas Rodrigo, como o marketing de indicação me ajuda a reduzir o CAC?” 

 

Continue aqui que eu vou te explicar. 

 

Basicamente, o único gasto que tu terá com o programa de indicação será a recompensa que tu irá oferecer aos teus clientes.

 

Quando eu estou montando o programa de indicação com os meus clientes, nas minhas consultorias, eu faço com que esse valor esteja dentro do CAC dele. 

 

O bom da recompensa é que existem milhares de opções para tu oferecer ao teu cliente. E geralmente as que melhor funcionam nunca são as mais caras.

 

Isso porque recompensas extremamente valiosas podem acabar atraindo o tipo de pessoa que tu não quer: os caçadores de recompensas.

 

São pessoas que vão entrar no teu programa de indicação apenas para conseguir essa recompensa valiosa e não vão mais comprar de ti ou divulgar a tua empresa para amigos e família.

 

Ou seja, o teu programa de indicação não vai funcionar. Por isso a recompensa ideal é aquela que o teu cliente deseja.

 

E sabe o porquê dessas recompensas não serem extremamente caras? 

 

Por exemplo: 

 

Uma empresa vende pacotes de internet: ao invés de oferecer um iPhone para clientes que indicarem a loja, por que não oferecer um mês de Netflix gratuito. 

 

Isso cria uma conexão muito mais sensata com o teu negócio e tu ainda evita os caçadores de recompensa.

 

Além disso, o teu CAC se torna muito menor. 

 

Com recompensas baratas, mas efetivas, o marketing de indicação se torna um canal de aquisição de clientes muito mais em conta do que anúncios, afiliados ou influenciadores.

 

Eu anuncio no Facebook há 8 anos e não teve um ano em que o preço para anunciar caiu ou pelo menos se manteve.

 

É um canal de aquisição que vai se tornar cada vez mais caro, isso é fato. Enquanto isso, o marketing de indicação pode ser uma ótima saída para encontrar clientes de forma mais barata, mas ainda assim mantendo a qualidade do lead. 

 

O terceiro item que eu quero trazer aqui para ti é: 

 

  • Maior ticket médio.

 

Conforme tu recebe mais clientes (e não só quaisquer clientes, mas clientes que confiam no teu negócio, pois souberam da tua empresa por alguém de confiança), tu tem a possibilidade de aumentar o teu ticket médio.

 

Isso porque quando temos clientes satisfeitos, leais e de confiança, fica mais fácil de aumentar o preço e obter menos resistência.

 

Aumentando o ticket médio, tu consegue mais dinheiro.

 

Lembre-se de que estamos falando de ganhar mais dinheiro gastando muito menos do que nos outros canais de aquisição.

 

É por isso que eu considero o marketing de indicação uma estratégia muito potente.

 

Nos Estados Unidos, por exemplo, a grande maioria dos negócios tem um próprio programa de indicação.

 

Simplesmente porque é uma estratégia muito barata e muito eficaz de ganhar dinheiro, clientes fiéis e de qualidade.

 

Não é qualquer canal de aquisição que tu consegue encontrar todas essas características juntas, entende?

 

É por isso que ele é tão eficaz: indicar é um comportamento natural do ser humano. É tu querer o bem para quem faz parte do teu grupo social da mesma forma que tu se beneficiou com aquela empresa. 

 

Esse é o principal ponto de destaque do marketing de indicação: ao contrário de fazer um simples boca a boca, (que tu não consegue controlar), montando um programa de indicação tu consegue impulsionar isso o quanto e quanto quiser.

 

Vamos agora para o quarto e último benefício estratégico de hoje: 

 

  • Aumento da retenção de clientes

Isso é algo que eu sempre falo: o pós-vendas é o novo vendas.

 

No pós-vendas tu consegue vender muito mais para o mesmo cliente sem criar uma relação de extração e sem precisar gastar verba adicional para adquirir o cliente: ele já está faz parte da tua base. 

 

Portanto, tu precisa reter esses clientes, ou seja, fazer com que eles permaneçam na tua empresa. 

 

Quanto mais clientes na tua base, mais oportunidades de realizar um pós-vendas tu tem.

 

Seja upsell, cross sell, indicações… não importa!

 

E como o marketing de indicação pode te ajudar nessa parte?

 

Quando um cliente vem através de um amigo ou familiar, ou seja, através de uma indicação, a probabilidade dele permanecer contigo é maior. 

 

Isso porque ele provavelmente é muito mais qualificado do que clientes que chegam por outros canais.

 

Lembre-se: ninguém indica fraldas para quem não tem filhos.

 

Então a probabilidade desta pessoa ser a tua persona ideal é alta. 

 

A probabilidade dele gostar do teu produto ou serviço, confiar em ti e de fato permanecer contigo, é muito maior.

 

Entende como é importante o pós-vendas quando tu quer fidelizar um cliente? 

 

Trabalhe nisso para que ele esteja sempre com o nível de satisfação elevado. Este é o ponto principal do sucesso no marketing de indicação. 

 

E você? Já vende por indicação mas nunca incentivou seus clientes a indicarem? Sente que poderia estar vendendo muito mais através dos seus clientes?

A Base Viral é a primeira consultoria do Brasil especializada na criação de estratégias comerciais de Marketing de Indicação.

Nosso forte é desenhar programas de indicação que transformem o seu cliente no seu melhor vendedor, sem precisar dar descontos e dinheiro, sem precisar aumentar o gasto em mídia e sem pagar comissões pra afiliados e influenciadores

 

CONSULTORIA VENDAS POR INDICAÇÃO

(Para empresas que faturam acima de R$ 1 milhão ano)

Clique no botão abaixo e agende agora mesmo uma sessão estratégica gratuita com um de nossos especialistas.

CURSO CRIANDO CLIENTES VENDEDORES

(Para empresas e profissionais que faturam abaixo de R$ 1 milhão ano)

Aprenda como criar seu sistema de indicações do zero.

Me acompanhe nos outros canais:

Instagram, LinkedIn, YouTube e Telegram

Curtiu? Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

CONSULTORIA

Quer ter a ajuda do maior especialista do Brasil em Vendas Por Indicação no seu negócio?

Conheça a nossa consultoria para empresas.