Programa de Indicação para cursos online: Aprenda como aplicar essa estratégia

Programa de Indicação para cursos online: Aprenda como aplicar essa estratégia

Programa de Indicação para cursos online. Será que vale a pena? Esse é o assunto do nosso artigo de hoje.

Nos últimos anos, o mundo viveu e, ainda vive, uma pandemia. Bem como em novas modalidades de trabalho e também em outros tipos de serviço, o ensino remoto ganhou seu espaço. 

Com isso, influenciou muitos estudantes a buscarem o ensino remoto e, ainda atualmente, o ensino à distância se tornou uma das únicas formas de se capacitar durante esse período. 

Com o aumento do número de interessados, empresas e plataformas que oferecem cursos online, tiveram um crescimento relevante em relação a anos anteriores. 

Como todo esse crescimento, as plataformas de cursos livres, que têm como objetivo oferecer cursos de qualificação profissional e de aperfeiçoamento, estão sempre buscando melhorias em seu ensino para atender de forma consistente todos os alunos.

O ensino a distância gratuito tem ajudado inúmeros alunos. Muitos têm as suas vidas ocupadas e com pouca flexibilidade de horários, dificultando então que eles tenham aula presencial. 

Notando esse nicho de mercado, um Programa de Indicação para cursos online torna-se uma grande estratégia para as empresas que oferecem esse tipo de serviço. Continue acompanhando o artigo. 

Como você capta alunos para seus cursos?

Você tem uma estratégia traçada para captação de alunos para seu curso online? Na maioria das empresas desse segmento, o maior desafio é justamente alinhar o marketing para essa ação. 

Tenho atendido em algumas consultorias de empresas que oferecem cursos online que, mesmo abrindo mão de todas as forças do marketing da instituição, ainda sobram vagas para completar a grade. 

No entanto, eu sempre pergunto sobre se eles estão utilizando a indicação como forma de conquistar novos alunos. A grande maioria até fala que sim, mas não há um programa definido nesse sentido. 

Afinal, o marketing boca a boca é utilizado há tempos por todos, mas a organização dele é que traz resultados, por isso a importância do Programa de Indicação para cursos online. 

Por que investir em um Programa de Indicação para cursos online?

Se a sua empresa tem a preocupação com a satisfação dos alunos, com toda certeza você já deve ter recebido algum estudante que conheceu ela por meio de um que já é aluno do seu curso.

Esse é o marketing boca a boca, E o boca a boca é a estratégia que permite que um estudante satisfeito fale positivamente ou negativamente da sua empresa. Se for a primeira opção, isso significa uma indicação.

Se ele se posiciona negativamente, é algo que você precisa rever, porque você está perdendo um bom meio de estratégia para aquisição de novos estudantes, através de um bom Programa de Indicação para cursos online. 

Os alunos são como um termômetro da sua instituição e você precisa observar para saber como está seu negócio educacional.

O que é o Marketing de Indicação?

Se a sua empresa de educação deseja espaço no mercado para conquistar o público, é necessário que se busque atualizações nas suas estratégias de marketing. 

Uma dessas estratégias é justamente a utilização do Marketing de Indicação, através do Programa de Indicação para cursos online.

Esse tipo de estratégia tem ganho cada vez mais abrangência quando implementada de maneira bem pensada e estratégica. 

Feita de forma assertiva, ela se torna eficiente para qualquer tipo de empresa de cursos ou educação, seja ela do tamanho e área de atuação que for.

O Marketing de Indicação, por definição, é o método de gerar vendas utilizando os seus próprios clientes atuais. 

Se os seus alunos estiverem satisfeitos com sua plataforma e metodologia, a tendência dele indicar a experiência positiva para amigos, parentes e conhecidos é muito grande.

Neste nicho, alunos que são indicados têm uma tendência muito maior à retenção e fidelização ao produto e serviço do que outros que vieram de outros canais de vendas.

Um Programa de Indicação para cursos online bem planejado pode mudar completamente a história do seu negócio, em qualquer segmento educacional online. 

E o melhor? Os resultados constantes que ele pode trazer durante anos e anos.

Como iniciar a estratégia

A primeira informação é importantíssima e fundamental para você, que pretende implantar seu Programa de Indicação para cursos online

É FUNDAMENTAL que seus clientes atuais estejam satisfeitos com sua plataforma. 

Lembrando que a ação de indicar é natural conforme a nossa satisfação, porém, acontece também ao contrário quando estamos insatisfeitos, não é mesmo?

Uma ressalva importante: sua empresa não precisa estar com os clientes mais satisfeitos do planeta por todo o sempre para que sua estratégia do programa de indicações funcione de forma eficaz.

A segmentação é de momento, ou seja, basta saber segmentar os clientes que estão contentes com seu produto e serviço, em determinado período, para que ela funcione.

A propensão de cada um deles enviar uma indicação a você é muito grande.

Um grande exemplo de medir sua reputação é através das redes sociais. Nelas, há ferramentas de avaliações, opinião de quem usa e com que frequência utiliza seus produtos e serviços, quem já indicou e etc.

Como se tornar indicável

Antes de mais nada, é preciso que você faça uma análise da sua presença digital.

Isso é, você, sua plataforma de curso online aparece no Google quando é digitada? Seu perfil nas redes sociais está ativo e possui identificação com a sua persona?

Uma boa oportunidade, é você marcar presença digital, promovendo seu conteúdo como se ele fosse um argumento a mais, gerando reputação, autoridade e credibilidade na internet.

Por si só, essas ações já dão argumentos e ferramentas para seu cliente indicar você ao círculo dele. Isso já dá bastante resultado.

Depois de fazer o básico – alimentar e atualizar seus perfis em redes sociais, ter um site agradável de se navegar e estar presente em diversas plataformas, faça parcerias de conteúdo, participe de grupos importantes e você vai perceber que, naturalmente, os clientes começarão a falar sobre a sua marca, desenvolvendo inclusive as indicações.

Como criar um Programa de Indicação para cursos online

Depois de muito tempo estudando e analisando métricas de diversos programas de indicação e produzindo conteúdo sobre o tema, elaborei um método por etapas.

É sobre isso que vou falar a seguir. Prepare as anotações para seguir o passo a passo.

1 – Mecânica

A primeira providência a ser tomada é elaborar a mecânica do processo. Ou seja, como vai funcionar a estratégia propriamente dita:

  • Quais serão as regras de indicação?
  • Quando o aluno vai ser recompensado pela indicação?
  • Ele vai ser recompensado apenas pela indicação?
  • Ele será recompensado quando o indicado efetuar a matrícula?

 

Esse tipo de mecânica precisa ser definida, pois ela muda todo o conceito do Marketing de Indicação. A mecânica deve ser escolhida de acordo com seu tipo de venda e o ticket do produto.

Portanto, a formatação da mecânica é o primeiro passo para que você consiga fazer da sua estratégia de indicações um verdadeiro sucesso.

2 – Recompensa

A recompensa é o segundo fator preponderante dentro do Programa de Indicação para cursos online.

Muitos pensam que a recompensa por si só já vai fazer as coisas acontecerem mas, na prática, não é bem assim que funciona.

Para começar, a recompensa deve encaixar no seu Custo de Aquisição de Cliente (CAC). Você precisa ter claro qual é esse número antes de começar a pensar no prêmio que você pretende dar.

Escolha recompensar que gerem valor ou facilidade na vida da pessoa, como créditos, upgrades de planos, acessos a conteúdos exclusivos, experiências ou até mesmo outro tipo de assinaturas em sua plataforma. 

3 – Canais e momentos chave

Um fator extremamente importante e que tem a ver com a psicologia do cliente.

Indicar precisa ser simples! De maneira nenhuma pode ser algo trabalhoso e estar escondido, fazendo o cliente perder tempo e se sentir desmotivado à indicação.

Para que as indicações aconteçam, é preciso que haja a ativação, lembrando sempre que ele – seu cliente – tem a oportunidade de participar de um Programa de Indicação para cursos online que vai lhe conceder benefícios únicos.

A escolha do momento é a chave do sucesso da estratégia. Há momentos em que estamos mais satisfeitos com a empresa e outros em que estamos neutros.

Lembre-se sempre que você precisa lembrar o seu cliente para indicar aproveitando o momento feliz dele.

O que isso quer dizer? Quando ele resolve um problema através de um atendimento bem sucedido, por exemplo ou logo que ele atinge os primeiros resultados positivos com seu produto ou serviço.

Para isso, nunca se esqueça de utilizar todos os canais disponíveis da sua empresa – inclusive das redes sociais, para potencializar os resultados do Marketing de Indicação também.

Quem será indicado no seu Programa de Indicação para cursos online?

Com Programa de Indicação para cursos online, a plataforma ou empresa de educação irá conseguir captar estudantes com o perfil etário e social semelhante ao do indicador.

E a lógica dessa captação está justamente na persona. 

Faixas etárias semelhantes, mesmo período acadêmico e etc. Logo, aqueles que possuem uma identidade de consumo semelhante, e assim o serviço que uso também poderá servir para eles.

Exemplo: Francisco possui 19 anos e concluiu o ensino médio. Seu objetivo é cursar Medicina Veterinária. Ele entrou em um cursinho preparatório para vestibular e Enem, para tentar conquistar a vaga na universidade.

Depois de se matricular e se identificar com a instituição, ele conheceu o Programa de Indicação para cursos online que oferece 40% de desconto nas mensalidades do semestre, para aqueles que conseguirem trazer um amigo para o curso preparatório.

Se o amigo de Francisco efetuar a matrícula e o pagamento da primeira mensalidade, ele poderá se beneficiar com a recompensa pela indicação. E assim, um desconto para pagar a mensalidade do seu cursinho.

João, amigo de Francisco então decidiu indicar o seu amigo Pedro, que concluiu o ensino médio na mesma turma e também gostaria de se preparar para o cursinho.

Olha as vantagens:

A indicação é de um conhecido e isso transparece confiança;

A persona indicada possui características quase iguais do indicado;

A instituição também pode atender o amigo de Francisco;

O cursinho não terá gastos maiores com aquisição de estudantes, vai apenas se preocupar com os alunos que efetuarem a matrícula e seu Programa de Indicação para cursos online;

Apenas indicar não significa ganhar recompensa; 

É preciso haver conversão em venda, para que o que indicou receba sua vantagem;

Outras dicas para Programa de Indicação para cursos online

Sendo bem divulgado, o Programa de Indicação para cursos online é uma excelente ferramenta que capta alunos por meio de indicações de professores e outros funcionários.

No entanto, é preciso oferecer o incentivo correto que seja realmente desejado por todos os colaboradores.

Além dos alunos, que tal sugerir aos professores que ele indique pessoas conhecidas? 

Torne a indicação algo desejado por esse colaborador. É o momento de engajar sua empresa para que todos os colaboradores também façam indicações.

Imagine e pense que sempre seus professores e demais colaboradores podem estar recomendando a sua escola. Assim, você poderá ampliar a aquisição de novos estudantes ainda mais com boas estratégias de divulgação do seu Programa de Indicação para cursos online

Ofereça uma recompensa única, talvez algum valor financeiro ou uma especialização após determinado acúmulo de pontos por indicações.

A estratégia é válida tendo em vista que esses profissionais possuem contato direto com os alunos. O professor é um excelente divulgador do seu programa de indicações.

E você? Já vende por indicação mas nunca incentivou seus clientes a indicarem? Sente que poderia estar vendendo muito mais através dos seus clientes?

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