Marketing de indicação para restaurantes

Marketing de indicação para restaurantes: 3 benefícios para justificar a implantação

Marketing de Indicação para restaurantes é a dica de hoje do blog. O mercado da gastronomia é um dos que mais crescem no país, ao mesmo tempo que se fazem necessárias estratégias para se diferenciar da concorrência.

Marketing de Indicação para restaurantes é a dica de hoje do blog. O mercado da gastronomia é um dos que mais crescem no país, ao mesmo tempo que se fazem necessárias estratégias para se diferenciar da concorrência. 

A boa notícia é que existem várias estratégias para isso. O Marketing de Indicação é uma delas e, se você acompanha o blog, já deve ter visto os vários benefícios que ele pode trazer. 

Com certeza, você já vende por indicação. O que você precisa fazer, é implantar um bom programa para elevar o nível de eficiência da estratégia. 

Continue acompanhando o artigo que temos muito o que falar sobre o Marketing de Indicação para restaurantes. 

 

A indicação é um ato natural de todos nós

 

Os benefícios do marketing de indicação são inúmeros. Principalmente porque indicar boas experiências é um ato intrínseco do ser humano desde os tempos mais primórdios. 

Na minha opinião, é um dos canais de vendas com maiores benefícios do mercado e neste texto vou explicar o porquê.

O marketing de indicação é algo pouco utilizado pelo brasileiro, simplesmente porque ele ainda não entendeu os benefícios que esse canal de vendas pode trazer. 

Os benefícios do marketing de indicação são inúmeros. Nos Estados Unidos, o marketing de indicação já se tornou algo praticamente obrigatório em todas as empresas e negócios. 

Essa é a minha missão: mostrar a todos os benefícios do marketing de indicação e ajudar empresários e empreendedores a ganharem mais dinheiro sem precisar gastar ainda mais. 

O marketing de indicação é a melhor política para se ganhar mais sem gastar mais.

 

Benefícios do Marketing de Indicação para restaurantes

 

Para se manter ativo e com diferencial diante da concorrência, a estratégia de Marketing de Indicação para restaurantes é capaz de trazer muitos benefícios para o negócio. 

O que talvez seja mais relevante, é justamente o valor de investimento – muito menor do que outras estratégias. Isso porque já que os clientes vão “trabalhar” indicando, você vai gastar muito menos em anúncios, por exemplo. 

Outro benefício deste tipo de planejamento para restaurantes é que, convenhamos, é muito mais fácil acreditar no testemunho de alguém próximo que já experimentou a sua comida do que em uma propaganda, concorda? 

Além disso, o Marketing de Indicação para restaurantes pode utilizar de diversos recursos para impressionar aqueles que já são clientes, de forma que eles compartilhem a experiência positiva. 

Invariavelmente, isso faz com que a retenção seja sólida e a conquista de novos clientes seja feita de maneira orgânica e sustentável, sem contar a manutenção deles, aumentando o faturamento. 

O Marketing de Indicação para restaurantes traz a visibilidade necessária ao negócio. 

Usualmente, as pessoas divulgam por meio flyers, panfletos e outros tipos de mídias convencionais, além das redes sociais. 

Tudo isso é válido, mas a eficiência da indicação é a com melhor custo-benefício, ainda mais quando um cliente fala sobre as experiências positivas que ele teve. 

Cada indicação de uma pessoa satisfeita, traz justamente o crescimento natural do negócio através do Marketing de Indicação para restaurantes, ou seja, uma curva de faturamento que só tende a crescer. 

 

Implantando a estratégia

 

Como disse neste artigo, o ser humano age a partir de alguns gatilhos na hora das tomadas de decisão e quando ele se sente satisfeito com o produto ou serviço, a tendência da indicação e recomendação acontece de forma natural.

A recompensa dentro de um bom Programa de Indicação possui papel fundamental no planejamento.

Isso acontece, pois as pessoas que participam do programa – seus clientes, se envolvem diretamente com a sua marca quando é oferecido algum “prêmio” pela indicação feita.

Neste momento, é naturalmente criado um relacionamento que tem como base a reciprocidade.

Ou seja, quando o cliente está ganhando, as chances dele indicar mais de uma vez aumenta potencialmente. Essa é a famosa lógica da reciprocidade na técnica dos gatilhos mentais.

O incentivo acaba sendo dado para que a pessoa indicada escolha por querer comprar seu produto ou serviço e isso acontece com os restaurantes também. 

Ou seja, é uma ação determinante cujo objetivo é inclinar a pessoa a fazer negócio com você, deixando o “algo a mais” para deixar sua oferta mais tentadora.

No caso da recompensa, ela é oferecida quando seu cliente já é o embaixador da sua marca, ou seja, ele ganha um prêmio pela indicação.

A melhor recompensa é aquela que “casa” com a identidade da sua marca e o perfil do seu cliente embaixador da marca. Que tal um voucher de desconto para cada cliente indicado ou então um brinde, como uma sobremesa, por exemplo, para uma indicação? 

Neste momento, o objetivo é potencializar o engajamento dentro da sua estratégia no Programa de Indicação, gerando buzz em volta da sua marca.

Essa etapa do Programa de Indicação é primordial, uma vez que afeta diretamente o momento da decisão do cliente em aderir ou não ao programa de Marketing de Indicação para restaurantes. 

 

Boas práticas no Marketing de Indicação para restaurantes

 

Os resultados positivos do Marketing de Indicação para restaurantes dá muito mais resultado quando a empresa investe no cliente.

Entre as opções e ações que podem ser implementadas no programa estão os descontos acumulados por consumo, por exemplo. Ou seja, quanto mais consumir, mais desconto ele ganha.

Ou então, gratuidade depois do quantitativo, ou seja, depois de um certo número de pedidos, o próximo é grátis. Esses são só alguns exemplos de implantar a fidelidade em seu programa.

A premiação por indicação também é uma boa estratégia. Quem indicar pode passar a participar de sorteios e até mesmo cupons de descontos. Isso é válido tanto para o presencial quanto para o delivery. 

 

Explore a experiência do cliente

 

Os programas no Marketing de Indicação para restaurantes são importantes, no entanto, há algo mais importante a ser explorado dentro da estratégia. 

Estou falando da experiência do cliente. É justamente ela que vai ser o principal ponto de incentivo para os clientes que já são seus, indicarem novos. 

Preste atenção nos seguintes passos:

  • Promova a facilidade na realização dos pedidos;
  • Faça uma divulgação plena e clara das recompensas;
  • Atente-se ao tempo de entrega;
  • Facilite a indicação através de regras objetivas;
 

O Marketing de Indicação para restaurantes é uma estratégia muito relevante, principalmente com o advento das redes sociais. 

Os consumidores se sentem preparados para opinar positivamente e até mesmo negativamente sobre as experiências pelas quais eles passam.

Por isso, além da estratégia é preciso foco na experiência do cliente na hora de implantar o seu Programa de Indicação. 

 

Benefícios comprovados do Marketing de Indicação

 

O CAC (Custo de Aquisição de Cliente) é uma métrica necessária para a administração do seu negócio. 

Se você já conhece a métrica, pode pular essa parte. Se ainda não conhece, deixa eu te apresentar o Custo de Aquisição do Cliente.

Essa métrica mede o quanto você gasta para conseguir um cliente. Portanto, é o quanto você gasta em marketing, propagandas, conteúdo patrocinado, etc. 

Um dos benefícios do Marketing de Indicação para restaurantes é a redução do CAC. Ou seja, você gasta menos para conseguir mais clientes. Vou explicar.

Um dos benefícios do marketing de indicação é utilizar o seu cliente atual como vendedor. 

Ou seja, você utiliza alguém que já conhece o teu produto e já o aprova (por ter consumido de você): o teu cliente. 

Uma pesquisa do Texas Tech Institute indica que clientes fiéis e satisfeitos estão dispostos a te indicar. Entretanto, a maioria deles não indica simplesmente porque se esquecem de fazer isso. Por isso a importância de um programa que incentive o cliente a indicar.

 

Uso da alavanca de vendas no Marketing de Indicação para restaurantes

 

Um dos benefícios do marketing de indicação é gerar uma grande oportunidade para implementar um upsell nas vendas da sua empresa. 

Caso você não esteja familiarizado com essa alavanca de vendas, fique tranquilo que irei explicá-la agora.

Primeiramente, tenho o dever de informar a vocês o que é uma alavanca de vendas. Uma alavanca, seguindo a definição do dicionário, é algo em que você aplica uma força pequena e ganha resultados muito maiores. 

Por exemplo, uma gangorra: se você aplica determinada força em um lado, o outro lado subirá com muito mais efeito. Pois bem, uma alavanca de vendas é uma ação que você realiza que te ajuda a melhorar suas vendas, a vender mais. Definida agora o que é uma alavanca de vendas, vejamos agora qual é alavanca do upsell.

“Upsell” em inglês, se traduzido ao pé da língua, significa “venda para cima”. Se formos tentar entender a alavanca apenas através de seu nome, podemos dizer que se “sobe” uma venda ou, de forma mais correta, que se vende algo de maior valor, portanto mais caro. 

É exatamente isso que a alavanca do upsell faz: vender produtos ou serviços superiores aos seus clientes.

Uma possibilidade aqui no upsell é o seu cliente pagar somente a diferença de um prato do seu restaurante para outro, por exemplo. 

Isso porque o upsell pode ser feito após a venda ser realizada. Portanto, uma chamada interessante é: “e por somente mais X reais você ganha Y”. 

Quem nunca ouviu uma promoção como esta, não é mesmo? Agora você já sabe: ela é uma alavanca de vendas, chamada alavanca do upsell.

Existe também a possibilidade do crossell

O crossell, ou venda cruzada, também origina uma nova venda para a sua empresa e, portanto, mais lucratividade para você. Entretanto, ela funciona de maneira diferente da alavanca do upsell. 

Vou explicar. A primeira diferença entre o upsell e o crossell é que o upsell permite que você ofereça produtos muito mais caros que o primeiro, enquanto o ideal para se oferecer no crossell são produtos entre 10% e 15% mais caros do que o produto inicial.

Isso porque, ao contrário do upsell, que oferece ao cliente outra solução para o mesmo problema, porém de forma mais completa, o crossell oferece ao cliente algo complementar, e não superior. 

O produto que será oferecido ao seu cliente no crossell precisa ter relação e complementar a necessidade do seu cliente. 

Por exemplo: você está com fome e decide ir ao McDonald’s, para matar essa fome. Um hambúrguer já pode te saciar, mas, antes de finalizar a venda, o vendedor te oferece batata extra por mais um real. 

A batata irá ajudar a saciar sua fome, complementando o hambúrguer. O McDonald’s acabou de te oferecer uma venda cruzada: um crossell.

O crossell é extremamente utilizado para aumentar a lucratividade e a retenção do cliente. Ele pode ser muito útil na sua empresa também, complementando o Marketing de Indicação para restaurantes. 

 

Invista no Marketing de Indicação para restaurantes

 O Marketing de Indicação para restaurantes é um dos maiores trunfos de faturamento no setor. 

Se você já vende por indicação, fico feliz por você estar inserido na arte de vender por indicação. 

Porém, proponho o desafio de você seguir minhas dicas para sair desse incômodo de pertencer a essa estatística de apenas 29%.

O potencial da estratégia é muito grande para você ficar limitado a apenas poucos clientes que indicam a sua marca.

Se você tem um restaurante, deixe seu comentário ou entre em contato comigo que terei o maior prazer em ajudar você a alavancar de verdade os seus negócios.

Marketing de indicação para restaurantes

E você? Já vende por indicação mas nunca incentivou seus clientes a indicarem? Sente que poderia estar vendendo muito mais através dos seus clientes?

 

CONSULTORIA VENDAS POR INDICAÇÃO

(para empresas que faturam acima de R$ 1 milhão ano)

Conheça a consultoria Vendas Por Indicação com Rodrigo Noll, a maior autoridade do Brasil no assunto. Mais de 350 mentorados satisfeitos e mais de R$ 45 milhões colocados no bolso nos seus clientes.

Clique aqui e definitivamente crie um canal de vendas previsíveis, utilizando apenas os seus clientes atuais sem precisar gastar mais em anúncios nem contratar ferramentas caras.  Poucas vagas disponíveis!

 
CURSO CRIANDO CLIENTES VENDEDORES

(para empresas e profissionais que faturam abaixo de R$ 1 milhão ano)

Clique aqui e conheça o curso CCV – Criando Clientes Vendedores

 

Me acompanhe nos outros canais:
InstagramLinkedInYouTube e Telegram

Curtiu? Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados

CONSULTORIA

Quer ter a ajuda do maior especialista do Brasil em Vendas Por Indicação no seu negócio?

Conheça a nossa consultoria para empresas.