Se você faz isso, você está quebrando a sua empresa

Se você faz isso, você está quebrando a sua empresa

Será que você está fazendo alguma dessas coisas por aí? Se sim, você pode estar quebrando a sua empresa.

Infelizmente há grandes chances da sua empresa quebrar caso você não resolva os problemas citados aqui neste texto.  

 

Mas calma! Ainda dá tempo de contornar essas situações.

 

Bom, existem problemas comuns na gestão que podem fazer com que algumas empresas quebrem.

 

O primeiro está relacionado aos funcionários.

 

Caso isso esteja acontecendo na sua organização, você pode estar quebrando a sua empresa.

 

Por exemplo: não definir responsáveis, prazos ou tarefas específicas.

 

Quando falamos da tarefa, é importante especificar e deixar claro quem deve fazer o que, esclarecendo prazos para que confusões sejam evitadas.

 

Inclusive, para executar uma tarefa, você precisa de um briefing, certo?

 

Então…

 

  • O que precisa ser feito?

  • Tem algum direcionamento específico nessa demanda?

 

O briefing precisa ser claro para que a pessoa responsável não tenha dúvidas na hora de executar.

 

Quando se tem um briefing redondinho e com todas as informações necessárias, não tem erro, o responsável vai conseguir concluir aquilo sem muita dificuldade, por isso é importante anotar tudo e tirar todas as dúvidas na hora de brifar.

 

Erros e dúvidas não podem aparecer, pelo menos não com frequência. 

 

Prefira pecar pelo excesso nas explicações. A comunicação deve ser clara, didática e esclarecedora. Sem contar que é importante que tu deixe espaços para possíveis dúvidas e perguntas. 

 

Em relação ao responsável, quero que você anote a frase que eu vou falar agora: 

 

“Se você não define quem vai fazer o que, ninguém faz nada.”

 

Anotou? 

 

Entenda que é preciso delegar, conversar e organizar. 

 

Defina certinho quem será responsável por qual tarefa.

 

Essa é a melhor maneira para evitar problemas futuros em relação às funções de uma equipe, beleza? 

 

E sobre o prazo, o que pode ser feito e melhorado?

 

Bom, tudo o que você vai fazer na sua gestão precisa ter um prazo determinado para entrega. 

 

Em alguns lugares isso é chamado de “deadline”, que nada mais é do que uma data limite para aquilo ser entregue. 

 

Se não existe prazo, vira lenda. 

 

Já anota essa frase também: “Se não existe prazo, vira lenda!”

 

Não tem como você programar absolutamente nada em que esteja envolvido e relacionado, quando não se sabe que dia aquilo vai ficar pronto. 

 

Sendo assim, descreva, delegue o responsável e defina o prazo das demandas para que a sua gestão seja eficaz e sua equipe trabalhe com qualidade.

 

Então aqui fechamos a parte dos problemas com funcionários.

O segundo problema são os incêndios que você, gestor, quer apagar todos os dias.

 

Não sei se você sabe, mas você não consegue (e nem deveria) dar conta de tudo.

 

Seus heads estão aí para isso.

 

Não tente abraçar o mundo.

 

Resolva o que está ao seu alcance e delegue as demandas para quem tiver capacidade de resolvê-las.

 

Confie nos seus colaboradores. Isso vai fazer bem para ti e principalmente para o crescimento de cada membro da sua equipe.

 

Terceiro problema: alta rotatividade de funcionários.

 

Esta é uma consequência das contratações erradas ou contratações ruins, como costumamos dizer.

 

Quando uma empresa tem alta rotatividade de funcionários, o problema pode aparecer mais a longo prazo. 

 

Dito isso, procure melhorar o processo seletivo para que os colaboradores já cheguem mais selecionados. 

 

Analise como está sendo feito o onboarding na empresa, revise, veja o que pode ser alterado, modificado… isso vai evitar turnover, ok?

 

O quarto problema é em relação ao excesso de calls durante o dia. 

 

Tu já reparou como isso é algo que prejudica bastante a produtividade? 

 

A gente fica parando pra entrar em call, às vezes a call dura uma, duas horas… e calls que geralmente não estavam pré-agendadas, sabe?

 

Minha sugestão para ti é que você reveja a necessidade: precisa mesmo entrar em call pra resolver esse problema? Será que não conseguimos resolver de outra forma? Será que não é legal delegar isso para o responsável e depois a gente analisa?

 

É importante evitar o excesso de calls porque se não vai chegar uma hora que tu vai ficar o dia todo no meet, no zoom, e não vai conseguir trabalhar em outras demandas direito. 

 

Muitas vezes as pessoas falam “entra aí, é um minutinho só…” e não é só um minutinho, nem dois minutinhos, sempre leva mais que isso e pode se estender mais do que o esperado. Então evite o excesso de reuniões.

 

Agora, depois que a gente examinou esses possíveis erros, me responde, será que alguns deles estão inseridos aí na sua gestão? 

 

Se atente para que você não esteja quebrando a sua empresa!

 

E por último, mas não menos importante: se tu falou e não registrou, tu não falou.

 

Mais uma frase pra ti: “Se tu falou e não registrou, tu não falou.”

 

Tá aí a importância de registrar tudo o que for solicitado. 

 

Quando não anotamos, as informações ficam perdidas e não tem como monitorar o que está sendo feito e nem acompanhar o processo ou cobrar o responsável, até mesmo para oferecer uma possível ajuda.

 

Então tudo o que for conversado, registre!

 

Bom, esses são alguns dos problemas de gestão mais comuns que eu quero que tu analise e tire dos processos da tua empresa o quanto antes! 

Até mais!

 

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