Somos uma empresa Great Place To Work

Quer saber porque somos uma empresa Great Place To Work?

Descubra os 7 valores da Base Viral e entenda como é trabalhar em uma empresa com selo Great Place to Work nos tempos atuais.

Eu já trabalhei em empresas que são Great Place To Work, no início da minha vida empreendedora e não preciso comentar que a diferença é extremamente palpável, né?

 

É bem diferente estar em uma empresa que o teu empregador não quer sugar você, mas sim te ajudar a crescer e te deixar confortável para poder evoluir tanto na tua vida pessoal quanto na profissional.

 

Eu, Rodrigo, sempre acreditei que empresas servem para gerar valor e qualidade de vida nas pessoas, e não tirar isso delas.

 

Sabe aquelas empresas que deixam os próprios funcionários doentes de tanto trabalhar? Eu não acredito nisso. Tudo em excesso faz mal. 

 

Acredito que as empresas do futuro serão aquelas que vão olhar para o próprio colaborador, acionista e cliente e vão dar o máximo para gerar valor para cada um deles.

 

Foi com essa premissa que criamos o livro de cultura da Base Viral. 

 

Foi um produto que elaborei com a ajuda da minha equipe onde contamos nossa missão, visão e valores.

 

Alguns meses atrás eu lancei esse livro em formato de e-book.

 

E eu afirmo com todas as palavras: foi graças aos nossos valores que nos tornamos uma empresa Great Place To Work, eu tenho certeza disso.

 

Não é qualquer empresa que ganha esse selo, e como a Base Viral foi criada para sempre valorizar o funcionário e sua saúde, sei que os princípios que cultivamos aqui foram responsáveis por trazer isso para nós.

 

Por isso eu vou mostrar os nossos valores aqui pra você hoje. Para que você entenda como as coisas funcionam na Base Viral e o que torna a minha empresa um Ótimo Lugar Para Se Trabalhar.

Conheça os 7 valores da Base Viral e como aplicá-los na prática do dia a dia. 

 

1º valor: pole pole.

 

E antes que você me pergunte: “Mas Rodrigo, que raios é pole pole?”

 

Vamos lá então. 

 

Se você me conhece um pouco ou me acompanha nas redes sociais, sabe que eu curto muito esportes e aventura, de maneira geral (principalmente a escalada).

 

Eu já escalei algumas montanhas mas a história que eu vou contar aqui é de quando eu escalei o Kilimanjaro, a montanha mais alta do continente Africano, localizada na Tanzânia.

 

Para contextualizar, o idioma falado na Tanzânia é o Suaíle e eu tenho certeza de que você conhece pelo menos uma expressão do Suaíle. Quer ver?

 

“HAKUNA MATATA” parece familiar para ti?

 

Sim! A famosa expressão do filme “O Rei Leão” significa “sem problemas, não se preocupe” e é uma expressão do idioma Suaíle. 

 

Outra expressão é “POLE POLE”, que significa “direção é mais importante do que velocidade”.

 

Eu conheci essas duas palavrinhas em 2018, quando fui escalar o Kilimanjaro e resolvi adotá-las para a vida inteira.

 

Esse é o primeiro valor da Base Viral. Preferimos focar em uma coisa por vez, afinal, direção é mais importante do que velocidade, entende?

 

Isso não significa que somos uma equipe lenta, mas que preferimos a consistência e a intensidade do que apenas a entrega. Focamos nos resultados e na satisfação. 

 

Até porque nenhuma grande empresa ou legado foram construídos sem consistência.

É por isso que somos disciplinados e focamos na execução. No final, o que importa não é se a tarefa foi finalizada ou não, mas sim se o resultado que queríamos foi conquistado. 

 

Então foque no resultado e não na tarefa!

Por fim, fazemos o que precisa ser feito e não só o que gostamos de fazer. 

 

Escolhemos fazer as coisas, independente se gostamos ou não, para alcançar o resultado que queremos.

 

Inclusive, em relação a isso, há uma frase que gosto bastante: “Crianças fazem apenas o que querem. Adultos fazem o que precisa ser feito.”

 

2º valor: comunicação.

 

Acreditamos que o emissor deve ser o responsável pela compreensão do receptor. 

 

Essa é a base da nossa comunicação. A frase “você não entendeu” não existe aqui. 

 

Repetimos e re-explicamos até que o nosso interlocutor entenda. Afinal, o único que conhece a mensagem que precisa ser passada é o emissor. 

 

Não nos importamos em repetir as coisas pois a repetição faz parte do processo de aprendizagem. 

 

Nunca nenhum projeto falhou por excesso de comunicação, só por falta dela. 

 

Estamos em constante comunicação. Sempre, o tempo todo. 

 

Ao terminar uma tarefa, nós informamos todos que também fazem parte dela, para que nenhum colaborador fique no escuro. 

 

Se porventura notarmos que haverá atraso na entrega, avisaremos quando percebermos que isso irá acontecer.

 

Tentamos sempre adiantar as possíveis dúvidas do nosso interlocutor, por isso damos todas as informações necessárias de uma só vez, e não por partes. 

 

Registramos todos os nossos aprendizados e os disponibilizamos para o time. Isso tudo pode ser útil a qualquer momento. 

 

Por fim, respondemos todas as mensagens sempre! Não só algumas. De forma organizada e clara.

Temos também um senso atinado de urgência: sempre tentamos fazer as tarefas para antes do prazo estipulado. 

 

Sempre fazemos o que foi combinado, mas mudar de ideia é uma virtude. Caso isso aconteça, comunicamos a alteração a todos os envolvidos.

Por último, temos uma regra quanto às tarefas.

 

Sempre, invariavelmente, registramos esses três itens: 

 

  • A tarefa que deverá ser feita;

  • O responsável pela tarefa;

  • O prazo para ela ser entregue;

 

Dessa forma, ninguém nunca vai ficar “perdido” se perguntarem sobre o andamento de determinada atividade.

 

Inclusive, eu criei um checklist de comunicação que seguimos sempre aqui na Base Viral:

 

1) Somente o emissor sabe a mensagem completa, portanto, ele é o único responsável por fazê-la ser entendida. O emissor, portanto, deve confirmar a compreensão do receptor.

 

2) Quando entregamos algo que ficou combinado, informamos que foi entregue. Dessa forma, não deixamos outros colaboradores sem saber que aquilo já foi finalizado.

 

3) Fazemos o combinado. Entretanto, mudar de ideia é uma virtude. Se queremos mudar o combinado, informamos.

 

4) Sempre tentamos trabalhar com prazos adiantados e dar previsões, mesmo que as coisas não sejam para agora. Isso ajuda a deixar o time sem atritos e organizado. Se formos atrasar, avisamos com antecedência e não apenas no dia/momento.

 

5) Sempre que possível, passamos a informação ou demanda completa de uma vez só, tentando adiantar possíveis dúvidas do interlocutor.

 

6) Sempre respondemos todas as mensagens separadamente, sem deixar uma ou mais sem resposta.

 

Acho que eu consegui te passar com clareza como a comunicação é importante para mim e minha equipe e como aplicamos ela na prática no nosso dia a dia. 

 

Então vamos para o próximo valor?

 

3º valor: bem-estar

 

Empresas existem para gerar qualidade de vida para as pessoas, e não tirar isso delas.

 

A qualidade de vida está ligada à saúde física e também à saúde mental.

 

E isso é válido para todos os nossos stakeholders. 

 

Não acreditamos em empresas que deixam seus colaboradores doentes porque isso significa tirar a qualidade de vida do ser humano, algo que não compactuamos por aqui. 

 

Não acreditamos em empresas que vendem uma coisa e entregam outra (ou entregam menos do que venderam) aos seus clientes. Novamente porque isso tira a qualidade de vida, e não acrescenta. 

 

Além disso, não aceitamos reclamações, porque reclamações criam ambientes que apartam o bem-estar das pessoas: toda vontade de reclamar deve virar energia para gerar ideias e soluções. 

 

Não entramos em reuniões com energia baixa ou de cara feia e não fazemos o chamado “rádio-peão”, aquelas conversas de corredores que podem gerar grandes problemas para as empresas. Mais conhecidas como fofocas, boatos… tudo o que se torna prejudicial à nossa empresa, aos nossos valores e à nossa equipe. 

Por fim, incentivamos o tempo livre com maturidade e a prática de esportes, sempre. Queremos um colaborador com a mente e corpo sãos.

 

Desta forma, ele fica bem consigo mesmo e consegue ter qualidade de vida em casa e no trabalho. 

 

4º valor: autorresponsabilidade

 

Eu já falei essa frase aqui, mas agora ela se encaixa mais perfeitamente ainda: “adultos fazem o que precisa ser feito, crianças fazem apenas o que gostam.” 

 

Por isso, vamos fazer o que não gostamos/queremos hoje, para chegar nos resultados que queremos futuramente.  

 

Sabemos que essa é a regra do jogo, por isso não tem o porquê reclamar. É como entrar em um jogo de futebol e reclamar que só tem uma bola. Não faz sentido. 

 

Frases do tipo “isso não é comigo” ou “isso não é da minha área” não existem na Base Viral. Aqui puxamos a empresa e não somos puxados por ela, entende a diferença?

 

Damos nosso melhor para que a empresa evolua e cresça.

 

Por isso temos o hábito de bater metas. Com isso, vem o nosso senso de urgência: sempre que podemos adiantar algo, adiantamos. 

 

Outro detalhe importante é que somos auto-responsáveis pela nossa rotina. Como a Base Viral é uma empresa remota, este valor é de extrema importância na minha equipe. 

 

Na prática, não batemos ponto. Então não temos horário para entrar ou sair. Contanto que as entregas estejam em dia, assim como os resultados.

Falando sobre gestão de equipe, acreditamos que o papel do CEO é contratar colaboradores de qualidade e “sair da frente”, dando alinhamento do que é esperado e liberdade para o colaborador. 

 

Sendo assim, quem dá o prazo é quem executa a tarefa, pois é ele quem melhor sabe quanto tempo vai levar para finalizar aquilo.

 

Um conselho: foque na auto-gestão com responsabilidade sempre.

 

5º valor: generosidade. 

 

Temos a premissa do overdelivery: sempre entregar mais do que prometemos, seja interna ou externamente. 

 

Até porque o pós-vendas é o novo vendas, não é mesmo? Devemos ter um cuidado extra com nossos clientes após a venda. 

 

O mesmo é válido na relação colaborador-empresa. 

Outro conceito no qual acreditamos é que todo e qualquer feedback é um presente. 

 

Feedbacks não são dados para apontar erros, mas para melhorar o próprio desempenho na empresa e desempenho individual do colaborador.

 

Aceitamos o feedback sem retrucar, meditamos sobre o que foi dito e colocamos em prática o que deve ser melhorado.

Por fim, acreditamos que cada centavo e cada segundo importam. Então valorizamos muito todo momento de trabalho. 

 

Entendemos que nossa própria ineficiência prejudica o outro. 

 

Como empresa, somos todos importantes e indispensáveis, por isso qualquer descompromisso ou falha pode prejudicar os outros colaboradores.

 

6º valor: minimalismo.

 

O simples é eficaz. Por isso sempre nos preocupamos em deixar tudo o mais simples possível. 

 

Adotamos o conceito do minimalismo em tudo que fazemos: nos processos, na comunicação e nos dados informativos.

Toda a minha equipe, 100% dela, trabalha de forma remota, então a comunicação deve ser efetiva e abundante.

 

Nossa comunicação e nossos processos são claros e não dão margem para dúvidas. 

 

Por isso tentamos deixar o menor número de pontas soltas possível.

 

Acreditamos que os processos existem para nos fazer trabalhar menos. 

 

Se algo está bagunçado e desorganizado de alguma forma, é porque o processo em questão está falho e precisa ser refeito. 

 

Precisamos de organização, é claro, mas não podemos deixar a burocracia entrar no caminho da nossa eficiência.

 

7º (e último) valor: coração ensinável

 

Você já ouviu falar disso?

 

Isso significa que precisamos estudar. Sim, estudar!

 

Somos uma empresa de educação. Portanto, informação é nosso substrato. Mas não somente estudar e pronto. Executamos o que aprendemos e não deixamos o aprendizado só no papel.

Outra característica do valor “coração ensinável” é ser o que chamamos de “Coachable”, ou seja, ser treinável. 

 

Somos pessoas que aceitamos todo e qualquer feedback e aprendemos com ele, porque temos interesse em evoluir.

Somos líderes disparados no nosso mercado do marketing de indicação. Mas, nem por isso nos acomodamos. E você não deve se acomodar também. 

 

Esses são os 7 valores da Base Viral que você pode encontrar no nosso livro de cultura que está disponível no link do meu perfil do Instagram.

 

E é com muito orgulho que praticamos todos esses valores e por isso recebemos o selo Great Place To Work.

 

E você? Já vende por indicação mas nunca incentivou seus clientes a indicarem? Sente que poderia estar vendendo muito mais através dos seus clientes?

A Base Viral é a primeira consultoria do Brasil especializada na criação de estratégias comerciais de Marketing de Indicação.

Nosso forte é desenhar programas de indicação que transformem o seu cliente no seu melhor vendedor, sem precisar dar descontos e dinheiro, sem precisar aumentar o gasto em mídia e sem pagar comissões pra afiliados e influenciadores.

 

CONSULTORIA VENDAS POR INDICAÇÃO

(Exclusivo para empresas que faturam acima de R$ 1 milhão ao ano):

Clique aqui e faça uma Sessão estratégica gratuita para Consultoria Vendas por Indicação.

CURSO CRIANDO CLIENTES VENDEDORES

(Exclusivo para empresas e profissionais que faturam abaixo de R$ 1 milhão ao ano):

Clique aqui e conheça o curso CCV – Criando Clientes Vendedores.


CONSULTORIA VENDAS POR INDICAÇÃO

(Para empresas que faturam acima de R$ 1 milhão ano)

Clique no botão abaixo e agende agora mesmo uma sessão estratégica gratuita com um de nossos especialistas.

CURSO CRIANDO CLIENTES VENDEDORES

(Para empresas e profissionais que faturam abaixo de R$ 1 milhão ano)

Aprenda como criar seu sistema de indicações do zero.

Me acompanhe nos outros canais:

 

Instagram, LinkedIn, YouTube e Telegram

Curtiu? Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

CONSULTORIA

Quer ter a ajuda do maior especialista do Brasil em Vendas Por Indicação no seu negócio?

Conheça a nossa consultoria para empresas.