Seus clientes já indicam seu negócio ou serviço? Descubra como aumentar esse canal de aquisição

Seus clientes já indicam seu negócio ou serviço? Descubra como aumentar esse canal de aquisição

Na sua empresa muitos clientes chegam através de indicações mas você não os estimula a indicar ainda mais? Então aprenda como aumentar suas vendas através da indicação.

Mesmo percebendo que muitos dos seus clientes chegam através de indicação, você continua sem fazer nada para incentivá-los a indicar ainda mais? 

 

Então continue aqui comigo porque eu lamento te informar: você está deixando muito dinheiro na mesa.

 

E eu quero começar te explicando o motivo de você estar deixando de ganhar dinheiro quando o assunto são as indicações do teu negócio.  

 

Primeiramente que quase todos os negócios já vendem por indicação. Isso é natural, não é?

 

Um cliente chega, compra, gosta, fala para um amigo, um familiar que vai e compra e também gosta e assim por diante. 

 

Mas me diga uma coisa: quantas vezes, depois que um cliente chega na tua empresa dizendo que está lá por conta de uma indicação, tu pega o telefone e liga para o teu cliente fiel, aquele que indicou essa pessoa, para agradecê-lo por essa indicação?

 

Te deixei pensativo, não? 

 

Vamos ver se eu entendi (para que tu também entenda):

 

A Maria nunca comprou contigo. Ela chega na sua empresa e despretensiosamente tu pergunta como ela te conheceu e ela diz: “Ah, o João que me indicou vocês”.

 

Até aí ok. 

 

Tu atende, ela compra e vai embora. Vida que segue. 

 

Chega outro cliente, e outro… até que o expediente acaba. 

 

Encerram-se as atividades daquele dia e você nem sequer ligou para o José para agradecê-lo por ter te indicado a Maria. É isso mesmo? 

 

Mas calma! Isso não acontece só contigo, infelizmente. 

 

Porém, eu estou aqui para te explicar como mudar essa atitude e como aumentar ainda mais as indicações do teu negócio com o Duplo A.

 

Duplo A é uma estratégia utilizada com os clientes que engloba AGRADECER e ATIVAR. 

 

Primeiro tu agradece o teu cliente por ter indicado uma outra pessoa. Depois tu ativa nele a indicação, ou seja, tu lembra ele de que há um programa ativo em que ele pode indicar mais vezes. 

 

Eu não sei se tu já me conhece ou se está aqui pela primeira vez, mas deixa eu me apresentar brevemente. 

 

Meu nome é Rodrigo Noll e eu sou especialista em Marketing e Vendas por Indicação. 

 

Eu criei o Método VPI: Método Vendas por Indicação que é uma estratégia capaz de automatizar as indicações que tua base de clientes faz, transformando isso em um dos maiores canais de aquisição de clientes e potencialização de vendas que a tal empresa já viu. 

 

Sem que você precise dar descontos. 

 

Sem que você precise gastar rios de dinheiro. 

 

Sem que você precise investir em tráfego pago.

 

Apenas incentivando os teus clientes atuais a indicarem ainda mais e, em troca disso, eles ganham uma recompensa escolhida por eles mesmo.

 

Aposto que tu está pensando: “Nossa, mas meu cliente vai querer algo muito caro, não vai dar certo isso”

 

Se eu te disser que você está enganado e que na maioria das vezes os clientes querem coisas mais simples do que nós imaginamos, você acreditaria?

 

Vou te exemplificar contando uma situação. 

 

Certa vez tivemos um cliente que era dono de uma empresa de ônibus. Eles tinham aqueles guichês na rodoviária, sabe? 

 

Ele nos procurou para criarmos um programa de indicação e estava sofrendo com a ideia da recompensa. 

 

Na cabeça dele, seria preciso gastar muito dinheiro recompensando os clientes com uma passagem de ônibus, porque ele achava que era isso que os clientes iriam querer. 

 

Pois então eu o expliquei que antes dele sofrer antecipadamente, ele precisaria fazer uma pesquisa de campo com seus clientes a fim de descobrirem exatamente o que o cliente queria. 

 

Pasmem! Os clientes queriam nada mais nada menos do que um voucher para comer um salgado na rodoviária enquanto esperavam o ônibus. 

 

Você consegue entender que muitas vezes o empresário quebra a cabeça com uma coisa que nem faz sentido? 

 

Quando falamos de recompensa para o cliente, precisa ficar claro para ti que quem escolhe a recompensa é o teu cliente.

 

Não é você. 

 

Não é a tua equipe. 

 

É o cliente e ponto final!

 

Ninguém melhor do que ele sabe o que quer ganhar em troca de uma indicação. 

 

Então eu acho que agora tu já entendeu como funciona a escolha da recompensa, certo? 

 

Voltando ao assunto de como utilizar sua base de clientes para aumentar suas vendas, este é um dos métodos mais eficazes e simples para alavancar o teu negócio.

 

A partir de hoje eu quero que tu haja diferente do que vem agindo quando um cliente chegar na tua empresa falando que está lá por indicação. 

 

Tu não vai mais simplesmente atender ele e pronto. 

 

Tu vai colocar em prática o Duplo A. 

 

Assim que ele sair da loja, tu vai pegar o telefone e ligar para o cliente que o indicou para agradecer!

 

Tu pode falar assim: “Olá fulano, tudo bem? Recebemos a sua indicação do Sr. José.

 

Primeiramente gostaríamos de agradecer muito e dizer que o Sr. José virou nosso cliente. Ele foi muito bem atendido, assim como todas as indicações que recebemos aqui na empresa.

 

Indicações dos nossos clientes atuais são muito importantes para o nosso negócio e a maioria das vendas ocorrem dessa forma.

 

Diante disso, quero te dizer que tu pode continuar indicando teus amigos, pois eles sempre serão muito bem atendidos como o Sr. José foi e tu ainda estará ajudando no crescimento do nosso negócio.

 

Indique teus amigos que tenham tais características (sua persona).

 

Para mandar mais indicações, é só enviar o contato do cliente pelo meu Instagram/ Whatsapp/ Site, etc…

 

Muito obrigada!”

 

É dessa forma que tu vai aumentar esse canal de aquisição de clientes que tem um potencial imenso e muitas empresas ainda não entenderam e não sabem como aproveitá-lo.

 

Em relação à ativação, basta que tu use e abuse dos canais de comunicação que a tua empresa utiliza para lembrar o cliente que existe um programa de indicação ativo e que ele pode indicar sempre. 

 

Se tu não tem um perfil no Instagram, por exemplo, mas utiliza muito o Facebook ou o Telegram com teus clientes, então são esses que tu vai usar.

 

Se só utiliza Whatsapp ou ligações, entre em contato através desses canais. 

 

O segredo aqui é que tu não escolha um ou outro canal, mas sim que utilize todos que tu tiver disponível, dessa forma tu consegue alcançar mais clientes e consequentemente, conseguir mais indicações qualificadas. 

 

Costumamos dizer que indicações vindas da tua base de clientes são mais qualificadas porque é um fato que o marketing de indicação nos prova:

 

Como o ser humano convive em grupos sociais, normalmente pessoas do mesmo ciclo social têm gostos e personalidades parecidas. 

 

Desta forma, se eu compro em uma empresa que vende roupas esportivas, por exemplo, sei que posso indicar para amigos meus que também gostam de esporte. 

 

Isso faz com que a empresa receba indicações mais qualificadas.

 

São clientes que não será preciso gastar tanto tempo falando sobre o produto porque o seu cliente atual que o indicou, já fez isso por ti. 

 

É por isso que quando tu faz uma indicação de uma empresa é como se estivesse emprestando a tua credibilidade a ela.

 

Sempre se lembre dessa frase: 

 

“Ninguém indica fraldas para quem não tem filhos”

 

Se você quiser entender mais sobre esse canal de aquisição de clientes que vale muito a pena, me acompanhe no Instagram porque eu sempre estou postando muito conteúdo bacana por lá. É só clicar aqui.

 

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