Como se posicionar nas redes sociais e atingir sua persona ideal

Como se posicionar nas redes sociais e atingir sua persona ideal

A importância de se posicionar nas redes sociais e como isso pode melhorar o desenvolvimento do seu negócio.

Quando nos questionamos sobre como se posicionar nas redes sociais para atingir sua persona ideal, logo pensamos que a resposta para o questionamento acima deve estar alinhada à construção do que você quer passar para o público e de tudo o que você vem construindo no decorrer dos anos desde que iniciou o seu perfil. 

 

Comece perguntando a si mesmo qual o teu objetivo com essa mudança de posicionamento e como isso pode impactar positivamente o teu negócio. 

 

Você quer atingir algum público específico? Quer atingir um número X de vendas? De faturamento? 

 

Isso tudo precisa estar claro. Pra que tu saiba qual caminho seguir no posicionamento de marca. 

 

E precisa estar claro para você, como proprietário, precisa estar claro para os gestores da sua empresa, precisa estar  claro para os colaboradores e todos os membros das equipes. 

 

Isso porque todos são responsáveis pela imagem da empresa.

 

Vou dar um exemplo: 

 

Quando eu penso no posicionamento que eu, Rodrigo Noll, quero ter nas minhas redes sociais, eu penso em “o que eu quero passar para as pessoas que me seguem?” 

 

Eu afirmo pra você que eu quero passar uma imagem Premium.

 

Quero que a minha empresa, a Base Viral, seja uma empresa premium e é por isso que eu tento alinhar todo o nosso posicionamento nas redes sociais, de acordo com empresas que se posicionam assim também. 

 

Pra isso eu preciso começar mostrando a minha reputação, a minha autoridade naquilo que eu sei fazer, sobre o que eu sei falar. Mostrar o que eu tenho de melhor para que o valor esteja ligado ao nome da minha marca e ao meu nome. 

 

Faz sentido isso pra você? 

 

A tua página na rede social que tu usa deve estar posicionada como uma página referência. Uma página que as pessoas vão buscar quando quiserem saber sobre o seu nicho. 

 

Mostre pras pessoas que tu tem autoridade e sabe falar daquilo. Isso já é um diferencial enorme na forma com que tu se posiciona. 

 

E aqui eu digo “você” como pessoa física ou sua empresa, como pessoa jurídica. 

 

Até porque muitas vezes fica difícil separar os dois. 

 

Então use isso tudo que eu estou te dando de dicas aqui e falando para você e faça as adaptações necessárias para aquele perfil que você usa. 

 

Veja o que se encaixa com a sua personalidade,com a personalidade da sua empresa e com o que você quer transmitir para os seus clientes e seguidores. 

 

Sabe quando você vai até um restaurante, olha o cardápio mas fica confuso pois não sabe como é o prato e apenas lendo o que vem nele, de acordo com omenu, ainda assim não consegue ter noção para tomada de decisão? 

 

É nesta hora que muitas pessoas recorrem ao Instagram do estabelecimento. E sabe por que isso acontece? Porque o melhor cardápio é a rede social. São as fotos, os vídeos, os chamados “reposts” que o perfil faz com os pratos ali em tempo quase real. 

 

Através da rede social você consegue “comer com os olhos”. Consegue ter uma noção melhor e talvez nem precise do nome do prato para fazer sua escolha. Você olha, gosta, mostra para o garçom e faz seu pedido. 

 

Se por acaso o Instagram deste restaurante fosse parado ou até não existisse, provavelmente você continuaria confuso e pode ser que acabasse pedindo algo mais “coringa”. O que impediria você de provar algo diferente. 

 

As redes sociais são como vitrines.

 

Quando tu se posiciona da forma certa, de forma que gere autoridade e reputação, é natural que aquilo que tu mostra se torne um objeto de desejo para as pessoas. 

 

Pode ser um curso, um produto, uma viagem… tudo depende do ramo do teu negócio. 

 

Algumas perguntas básicas para entender isso e começar a se nortear, são:

 

  • O que tu vende?

  • Qual ramo está a tua empresa?

  • Em qual nicho ela se encontra? 

  • Qual público você atende?

  • Quem é sua persona ideal?

 

Pensa aí… 

 

É isso que você tem que entender e ter tudo na ponta do lápis para conseguir fazer com que sua marca, sua empresa, seus produtos no geral se transformem em desejo pra quem está te acompanhando lá. 

 

E para que o seu produto ou serviço se torne desejo, tu precisa agregar valor a ele. Isso você vai fazer lá nas suas redes sociais também. 

 

O “gerar desejo” é algo interno. 

 

Quando uma pessoa quer algo. Ela simplesmente quer. 

 

Mas quando ela deseja algo, ela envolve emoções, sentimentos… e ela vai pensar uma forma de o que ela precisa fazer para conseguir sanar aquele desejo. 

 

É este o sentimento que você precisa aflorar no seu cliente. E você faz isso trabalhando as suas redes sociais.

 

Até porque tu precisa usar ela a teu favor.

 

Tu precisa usar ela como uma alavanca de vendas no teu negócio. 

 

Lembra que eu comentei aqui, em outro texto, sobre o que é uma alavanca de vendas? 

 

Alavanca é algo que você não precisa fazer muito esforço, mas tem resultados enormes através desse esforço.

 

É assim com as redes sociais.

 

Então se pra gerar desejo tu precisa agregar valor. Vamos aprender a agregar valor.

 

Primeiro de tudo tu precisa mostrar que há um diferencial no que tu vende. Isso pode ser feito, por exemplo, com base no amplo conhecimento que tu tem sobre aquilo. 

 

Imagina só, eu fundei a Base Viral e hoje eu posso dizer que sou a maior autoridade em marketing de indicação do Brasil. 

 

Eu posso me posicionar assim, eu tenho essa autoridade de posicionamento e mais do que isso: 

 

Eu sei o quanto eu tenho conhecimento sobre o assunto, o quanto eu tenho diferenciais sobre o marketing de indicação que só quem participa das minhas consultorias vai saber e conseguir botar em prática. 

 

Ou seja, através do meu conhecimento, do meu know how, eu posso mudar meu posicionamento para mostrar autoridade e expertise naquele assunto que eu domino e que é, de certa forma, o meu produto, a fim de que eu agregue valor a ele e ele se transforme em desejo para as pessoas.  

 

Quando você entende isso, é uma chavinha que vira na tua mente e tu vai ver que se posicionar nas redes sociais não é um bicho de sete cabeças. 

 

Basta tu entender o teu público, a tau persona ideal, o teu nicho, o teu segmento, o que tu quer alcançar, quais objetivos quer atingir e como quer que a tua empresa seja vista.

 

Quais sentimentos você quer que as pessoas tenham quando entram nas suas redes sociais?

 

Essas são perguntas chave pra que tu dê o primeiro passo na mudança do teu posicionamento de marca. 

 

Um ponto muito importante pra você saber se está se posicionando de forma certa, é o sentimento de pertencimento.

 

Até porque as pessoas só têm desejo por algo, se elas pertencem aquele mundo.  

 

“Mas Rodrigo, o que é esse sentimento de pertencimento?”

 

O sentimento de pertencimento é o que o teu público, as pessoas que seguem você nas redes sociais, devem ter quando entram no teu perfil, quando olham um post teu pra ter desejo por aquilo.

 

O sentimento de pertencimento é quando tu entra num perfil e entende que aquela pessoa que tá ali vendendo o produto dela, ela pertence ao mesmo mundo que você. 

 

Se você, como empreendedor, não gera o sentimento de pertencimento no teu público, seu cliente ou seguidor do perfil vai pensar: “Bom, se ele não pertence ao mesmo mundo que o meu, ele não consegue entender a minha dor. E se ele não conhece a minha dor ele não consegue resolver isso.”

 

Em outras palavras: “não vou comprar esse produto/serviço porque ele não vai me ajudar em nada.”

 

E isso será um empecilho pra que tu consiga manter ele ali e, futuramente, gerar uma venda pra ele. 

 

Para que esse sentimento seja gerado, é preciso que tu conheça teu público, que entenda como ele se comporta e qual a melhor maneira de falar com ele. Justamente para que dê match entre vocês dois. 

 

É importante saber quais as principais queixas de um cliente quando ele te procura. 

 

E “procurar” aqui não significa só entrar em contato, falar com você, ir até sua empresa para comprar e fechar um negócio.

 

É “procurar” no sentido do simples ato dele te seguir nas redes sociais. Isso já é um sinal.

 

Se ele está ali é porque se identificou com algo e tem alguma “dor” que ele quer curar. Que ele quer parar de ter. 

 

Mostre a ele o quanto o seu produto pode fazer diferença na vida dele. 

 

Como pode ser bom para aquela pessoa adquirir aquilo que tu vende. Mostre os resultados que ela pode ter com aquela compra. 

 

Quando todos esses pontos são alinhados e colocados em prática de tal forma que teu público se identifica e gosta de estar ali, é sinal de que você está no caminho certo. 

 

Entendendo exatamente o que tu busca e quais metas quer atingir com a tua empresa, tu já consegue iniciar um novo posicionamento de marca no teu Instagram, Linkedin, enfim… em qualquer rede social que tu decida usar.

 

Inclusive, como estamos falando de rede social, te convido a me seguir no Instagram. Lá falamos de marketing de indicação, de empreendedorismo, eu dou dicas pra você e sua empresa decolarem e você pegar todo o dinheiro que pode estar deixando na mesa. 

 

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