Os 7 valores da Base Viral e como aplicamos no dia a dia

Os 7 valores da Base Viral e como aplicamos no dia a dia

Conheça os 7 valores da Base Viral, assim como a importância de cada um deles dentro da minha empresa.

Você tem dificuldade em criar valores para sua empresa? Dificuldade em encontrar colaboradores que vestem a camisa do seu negócio? Sente que a cultura e propósitos não estão bem estabelecidos? 

 

Se você respondeu “sim” para uma dessas perguntas, te convido a ler este texto até o final para aprender um pouco sobre a cultura forte da Base Viral, a minha empresa, e como eu aplico ela no dia a dia com os meus colaboradores. 

 

Eu também vou te mostrar como você pode baixar nosso livro de cultura de forma gratuita! 

 

Bom, primeiramente eu quero te lembrar, caso você ainda não saiba e seja novo por aqui, que a Base Viral é uma empresa 100% remota.

 

Nossas equipes ficam espalhadas pelo Brasil e isso não é um problema em relação à gestão porque meus colaboradores entendem a importância de seguir diariamente os valores que nós criamos. 

 

Nossa empresa tem um livro de cultura, no qual estão descritas e explicadas detalhadamente os 7 valores da Base Viral e de que forma eles funcionam na prática. 

 

O administrativo, financeiro, os closers, os SDRs, os BDRs, o marketing… todos os setores trabalham da mesma forma quando falamos dos valores da empresa. 

 

Quando uma pessoa passa por entrevista eu já apresento para ela os 7 valores e converso sobre o quão importante cada um é para ela. Analisando isso eu consigo enxergar se essa pessoa está alinhada ou não ao restante da equipe. 

 

Uma notícia muito boa é que o nosso livro de cultura está disponível para download de forma gratuita! No final deste texto te explicar como baixar. 

 

Primeiro eu quero que você entenda e conheça os nossos valores e a aplicação deles na nossa rotina de trabalho, beleza?

 

Quando eu pensei em criar uma cultura forte pra Base Viral eu uni fatores que eu julgo importantes em relação a: trabalho em equipe, organização, responsabilidade, empatia e qualidade de vida. 

 

O primeiro valor que eu vou falar aqui é o Pole Pole. 

 

Pole pole é uma expressão do idioma suaíli, falado na Tanzânia.

 

Meu primeiro contato com este idioma foi quando escalei o Kilimanjaro, a montanha mais alta da África, em 2018.

 

Por lá existem muitas expressões populares, inclusive o famoso “hakuna matata”, que quer dizer “sem problemas, não se preocupe”. 

 

Em alguns momentos eu ouvia os guias falando “pole pole” e depois que entendi o significado, adotei não somente para a cultura da Base Viral, mas principalmente para a minha vida. 

 

Pole pole significa “direção é mais importante do que velocidade”. 

 

Quando relacionamos com a prática profissional, entendemos que é necessário fazermos uma coisa por vez, sem pressa e bem feito. Nossa preferência é pela consistência, não pela velocidade nas tarefas.

 

No final o que importa é se o resultado almejado foi conquistado. O nosso foco sempre é no resultado e não na tarefa em si. 

 

O segundo valor que vou te apresentar é a comunicação, um dos valores mais importantes e que damos muita atenção principalmente por trabalharmos remotamente. 

 

Nossa comunicação precisa ser excepcional. Não podem haver ruídos ou falhas que comprometam o resultado das tarefas. 

 

Repetimos o que precisa ser feito quantas vezes for necessário porque sabemos que o receptor da mensagem precisa estar 100% ciente da demanda. Assim como o emissor precisa saber que ele é o responsável por passar a informação de forma clara e prática. 

 

Tem uma frase que eu sempre digo e gosto muito, que é: nunca nenhum projeto falhou por excesso de comunicação, só por falta dela. 

 

Se terminamos uma tarefa, informamos a equipe. 

Se estamos atrasados com algum prazo, informamos.

Se alguma informação ou processo precisa ser alterado, comunicamos antes.

 

Procuramos adiantar o máximo de dúvidas possíveis que a pessoa com quem estamos nos comunicando possa ter, assim como deixamos claro todas as informações que ele irá precisar para a execução da demanda.

 

Inclusive, seguimos um checklist de comunicação (que por sinal está no nosso livro também) e se você baixar, vai ter acesso. 

 

Dentro do valor da comunicação nós criamos um documento, o playbook. 

 

O playbook nada mais é do que um arquivo onde estão todas as informações, processos e dúvidas que um colaborador possa vir a ter em algum momento da sua jornada com a Base Viral. 

 

Cada setor e equipe tem seu próprio playbook e isso torna nossa comunicação assertiva.

 

Como não trabalhamos presencialmente, utilizamos muito Whatsapp, e-mail… e todas as mensagens são respondidas. Não deixamos nada passar batido porque sabemos da importância disso para a pessoa que enviou a mensagem.

 

Quando falamos de tarefas e demandas, temos uma regra: definir o que deve ser feito, quem vai fazer e qual o prazo de entrega. 

 

Isso evita refação de trabalho e desgastes com uma comunicação mal feita. 

 

Nosso terceiro valor é o bem-estar. 

 

Acreditamos que as empresas existem para gerar qualidade de vida para as pessoas, e não para tirar isso delas. 

 

A qualidade de vida que eu digo aqui é em relação a todos os nossos stakeholders: clientes, colaboradores, parceiros, fornecedores… todos! 

 

Não acreditamos em empresas que vendem uma coisa e entregam outra. 

Não acreditamos em empresas que promovem o ganha-ganha com fornecedores. 

Não acreditamos em empresas que sugam até a última gota da saúde mental dos colaboradores. 

 

Fazemos o nosso máximo para tornar o momento de trabalho algo prazeroso, harmonioso e saudável. Por isso não aceitamos reclamações e cara feia. 

 

Isso desgasta e acaba com a energia da equipe. 

 

Nosso incentivo é pelo tempo livre, lazer, hobbies, prática de esportes e tudo o que te transfere do profissional para o pessoal a fim de manter um colaborador com a mente e corpo sãos. 

Outro valor que vou falar aqui é a autorresponsabilidade. 

 

Se você me acompanha nas redes sociais já me ouviu dizer que:

 

“Adultos fazem o que precisa ser feito. Crianças fazem apenas o que gostam.”

 

Essa frase engloba tudo o que pensamos sobre autorresponsabilidade. 

 

Mais uma vez: somos uma empresa remota. Eu preciso que meus colaboradores sejam, acima de tudo, responsáveis pelo que dizem e fazem. 

 

Muitas vezes nós fazemos o que não gostamos para chegar nos resultados que queremos. 

 

É assim que funciona e meus colaboradores entendem isso perfeitamente.

 

Todos da equipe dão seu melhor para que a empresa evolua, afinal, eles entendem que essa evolução será boa para eles também. 

 

Eu, Rodrigo, tenho para mim que um bom CEO é aquele que contrata bons colaboradores e simplesmente sai da frente deles, dando alinhamento do que é esperado e liberdade. 

 

Por este motivo e pelo senso de autorresponsabilidade, na Base Viral quem dá o prazo é quem executa a tarefa. Ninguém melhor do que ele sabe quanto tempo aquilo pode levar para ser finalizado e alcançar o resultado esperado, não é mesmo? 

 

Autogestão e responsabilidade sempre!

 

Generosidade: este é mais um valor da Base Viral e gosto de falar sobre ele relacionando com feedback. 

 

Aqui os feedbacks são presentes que damos e recebemos. Sabe por quê?

 

Quando eu dou um feedback para alguém eu faço isso não por picuinha, mas para melhorar o próprio desempenho daquela pessoa dentro da empresa.

 

O contrário também é válido: se eu recebo um feedback, recebo sem reclamar, sem retrucar, sem questionar. 

 

Eu medito sobre aquilo e analiso de que forma posso colocar em prática para melhorar. 

 

Tempo é dinheiro. Cada centavo e cada minuto do nosso dia importa. Por isso praticamos a generosidade entendendo que somos importantes para estarmos ali e que qualquer descompromisso ou falha pode prejudicar outros colaboradores.

 

Nossa escolha sempre será ajudar, auxiliar e direcionar o outro, caso seja necessário. Ninguém perde por ser generoso. 

 

O penúltimo valor é o minimalismo. 

 

Guarde esta frase: os processos existem para nos fazer trabalhar menos. 

 

Depois que você entender isso, você nunca mais vai querer marcar mil reuniões na semana ou criar um monte de pastas e arquivos no seu sistema. 

 

Aqui na Base Viral nós adotamos o conceito minimalista em tudo o que fazemos, desde os processos, até a comunicação. 

 

Se por acaso alguma demanda ou execução ficou atrapalhada e confusa, entendemos que o processo não está prático, simples e eficiente. Sendo assim, ele precisa ser refeito. 

 

Nossos processos precisam ter começo, meio e fim. Não deixamos pontas soltas que podem gerar dúvidas ou dificultar o trabalho.

 

E o último valor que eu quero te apresentar é o coração ensinável. 

 

Esse nome pode soar um pouco estranho, mas quando você entende que a Base Viral é uma empresa de educação, seja ela voltada para vendas, negócios ou comunicação com o cliente, temos a informação como o nosso substrato. 

 

Estudar faz parte da nossa rotina e executar o que aprendemos funciona como um ritual. 

 

Sempre que estudamos um artigo, por exemplo, nos preocupamos em passar essa informação para o restante da equipe. É ensinando que conseguimos ter a certeza de que aprendemos. 

 

Esses são nossos 7 valores e são os valores que eu admiro em cada membro da minha equipe. 

 

E se você ainda não tem uma cultura forte e bem definida na sua empresa, eu te convido a clicar aqui e baixar nosso livro de cultura. 

 

Nele você encontra os valores que eu citei aqui no vídeo e toda a nossa história e trajetória até aqui.

 

Espero que ele sirva de incentivo para que a cultura da sua empresa seja criada ou renovada e que a gestão melhore também. 

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