Como NÃO perder o controle das vendas

 Como não perder o controle das vendas

Se falta organização nas informações das suas vendas e dos seus clientes, você precisa conhecer a ferramenta que eu já utilizo há 10 anos e que mudou o rumo da gestão da Base Viral.

Quão importante é para você, manter suas vendas e uma gestão organizada?

 

Você é do tipo que gosta de ter tudo detalhado, todas as informações arrumadas e controle de tudo o que está acontecendo na sua empresa? 

 

Hoje nós vamos falar sobre uma ferramenta de gestão que eu uso há 10 anos e que mudou completamente a gestão da minha empresa.

 

Como vocês sabem, eu falo pouco sobre ferramentas quando o assunto é o Marketing de Indicação.

 

Mas quando o assunto é a organização de informações da Base Viral, eu não meço esforços para conseguir deixar tudo o mais prático, detalhado e acessível possível para minha equipe. 

 

Quando a equipe consegue visualizar tudo o que ela precisa, ou seja, quando tem organização dentro do setor, ninguém se perde. Nem as pessoas e muito menos as informações e demandas.

 

O fluxo é muito mais constante e com qualidade.

 

Só pra você entender um pouquinho a importância dessa organização, eu vou te explicar, brevemente, como funciona o processo com a equipe de vendas aqui da Base Viral. 

 

Nós temos 3 responsáveis pela parte de vendas: o SDR, Sales Development Representative, o BDR, Business Development Representative, e o Closer. 

 

Basicamente o SDR é o responsável por qualificar os leads inbound antes de enviá-lo para os Closers, que são responsáveis por fechar a venda.

 

Já os BDRs são os responsáveis pela prospecção dos leads outbounds.

 

Então na prática funciona assim: quando é um lead inbound, ou seja, quando é um lead que vem até nós, o SDR é o responsável. Então ele faz uma call rápida com o cliente, a fim de qualificar, né. Fazer as perguntas-chaves para que quando for enviar para o closer, já esteja tudo bem mastigadinho pra ele.

 

Com as perguntas-chave nós conseguimos analisar se é um cliente que chamamos de “Red Flag”, quer dizer, um cliente que precisamos ter atenção porque talvez ele não seja nossa persona ideal.

 

Depois dessa qualificação, o SDR agenda uma call do cliente com o closer.

 

O Closer tem 2 etapas para seguir:

 

1 – Fazer o diagnóstico, para entender melhor as dores e o perfil da empresa

2 – Fechar a proposta, que vai seguir para o fechamento da venda.

 

Quando é um cliente outbound, então o BDR é o responsável. Ele foi atrás, pesquisou em redes sociais, perfis corporativos… tudo isso para entender se é um possível cliente potencial.

 

Se a análise inicial for positiva, o BDR faz o contato, agenda uma call para refinar a qualificação e fazer as perguntas-chave, e passam para os closer. Daí em diante vai seguir o mesmo caminho que eu expliquei do lead inbound.

 

Então este é o passo a passo de como funciona o processo de vendas aqui na Base Viral.

 

Agora, por que é importante falarmos disso quando o assunto central do vídeo é “não perder o controle das suas vendas?”

 

Porque você imagina o tanto de informação que os SDRs, os BDRs e os Closers conseguem com esses clientes desde a primeira reunião? São 3 cargos, com mais de uma pessoa em cada um deles, lidando com um monte de clientes. 

 

Quando a qualificação de um cliente é feita, as informações dele precisam estar organizadas e claras para que os closer entendam tudo o que precisam para não ficarem despreparados na call que eles vão ter com o cliente. 

 

Eles precisam saber os pontos fortes, pontos fracos e objeções do lead.

 

E eu consigo manter essa organização impecável com a ajuda de um
CRM, um Customer Relationship Management, em português: Gestão de Relacionamento com o Cliente.

 

Um CRM é o local onde você vai conseguir deixar tudo separado de acordo com a sua preferência.

 

Então vamos supor que você quer deixar os leads outbound que já responderam, separados dos leads outbound que ainda não responderam. Com um bom CRM você consegue. 

 

Você quer analisar quais leads que você entrou em contato há uns meses mas não teve retorno, para tentar contato novamente. Com um CRM você consegue. 

 

Então você tá entendendo como um CRM facilita a gestão e a vida de uma empresa que tem abundância de informações?

 

Faz 10 anos que eu utilizo o mesmo CRM, o Pipedrive. 

 

Eu não sei se você já ouviu falar no Pipedrive, mas vale muito a pena você conhecer a ferramenta. 

 

É uma ferramenta que você consegue não só controlar as informações, como também melhorar o processo de venda, aumentar a produtividade da equipe, gerenciar todas as vendas, todos os contatos, negócios adicionados, reativar um cliente que estava inativo, data do primeiro contato, data do pagamento que o cliente fez…

 

Uma das coisas mais legais que eu sempre comento do Pipedrive, é que com ele você consegue ter uma previsão do seu faturamento.

 

Com as informações de quais negociações estão começando, quais estão terminando e quais ainda estão na metade do caminho, eu consigo ter uma previsão da receita que eu terei no final do mês.

 

Isso ajuda demais no gerenciamento dos gastos da empresa de forma assertiva.

 

Por exemplo, se eu vejo que em Março estamos com previsão de fechar mais contratos do que a média, ou seja, quando vejo que a meta vai ser batida, eu posso disponibilizar esse dinheiro para um investimento que eu já estava planejando fazer mas estava esperando o momento certo.

 

Assim como o contrário também, se vejo que os contratos estão devagar,  posso procurar meios de cortar gastos e não fecharmos no vermelho.

 

Sem contar que ter até as datas bem definidas e anotadas ajuda a entender o ciclo de vida de cada cliente, que é quanto tempo leva desde o primeiro contato dele, até a tomada de decisão.

 

O Pipedrive é meu companheiro já faz muito tempo, como eu te disse, e hoje ele é um parceiro nosso aqui da Base Viral. 

 

Ele é nosso patrocinador ouro! E essa parceria vai te dar um desconto especial, olha só:

 

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