Entenda a história por trás da maior empresa de Marketing de Indicação do Brasil

99% das empresas brasileiras já venderam porque um cliente a indicou para algum amigo, familiar ou para algum colega de trabalho. Porém somente 2% das empresas brasileiras têm um programa de indicação ativo que estimula, lembra e agradece de forma elegante esses clientes a indicarem ainda mais. 

 

Hoje eu vou contar a história da Base Viral. 

 

A Base Viral é a primeira empresa do Brasil especializada na criação de programas de indicação. 

 

Marketing e vendas por indicação é uma estratégia que utiliza os seus clientes atuais para que você possa vender mais sem precisar gastar mais em anúncios, sem precisar de influenciadores caros e sem precisar dar descontos. 

 

Alguns clientes nossos chamam o Marketing de Indicação de boca a boca 2.0 ou boca a boca digital.

 

É aquela estratégia que a partir de um comportamento natural dos seus clientes, que hoje é orgânico, que é o boca-a-boca, consegue estimular os seus clientes a indicar mais.

 

Quando fazemos isso, temos novas vendas, novos leads e mais lucro. 

 

Isso é Marketing de Indicação. 

 

É um novo canal de vendas ativo que, ao contrário daquele boca a boca que você não pode fazer nada para controlar, o Marketing de Indicação é um canal de vendas que você tem controle. 

 

Algum tempo atrás, mais precisamente 8 anos atrás, eu era diretor de marketing e vendas de um grupo de turismo.

 

Quando eu fui diretor, a primeira coisa que eu fiz quando eu cheguei lá foi tentar entender com os nossos clientes como eles haviam nos conhecido.

 

Eu saí perguntando para cliente, perguntando para os nossos vendedores, fazendo pesquisa… 

 

Bom, eu peguei meu carro e fui visitar os clientes no interior do Estado do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Foi aí que eu descobri que para todos os clientes que eu perguntava, a grande maioria deles tinha me dito “Rodrigo, eu conheci a sua empresa porque eu fui indicado pelo Fulano, pelo Beltrano, pelo Ciclano.”

 

Muitas das minhas vendas, senão a maior parte das minhas vendas,  tinha sido por indicação e a ficha que me caiu é a que vai cair para você agora empresário:

 

“Se eu já vendo tanto por indicação e não faço nada para estimular isso, o que será que vai acontecer se eu colocar um pouquinho de energia e atenção para fazer isso ser um pouco maior e crescer um pouco mais na nossa empresa?” 

Para resumir a história, eu criei o meu primeiro programa de indicação lá naquela empresa. Isso representa, até hoje, 8 anos atrás, 65% da receita Global daquele negócio. 

 

Marketing de Indicação é um assunto que naquela época não era muito falado no mercado brasileiro. Na verdade, até hoje muitas empresas o desconhecem. 

 

O que elas não sabem é que se elas vendem muito por indicação mas não estimulam nem agradecem seus clientes atuais pelas indicações que estão recebendo de forma consistente, elas estão deixando muito dinheiro na mesa!

 

É verdade! Quando comecei a construir aquele programa de indicação eu não esperava chegar aqui onde a gente chegou hoje. 

 

Muitas pessoas como amigos empresários, naquela época me pediram ajuda porque queriam fazer nos seus negócios também. E quando eu vi aquilo começou a tomar corpo. 

 

Mal sabia eu que eu estava criando o mercado do Marketing de Indicação no Brasil! Que por sinal, é um oceano azul até hoje.

 

Resumindo a história mais uma vez, hoje eu sou fundador e criei a Base Viral. A Base Viral existe há 6 anos e é a primeira empresa do Brasil especializada única e exclusivamente em descobrir como fazer para os teus clientes atuais te indicarem mais. 

 

Seja através de alguma recompensa, seja ela não financeira ou financeira, seja através de uma regra bem estruturada, uma regra e faça as pessoas entenderem e saberem como elas podem fazer para indicar mais, seja através de uma comunicação elegante através de determinados canais com a mensagem certa segmentado de forma diferente para quem tem 0 indicações, para quem tem 1 indicação, seja com um mero processo de agradecimentos aos seus clientes satisfeitos que já indicam… 

 

Se você vende por indicação e não tem um programa de indicação ativo é bem provável que você esteja deixando dinheiro em cima da mesa.

 

Consegue imaginar que você pode estar deixando de faturar 10% aí na sua empresa? Às vezes 15%,  30%, 50% ou até mesmo 80% de faturamento novo que está deixando de entrar para você. 

 

A Base Viral é uma empresa de consultoria que atua em cima do Método VPI, o Método Vendas Por Indicação, que é o exato passo a passo que eu e a minha equipe utilizamos para construir todos os mais de 550 cases que a gente tem no momento que eu estou gravando esse vídeo. 

 

O Método VPI consiste em três etapas:

 

1º – A definição da recompensa certa: não basta você inventar ou eu inventar recompensa. A melhor recompensa para o seu negócio é a recompensa que o seu cliente quer. Por isso, todo projeto nosso começa perguntando para o seu cliente o que ele gostaria de ganhar como recompensa de um programa de indicação. 

 

2º – Mecânica clara: afinal de contas, como o seu cliente vai receber essa recompensa? Seja somente por mandar uma indicação qualificada, seja quando essa indicação vire venda, será que ele vai ganhar só uma recompensa ou ele vai ganhar duas, três, quatro, cinco recompensas conforme ele mais indica?

 

3º –  Ativação: quando o programa de indicação fica ativo, de nada adianta você ter uma boa recompensa se os seus clientes não sabem que o programa existe. 

 

Portanto, assim que você definiu a correta a recompensa do programa de indicação e criou uma regra que se encaixe financeiramente dentro dos seus custos de aquisição de clientes, o CAC, você vai criar uma estratégia de divulgação, de desenvolvimento, de otimização deste programa de indicação. 

 

Exemplo: 

 

  • Qual mensagem eu vou mandar para aquelas pessoas que têm 0 indicações?

  • Qual mensagem eu vou mandar para aquelas pessoas que têm 1 indicação?

  • Qual mensagem eu vou mandar para aquelas pessoas que têm 10 indicações?

  • Qual mensagem eu vou mandar para aqueles que são indicados?

  • Com qual frequência essa mensagem vai ser colocada no mercado?

  • Através de quais canais, que a minha empresa já tem, eu vou fazer os meus clientes saberem disso? 

 

Essa é a especialidade da Base Viral. 

 

Se o seu custo de aquisição de clientes só aumenta, se você depende muito de mídia paga e anúncio do Facebook, do Instagram (que inclusive só encarece ano a ano), se você não tem canais de vendas estruturados, se o seu time de venda tem um alto turnover, se você quer aumentar o Lifetime Value, ou seja, o tempo que o cliente fica com você, se você quer atrair clientes mais qualificados, Marketing e Vendas por Indicação é para você!

 

O fato é que fazer um programa de indicação é algo que nós somos muito especialistas 

 

O grande diferencial do Método VPI é que ele não inventa, ele não obriga o teu cliente a querer uma recompensa do programa de indicação.

 

O Método VPI vai no teu negócio, extrai da cabeça do seu cliente, vai na sua planilha financeira e cruza com os seus indicadores financeiros para que possamos criar um programa de indicação único e personalizado para o teu negócio e para a sua persona.

 

Se você quer saber um pouco mais sobre como funciona a consultoria da Base Viral, os nossos serviços, se programas de indicação funcionam para você, quanto de ROI e quanto de resultado você pode ter, faça uma cotação e converse com nossos consultores. 

 

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Empresário e empresária, se você já vende por indicação mas não tem um programa de indicação ativo, você está deixando dinheiro em cima da mesa e chegou a hora de coletar todo esse dinheiro. 

 

E você? Já vende por indicação mas nunca incentivou seus clientes a indicarem? Sente que poderia estar vendendo muito mais através dos seus clientes?

A Base Viral é a primeira consultoria do Brasil especializada na criação de estratégias comerciais de Marketing de Indicação.

Nosso forte é desenhar programas de indicação que transformem o seu cliente no seu melhor vendedor, sem precisar dar descontos e dinheiro, sem precisar aumentar o gasto em mídia e sem pagar comissões pra afiliados e influenciadores.

 

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