O melhor jeito e momento certo para ativar a indicação no teu cliente (sem ser chato)

O melhor jeito e momento certo para ativar a indicação no teu cliente (sem ser chato)

Medo de ser chato: tire esse mito da sua frente e aprenda o jeito e momento certo para ativar a indicação

Então hoje eu vou te explicar um pouco mais sobre qual o melhor jeito e momento certo para ativar a indicação no teu cliente sem ser chato ou deselegante (um medo que muitas pessoas têm).

 

Eu sei que essa é a dúvida de muitas pessoas também, por isso eu trouxe esse conteúdo aqui para o Blog.

 

A primeira coisa que tu precisa entender é a jornada do teu cliente.

 

Então quem está aplicando o programa de indicação precisa entender qual vai ser o momento-chave na jornada do cliente dele, para fazer essa ativação.

 

Temos que ter em mente que não estamos pedindo indicações de forma aleatória. 

 

As indicações estão sendo incentivadas e existe uma recompensa para quem está fazendo isso, ou seja, para quem está indicando. 

 

Então preste atenção: não estamos fazendo isso sem que a outra pessoa também tenha benefício.

 

Além de mapear esses momentos-chave da jornada, que são as comunicações que serão enviadas e solicitadas, por exemplo, como o envio de um whatsapp, o envio de um e-mail, nós também temos outras formas de ativar o cliente lembrando que o programa de indicação existe. 

 

Vamos analisar isso?

 

Bom, nós podemos fazer posts em redes sociais, material físico, mensagens no Whatsapp, SMS, ligação…

 

No caso de clínicas, por exemplo, dá para elaborar um flyer, banner, panfleto ou até mesmo um vídeo passando na televisão da sala de espera. 

 

São coisas simples mas que contém as informações necessárias… isso tudo são jeitos diferentes de tu ativar a indicação. São maneiras que chamamos de “passivas”. 

 

Uma coisa que eu bato muito na tecla aqui com a minha equipe e que eu sei que é passado adiante para todos os nossos clientes é que deve ser explorado o máximo de frequência e de canais, desde que respeite o tom de voz da empresa. 

 

O que eu quero dizer com “respeitar o tom de voz da empresa”?

 

Me responde uma coisa: 

 

Tem alguma empresa que tu recebe e-mail toda semana e não aguenta mais ouvir falar no nome porque já tá te irritando essa frequência? 

 

Com certeza tu pensou em alguma empresa. 

 

Agora pensa comigo: o IFood. 

 

Eu recebo notificações no aplicativo 4 ou 5 vezes por dia!

 

Eu sei que essa frequência depende da localização que tu está, mas a maioria dos usuários do IFood, os “hard users” que são aquelas pessoas que consomem quase que diariamente, que no caso é a persona ideal deles, elas não se incomodam com isso, sabia?

 

Inclusive elas podem até aguardar a mensagem chegar no aplicativo para fazer o pedido porque elas sabem que pode vir um cupom ou um desconto especial em um restaurante que ela usa recorrentemente… 

 

Então o que isso nos mostra? 

 

Nos mostra que cada empresa tem a tua voz e que essa voz precisa ser respeitada. 

 

Não adianta uma empresa querer padronizar usando a régua de outro negócio.

 

Então é sempre importante entender qual é o tom de voz, como é a comunicação com os clientes, quais são os melhores canais capazes de acessar o cliente para não correr o risco de tu criar uma estratégia furada.

 

Tu precisa entender o teu público, a tua persona ideal, o teu cliente, para saber o que é ser chato e o que não é ser chato quando a gente fala de ativação. 

 

Ninguém precisa aderir, obrigatoriamente, a um novo canal de comunicação com o cliente. 

 

Use o que tu já tem. 

 

Whatsapp, por exemplo. Em que momento o cliente usa Whatsapp? 

 

Se o cliente só usa o Whatsapp para acionar o suporte e fazer reclamação, então não é uma boa usar este canal para fazer a ativação do teu programa de indicação, tu consegue me entender?

 

Por outro lado, olhando de forma mais detalhada, se o cliente fez uma reclamação ou se ele acionou o suporte, foi atendido e deu tudo certo, por que não enviar um lembrete ali pra ele de que existe o programa de indicação? 

 

Então tem que ter essa inteligência na hora de mapear os canais e frequência. 

As empresas que são “chatas” ou “deselegantes” na hora de pedir indicação são aquelas que provavelmente erraram o momento-chave para fazer isso.

 

Toda empresa tem uma jornada com o teu cliente e existem momentos dessa jornada em que ele está mais ou menos suscetível a indicar.

 

Um bom exemplo que eu posso te trazer aqui é que na empresa de viagens em que eu trabalhava, o momento-chave era a volta de viagem. 

 

Isso porque era o momento da jornada em que o cliente está em um pico de satisfação elevado.

 

Dessa forma ele estava mais suscetível a me indicar alguém ali de prontidão. 

 

Alguém que ele pensou que também merecia aquele bem-estar que ele estava sentindo. 

 

Lembre-se: a única coisa que tu precisa fazer é perguntar: “sabia que tu pode indicar alguém aqui pro nosso negócio?”

 

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