Como fazer meu cliente indicar mais de uma vez?

Como fazer meu cliente indicar mais de uma vez?

Saiba como fazer teu cliente indicar mais de uma vez sem travar na primeira indicação

Fazer teu cliente indicar mais de uma vez pode parecer difícil no começo isso pode parecer complicado e um bicho de sete cabeças porque entendo que muitas pessoas pensam “nossa, pedir 1 indicação já é difícil, imagina fazer meu cliente indicar mais de uma vez?!”

 

Mas é mais simples do que tu pensa porque a primeira coisa que tu tem que se perguntar é: 

 

O cliente está participando de um programa de indicação em que ele vai ganhar sempre a mesma recompensa no formato “indicou, ganhou” ou ele vai ganhar recompensas diferentes?

 

Quando falamos de “indicou, ganhou”, precisamos de uma criatividade maior para ativar este cliente constantemente porque o prêmio é sempre o mesmo. 

 

Por isso o prêmio de um “indicou, ganhou” tem que fazer sentido ele ganhar várias vezes. 

 

Então vamos aos exemplos, porque eu acho que é a melhor maneira de entender na prática. 

 

Supondo que o prêmio seja uma assinatura da Netflix, a pessoa vai, no máximo, garantir 2 anos e olhe lá, porque no perfil demográfico do Brasil ninguém tem a cultura de pensar tão a longo prazo assim. 

 

Então não faria sentido tantas assinaturas da Netflix. 

 

Agora se é algo que a pessoa vai conquistando todo mês conforme ela vai indicando, faz muito mais sentido. 

 

Ela vai indicar, acumular e pode, por exemplo, ganhar um vale-presente para utilizar no Outback, para utilizar em uma loja que talvez tenha um serviço complementar…

 

Isso é uma coisa que faz sentido tu ganhar mais de uma vez. 

 

Então tu pode (e deve) utilizar da comunicação para fazer o cliente indicar mais lembrando ele que ele pode ter aquela experiência novamente.

 

Então um tipo de mensagem que tu pode mandar ou verbalizar para o teu cliente é: “Fulano, lembra como foi legal tu ir até o Outback um tempinho atrás com tudo pago? Que tal repetir a experiência?”

 

É uma forma de tu ativar e fazer a pessoa indicar novamente. 

 

Agora se estivermos falando de uma escada de prêmios é mais fácil porque tu tem a gamificação. 

 

Desta forma, tu pode falar “Fulano, lembra que tu ganhou o prêmio X?

 

Que tal agora tu indicar outra pessoa e garantir o prêmio Y?”

 

Por exemplo, vamos supor que a tua empresa esteja trabalhando com escada de prêmios no programa de indicação e a segunda recompensa é um kit daqueles suportes almofadados para pipoca e bebida. 

 

Tu pode aproveitar um momento em que esteja chegando o final de semana ou um feriado e focar em ativar as indicações daqueles clientes que indicaram apenas uma vez. 

 

E como tu pode fazer isso?

 

“Fulano, e aí, o final de semana tá chegando, já garantiu teu kit cinema? Faça mais uma indicação e garanta a tempo de curtir aquela estreia que está bombando”

Então a escada de prêmios é bem interessante e ela tem uma facilidade maior, porém, não é nem um pouco inviável fazer no “indicou, ganhou” também.

A questão é sempre lembrar o cliente de como é bom aquele prêmio e o que ele tem a ganhar com aquilo. 

 

O benefício do cliente tem que estar sempre à frente.

 

Nunca vamos pedir para ele indicar primeiro para só depois falar pra ele que ele tem uma recompensa a ser retirada. 

 

Até porque existem programas de indicação em que a recompensa vem só depois da venda.

 

O ciclo da venda acaba sendo um pouco mais longo mesmo e isso pode desanimar a pessoa se ela já começar pensando nisso. 

 

“Indique um amigo e se ele fechar uma venda com a gente, tu ganha X coisa.”

 

Esse tipo de mensagem fara com que ele pense: “Nossa eu vou ter que achar um amigo, vou ter que ver se essa pessoa está a fim, ela vai negociar, não sei se vai dar certo e pode ser que eu nem ganhe. Deixa quieto!”

 

Agora se tu fala para a pessoa, mostra, desperta o desejo dizendo: “ganhe tal coisa fazendo uma indicação” o benefício é tão maior do que o trabalho que a pessoa vai ter da indicação que ela vai querer indicar. 

 

Então, se for um programa de indicação do tipo “indicou, ganhou” procure sempre entender se a recompensa é algo que faz sentido para ele ganhar recorrentemente.

 

Quando tu entende que faz sentido, fica muito mais simples essa ativação da segunda indicação para as próximas. 

 

E se for o caso de uma escada de prêmios com gamificação, é mais simples ainda porque a intenção é que o cliente sempre queira ganhar a próxima recompensa, e a próxima e a próxima. 

 

Aqui eu te lembro de que não é interessante tu já botar o prêmio mais requisitado como a primeira recompensa, ok? 

 

Porque se tu fizer isso, tu acaba com o teu programa de indicação, uma vez que a pessoa vai indicar 1 amigo só, vai ganhar o prêmio mais top e não vai indicar mais. 

 

Então siga essas sugestões que eu tenho certeza que o teu programa de indicação vai bombar e tu vai conseguir fazer com que as indicações só aumentem!

 

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