Metaverso 3 coisas que todo empresário precisa saber sobre essa tecnologia

Metaverso: 3 coisas que todo empresário precisa saber sobre essa tecnologia

Confira 3 melhorias que o Metaverso pode trazer para as empresas e o que todo empresário precisa saber sobre essa tecnologia.

Não é fácil manter as empresas sempre atualizadas e modernas. Por isso, hoje vamos falar sobre a importância do Metaverso na inovação do mundo corporativo.

 

Entendendo o que é essa tecnologia e pra que ela serve fica um pouco mais fácil. 

 

O que é o Metaverso e como ele funciona?

 

O Metaverso é uma extensão do ambiente real. É um espaço online que se deu a partir da junção dos dois ambientes: o real e o virtual.

 

No Metaverso, os usuários conseguem ver, conversar, andar… tudo normalmente. É como se eles estivessem em um ambiente virtual tridimensional. Então eles visualizam as pessoas que estão no mesmo ambiente que eles e conseguem transitar por ali como se fosse o mundo real verdadeiramente.

 

Essa extensão virtual existe graças a muitas outras tecnologias que estão crescendo cada vez mais, como a inteligência artificial, a internet das coisas, as imagens em 3D, a realidade aumentada… 

 

E o fato de muitas empresas terem aderido ao trabalho remoto, ao trabalho online, isso acabou tomando força e ajudou na propagação dessas novas tecnologias. 

 

A tendência é que daqui um tempo, quando o Metaverso estiver mais desenvolvido, ele consiga transmitir, da forma mais fiel possível, a sensação do ambiente real, porém virtualmente.

 

As atividades que forem feitas no mundo real poderão ser feitas virtualmente através do Metaverso e através do realismo que ele proporciona.

 

E aqui entramos  com a 1ª coisa que você, empreendedor, precisa saber desta tecnologia.

 

Já imaginou o quanto de tempo pode ser poupado e também o quanto você pode economizar fazendo reuniões online? Assim como entrevistas, webinars… tudo com um cenário melhorado e até mais moderno que fora do Metaverso.

 

A vida dentro da empresa pode ser muito mais prática com essa tecnologia. E se você tiver dúvida de como o ser humano vai poder visualizar esse ambiente virtual que eu tô te falando aqui, a resposta é: com acessórios específicos. 

 

Acessórios como óculos de realidade virtual, avatares e terras digitais.

 

Avatares são aqueles bonequinhos que aparecem, às vezes, em redes sociais ou em aplicativos de empresas, que simbolizam você como pessoa. Tu pode personalizar ele, colocar a cor do teu cabelo, do teu olho, mudar a roupa… isso é um avatar. 

 

As terras digitais são espaços online em que o Metaverso vai funcionar para transmitir a sensação de um ambiente real.

 

Então que tal entendermos mais a fundo sobre a relação do Metaverso com o nosso mundo?

 

De que maneira o Metaverso se encaixa no mundo empresarial e como pode ser positiva a implantação dele nas empresas?

 

Bom, quando falamos do Metaverso nas empresas, pode ser que tu já pense em algo bem moderno, digital e tudo online.

 

O que você, empresário, precisa saber é que com o Metaverso, os processos acabam ficando mais otimizados devido a realidade que ele proporciona.

 

Por exemplo: uma empresa cuja equipe tem pessoas que moram em diferentes cidades ou Estados. 

 

Vamos supor que uma empresa seja 100% remota, como é o caso da minha empresa, a Base Viral. Aqui na Base Viral todos os nossos funcionários trabalham online e isso funciona dessa forma desde que eu fundei a empresa. Isso será muito útil para nós.

 

Nós temos pessoas de Santa Catarina, de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Paraná… Cada uma delas fica em sua respectiva cidade enquanto todos estamos trabalhando. 

 

Agora imagina que eu queira fazer uma reunião geral, com todos da empresa. 

 

“Ah Rodrigo é só fazer uma call ali, pelo Zoom ou pelo Meet e pronto”. 

 

Sim, poderia ser assim. Mas você já parou pra pensar como seria simular uma reunião? Simular de verdade, numa sala de reunião com todo mundo? 

 

Isso é possível quando a empresa adere ao Metaverso.

 

E como funciona? 

 

Cada funcionário vai ter um óculos de realidade virtual e quando a pessoa bota esse acessório ela já consegue visualizar o ambiente inteiro. Então se eu sou o responsável por fazer uma reunião, as pessoas vão me visualizar ali, numa sala de reunião real, porém, no mundo virtual.

 

Assim como ela também vai visualizar o avatar de cada pessoa, de cada membro da equipe. 

 

Então ela vai ver o bonequinho da Maria, vai ver o bonequinho do João… e é como se todos estivessem dentro de uma sala, em tempo real, conversando ali, de boa. 

 

Mas cada um vai estar na sua casa. 

Os gestores e empresários precisam entender como isso pode facilitar muitos processos. Pode ser considerado até um hack de produtividade, já que melhora a comunicação e a relação entre os colaboradores

No e-commerce o Metaverso pode ser um poderoso aliado nas vendas.

 

Um segundo motivo para implementar essa nova tecnologia nas empresas é que as experiências de compra podem ir além. 

 

O Metaverso pode proporcionar experiências em que os usuários consigam até mesmo acessar ambientes virtuais de centros comerciais.

 

Isso pode ajudar muito na experiência que o cliente terá no seu ato de compra. É um diferencial que as empresas podem proporcionar.

 

Quando pensamos em uma loja de roupas, por exemplo, a experiência de compra pode ir muito além de simplesmente entrar no site, escolher a roupa e finalizar a compra. 

 

Com o Metaverso, o cliente pode entrar em um ambiente virtual, como se fosse o estabelecimento da loja realmente. 

 

Ele pode passear, escolher as peças, ir até o provador, provar uma por uma em seu avatar (que será personalizado desde o início da experiência de acordo com sua altura, peso, cor de olhos, tom de pele, cabelo…) e finalizar a compra. 

 

Além de ser muito mais dinâmico e divertido, é um plus que a empresa oferece ao cliente que melhora a satisfação dele e pode ser até mesmo um ponto positivo para que ele indique o seu negócio. 

 

3º motivo: a interação com seu cliente fica muito melhor! 

 

2 exemplos de empresas que usaram o Metaverso para melhorar a experiência de compra do cliente.

 

 

Lacta:

 

A empresa de chocolates fez uso do Metaverso no final do ano passado, na sua campanha de natal.

 

Ela proporcionou ao cliente um ambiente virtual em que ele poderia realizar as compras de diferentes tipos de chocolates. 

 

Mas não parou aí. No ambiente virtual, o cliente participava de um desafio enquanto fazia suas comprar, em que ele tinha que encontrar trufas e através delas, ganhava descontos. 

 

Pessoal, olha que coisa incrível. 

 

A pessoa poderia ir ao mercado e comprar uma barra de chocolate Lacta. Pronto, a experiência de compra desse cliente acabou ali e a marca poderia estar satisfeita com isso. 

 

Mas porque não utilizar o que a tecnologia está oferecendo? Porque não usar isso tudo a seu favor e mais ainda: porque não usar isso para melhorar a experiência do seu cliente? 

 

Tim:

 

A empresa de telefonia criou um ambiente, através do Metaverso, com outra função.

 

Os clientes entravam e poderiam realizar pagamentos, emitir segunda via de boletos e até contratar um novo plano para o celular.

 

Esses exemplos de empresas super conhecidas, já colocaram essa tecnologia em prática mesmo com o desenvolvimento do Metaverso ainda no primeiro estágio. 

 

Agora se tudo isso já pôde ser feito mesmo sem a tecnologia estar 100% desenvolvida e consolidada, tu imagina tudo o que ainda está por vir com esse novo modelo de negócio que pode fazer parte da tua empresa?

 

É importante você, empresário, saber que é preciso estar sempre atento e por dentro do que as tecnologias estão oferecendo porque quando a gente entende para o que ela serve, a gente consegue adaptar para que seja usada a nosso favor e sempre pensando em melhorar a experiência do nosso cliente.

 

Foi assim com o marketing digital, vocês lembram?

 

Muitas pessoas eram resistentes em comprar a ideia de que o mercado digital poderia vingar e ser algo bom para os empresários e olha aí… 

 

É algo que está em alta e só cresce. 

 

Por isso é essencial pesquisar, procurar saber e se atualizar sempre. 

 

 

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