Mentoria em Marketing de Indicação: Meu objetivo é conduzir você ao sucesso

Mentoria em Marketing de Indicação é o assunto de hoje do blog, para você saber um pouco mais sobre como ajudei a conduzir mais de 300 pessoas ao sucesso

A Mentoria em Marketing de Indicação que eu ofereço aos meus clientes, significa para mim, atualmente, muito mais que um produto.

 

Ela significa a minha contribuição em torno do que eu aprendi durante toda a minha experiência profissional desde muito jovem e que conduziu mais de 300 mentorados a gerar mais de R$ 25 milhões em faturamento como resultado. 

 

É justamente sobre a mentoria em marketing de indicação que eu vou falar neste artigo de hoje. Continue acompanhando.

 

O que é mentoria?

 

Mentoring é um termo inglês, normalmente traduzido como “tutoria”, “mentoria”, “mentorado” ou “apadrinhamento”. 

 

O mentoring é uma ferramenta de desenvolvimento profissional e consiste em uma pessoa experiente ajudar outra menos experiente.

 

O mentor é um guia, um mestre, conselheiro, alguém que tem vasta experiência profissional no campo de trabalho da pessoa que está sendo ajudada. 

 

O mentoring inclui conversas e debates acercas de assuntos que não estão necessariamente ligados ao trabalho. Este processo possibilita o aprendizado e consequente desenvolvimento na carreira do profissional mais jovem.

 

Projetos de mentoring normalmente são responsabilidade do departamento de Recursos Humanos das empresas, e normalmente acontecem quando é prevista a substituição de um funcionário de uma empresa, quer seja por motivos de aposentadoria, quer seja por outro motivo qualquer. 

 

Desta forma, o funcionário que vai se ausentar, poderá transmitir o seu conhecimento ao seu substituto, para que ele possa cumprir de forma eficaz as tarefas que eram da sua responsabilidade.

 

No âmbito da educação, o mentoring também é frequentemente usado. 

 

Alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem são muitas vezes ajudados por um mentor ou tutor, que poderá ser um professor ou mesmo um aluno mais velho que possa orientá-lo e ajudá-lo no seu desenvolvimento.

 

Continue acompanhando que eu vou mostrar a vocês sobre o modelo que eu aplico de mentoria.

 

No entanto, eu quero que você aprofunde mais sobre o termo “mentoria” e como ela vem crescendo exponencialmente no Brasil e no mundo.

 

A atividade de mentoria 

 

A atividade de mentoria vem crescendo de maneira rápida no Brasil e no mundo. 

 

Ao tempo em que os grupos de empreendedores a nível nacional vão se consolidando, mais pessoas vão descobrindo seus potenciais empreendedores e buscam engajamento neste nicho.

 

Seguindo nessa mesma direção, mais e mais profissionais enxergam esses grupos como uma oportunidade de serem didáticos, sobretudo com suas experiências de vida e profissional. 

 

Tanto empreendedores quanto mentores, em conjunto, auxiliam no impulsionamento da economia como um todo.

 

Para se ter uma ideia do crescimento da atividade, procure inserir a palavra “mentor” na busca do Linkedin para ver a quantidade de pessoas que se enquadram.

 

Após pesquisas nacionais e internacionais, além de muita conversa nos bastidores, é possível identificar e classificar as categorias de mentores, como forma de facilitar aos empreendedores a escolha certa para cada tipo de demanda.

 

Porém antes de partir direto para a categorização é importante deixar claro que mesmo sabendo que tipo de mentor um empreendimento precisa, essa escolha deve estar baseada num levantamento criterioso, visando minimizar riscos. 

 

Além disso, há uma grande dúvida que paira na cabeça dos empreendedores quanto à capacitação e qualificação das pessoas para ajudá-los neste tipo de desafio.

 

Isso acontece por conta das denominações de outras atividades de apoio, conhecidas como coaching, consultoria, aconselhamento/advisoring e mentoring.

 

É preciso dizer que, apesar das diferenças sutis entre elas, cada uma tem um papel relevante no mundo dos negócios.

 

Achei um artigo bem bacana do Eduardo Nogueira, presidente da Associação Brasileira dos Mentores de Negócios – ABMEN, que classifica por tipos e categorias as atividades relacionadas à mentoria. 

 

Coach (Coaching)

 

Profissional que conduz um processo (coaching) com foco no desenvolvimento do Ser Humano, equipando-o com ferramentas de planejamento e gestão pessoal para melhorar seu desempenho nos objetivos pessoais, profissionais e empresariais.

 

Consultor Empresarial (Consultoria)

 

É a atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade. Normalmente o consultor atua pontualmente, por tratar-se de um especialista. 

 

É contratado pelas empresas para resolver problemas pontuais que seus executivos não conseguem resolver. É o profissional que dá soluções, que tem resposta para todos os problemas.

 

Aconselhador (Advisoring)

 

O conselheiro é uma espécie de “médico”. É uma pessoa/um profissional que dá sugestões baseadas naquilo que ele acredita, e conhece pela longa experiência, que seria “o melhor” ou “o pior”, dependendo de suas crenças, valores e estrutura de pensamento. 

 

A grande maioria dos eventos de empreendedorismo disponibiliza aconselhadores para ajudar os empreendedores a melhorarem suas abordagens, modelos de negócios e estratégias de pitch e vendas. 

 

Grandes empresas também possuem em suas estruturas de governança conselheiros cujo papel é advertir, propor caminhos e orientação para que as empresas sigam suas jornadas de mercado com mais chances de acertos.

 

Mentor Pessoal (Personal Mentoring)

 

Mentoring é uma relação de acompanhamento, de compartilhamento e de ajuda entre dois indivíduos, o Mentor e o Mentee, cujo objetivo é favorecer a transferência de saber-fazer, de experiências, de valores e o reforço dos laços sociais. 

 

A força do binômio Mentor-Mentee é favorecer a solidariedade para reduzir o isolamento e permitir um desenvolvimento pessoal num ambiente profissional e social em constante evolução.

 

Mentor de Negócios e de Startups (Business Mentoring)

 

Os Mentores de Negócios têm foco no ambiente de negócio, em ajudar empresários, empreendedores iniciantes e executivos a alcançar seus objetivos empresariais e entender do seu próprio negócio, colaborando para encontrar o melhor caminho de solução para problemas e tomada de decisões mais acertadas. 

 

Seu compromisso é com o aprendizado, seja ele individual e/ou organizacional, em relação ao próprio negócio, ao mercado e ao ambiente econômico como um todo. 

 

O mentor de negócios se diferencia do coach e do consultor porque não definem a solução do problema, não se envolvem com as escolhas do empreendedor e não impõem sua visão ou modus operandi.

 

Atualmente no ecossistema de empreendedorismo, inovação e investimento há uma gama de pessoas e profissionais de diversas áreas atuando como mentoria em marketing de indicação, em que momento esses profissionais são importantes? 

 

Pensando no ecossistema como um todo, Mentores de Negócios, Coaches, Consultores e Conselheiros podem atuar de maneira integrada, porque cada um tem um papel relevante em momentos distintos do processo empresarial.

 

No contexto do mentor de negócios, eles hoje já são conhecidos e facilmente identificados nos grupos de empreendedores:

 

Empreendedores ativos 

 

aqueles que estão em processo de desenvolvimento de seus próprios negócios, em alguns programas de incubação ou de aceleração, e que vão para os eventos de ignição de ideias para colaborar com a experiência que já adquiriram;

 

Empreendedores seriais 

 

são pessoas que estão no movimento empreendedor empenhando 100% da sua criatividade para resolver problemas e inovar. Já criaram mais de um negócio, fracassando ou vencendo, e que são convidados para eventos de ignição, bancas e avaliações, contribuindo com suas visões de mundo e suas experiências;

 

Executivos

 

São profissionais de mercado, geralmente de grandes empresas e multinacionais cujos conhecimentos específicos são extremamente úteis para empreendedores que buscam solução de problemas e inovações nas áreas em que eles dominam. Normalmente, são convidados para participar de programas de aceleração, para contribuir em momentos específicos do desenvolvimento de um negócio;

 

Head de Incubadoras e Aceleradoras

 

São os executivos envolvidos diretamente com programas de aceleração e incubação. São altamente experientes em modelagem de negócios. Colaboram com programas de grande envergadura próprios ou de terceiros, principalmente públicos, mas também de outras empresas;

 

Investidores e anjos

 

são pessoas que buscam oportunidades de colaboração direta em empreendimentos com elevado potencial de escala. Normalmente, são convidados a participar de bancas de concursos e a colaborar em processos de aceleração;

 

Empresários

 

são pessoas que alcançaram o sucesso em seus empreendimentos e negócios, adquirindo grande experiência em mercado, política e conjuntura e que se voltam ao ecossistema para aconselhar, transferir know-how e, eventualmente, investir. Normalmente são convidados a participar de bancas de concursos e a colaborar em processos de aceleração.

 

Mentoria em Marketing de Indicação 

 

Entre todos os auxílios de contribuição em torno do que eu aprendi durante toda a minha experiência que conduziu mais de 300 mentorados a gerar mais de R$ 25 milhões em faturamento como resultado, foi justamente através do Marketing de Indicação. 

 

Se a sua empresa deseja espaço no mercado para conquistar o público, é certo que ela precisa buscar atualizações nas estratégias.

 

Uma dessas estratégias é justamente a utilização do Marketing de Indicação, também conhecido como Referral Marketing.

 

Esse tipo de estratégia tenho ganho cada vez mais abrangência quando implementada de maneira bem pensada e estratégica. 

 

Feita de forma assertiva, ela se torna eficiente para qualquer tipo de empresa, seja ela do tamanho e área de atuação que for.

 

O Marketing de Indicação, por definição, é o método de gerar vendas utilizando os seus próprios clientes atuais. 

 

Se os seus clientes estiverem satisfeitos com seu produto ou serviço, a tendência dele indicar a experiência positiva para amigos, parentes e conhecidos é muito grande.

 

Clientes que são indicados têm uma tendência muito maior à retenção e fidelização ao produto e serviço do que outros que vieram de outros canais de vendas.

 

Apesar da eficiência comprovada deste tipo de estratégia, o Referral Marketing é pouco lembrado e usado na hora das empresas conquistarem novos clientes. Isso aqui no Brasil.

 

Isso porque os profissionais de marketing e empreendedores não se deram conta de que ele é um programa e não uma simples campanha ou ação isolada.

 

Um programa de indicações bem planejado pode mudar completamente a história do seu negócio, seja ele voltado ao B2B, B2C de qualquer segmento do mercado de produtos e serviços.

 

E o melhor? Os resultados constantes que ele pode trazer durante anos e anos.

 

Como funciona a minha mentoria em Mentoria em Marketing de Indicação

 

Vou direto ao ponto. O objetivo da minha Mentoria em Marketing de Indicação é fazer você coletar todo o dinheiro que está cima da mesa e vender até 10 vezes mais através da indicação dos seus clientes atuais.

 

Além disso, é conduzir o mentorado e sua equipe na construção de um Programa de Indicação lucrativo, previsível e escalável do zero, sem ter que dar descontos, nem investir em mídia paga e sem usar afiliados.  

 

No primeiro momento, eu faço um diagnóstico completo do seu negócio analisando todo o seu aparato de marketing e vendas para identificar pontos cegos na sua estratégia de aquisição de clientes.

 

Em um segundo momento, esse diagnóstico é entregue junto da melhor estratégia personalizada de criação do seu Programa de Indicações (definindo as corretas recompensas, mecânicas, softwares, canais de ativação e momento chave) com um Plano de Ação estruturado em 4 etapas para que você possa evoluir de maneira independente.

 

Que saber mais como funciona meu método de mentoria com geração de resultados práticos e precisos? Acessa o meu site www.rodrigonoll.com.br e entre em contato.

 

E você? Já vende por indicação mas nunca incentivou seus clientes a indicarem? Sente que poderia estar vendendo muito mais através dos seus clientes? Conheça a mentoria em Vendas Por Indicação com Rodrigo Noll, o maior especialista do Brasil no assunto. Mais de 300 mentorados satisfeitos e mais de R$ 30 milhões colocados no bolso nos seus clientes.

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