Fundamentos do marketing: como relacioná-los com o marketing de indicação e 3 dicas para não ir contra eles

Fundamentos do marketing: como relacioná-los com o marketing de indicação e 3 dicas para não ir contra eles

Como usar os 3 fundamentos do marketing no teu programa de indicação.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o marketing não serve para vender mais, ele serve para valorizar o produto. A venda é uma consequência da geração de valor. 

 

A partir do momento em que o cliente sai satisfeito da tua loja, gostou da experiência e do pós-vendas, a fidelização certamente está feita. 

 

Por isso os fundamentos do marketing são tão importantes: para não errar a mão nesses pontos.

 

O primeiro fundamento que vou trazer para ti é: transformar necessidade em desejo. 

 

Sabe por qual motivo o marketing quer transformar as necessidades em desejos? 

 

Porque as necessidades são racionais. Enquanto os desejos são emocionais e são moldados de acordo com as ações das marcas, das empresas e de propagandas (o que faz com que seja difícil controlar um desejo movido pela emoção.) 

 

Assim acontece quando você usa o marketing de indicação para a escolha de recompensa, por exemplo. 

 

Você pesquisa e vê qual recompensa está mais de acordo com o seu público. O que ele vai gostar de receber? De ganhar pela indicação dele? 

 

Isso o satisfaz.. Ganhar algo que ele gosta, que ele já gostaria mesmo de ter ganhado, deixa o seu cliente feliz e gera nele o desejo de continuar indicando. 

 

Outro fundamento, ou conceito do marketing, é a demanda, que nada mais é do que o ato de uma pessoa buscar o que ela deseja. 

 

Ela começa pensando o que precisa ser feito para que ela consiga adquirir aquilo. 

 

Quando falamos das demandas e relacionamos com o marketing de indicação, conseguimos entender a importância da indicação propriamente dita e eu vou te mostrar o porquê.  

 

Nós sabemos qual demanda está de acordo com nosso produto, certo? A partir do momento que temos isso definido e que o nosso cliente consegue identificar e tornar consciente o seu desejo e o que ele de fato quer, entra a credibilidade da pessoa que faz a indicação daquele negócio. 

 

“Mas como assim, Rodrigo? Não entendi.”

 

Pensa comigo: tu identificou um desejo teu. Tu começa a pensar o que precisa ser feito para conseguir aquilo. A partir do momento em que tu convive em grupos sociais, acaba comentando com pessoas e demonstra, até mesmo sem falar, o que está buscando. As pessoas indicam para ti possíveis lugares onde tu pode encontrar o que deseja. 

 

Bingo!

 

O marketing de indicação está aí. No auxílio que ele te dá através de uma simples indicação quando você pensa em ir atrás do que deseja. Ele te ajuda a suprir as demandas. 

 

Então vamos falar de exemplos. A demanda irregular é quando existem variações na busca em decorrência do tempo. É o que acontece com produtos sazonais. Uma sorveteria é um bom exemplo deste tipo de demanda. No verão, as vendas são disparadamente maiores do que no inverno. 

 

Já parou para pensar então se tu tem uma sorveteria e tu implementa um programa de indicação? Se isso for feito no verão, vai bombar muito mais, entendeu? Já no inverno você também pode fazer, porém acho válido pensar em recompensas mais chamativas para atrair mais o público. 

 

Outro fundamento de marketing que podemos citar são os relacionados ao objetivo do marketing e que aquilo que toda empresa visa: vender mais e vender exatamente o que teu cliente busca e quer.

 

É basicamente você fidelizar clientes, criar relacionamento, aumentar visibilidade, lançar produtos, engajar seu público, crescer em lembrança de marca e educar o mercado. 

 

Aqui eu nem preciso citar todos esses relacionados com o marketing de indicação porque só de lermos os primeiros a gente já vê como que realmente tá linkada uma coisa na outra. 

 

Pensa comigo: o que um programa de indicação visa?

 

Ele visa vender mais, ele visa fidelizar seus clientes, ele visa o engajamento… olha que genial isso! 

 

Os fundamentos do marketing estão diretamente ligados com o marketing de indicação. 

 

Como que o marketing de indicação visa vender mais? Isso é o mais simples: tu tem uma empresa e já conseguiu perceber que algumas vendas tuas são com base em indicações. Já chegaram alguns clientes falando pra ti “ah, eu vim aqui porque fulano me indicou tua loja” ou “ah, eu ouvi falar muito bem daqui por isso eu vim”. 

 

Se tu já sabe que alguns clientes te indicam por livre e espontânea vontade, o que custa incentivar todos os teus clientes a fazerem o mesmo? Não custa absolutamente nada. Essa é a verdade.

 

Quando tu incentiva, eles indicam mais e tuas vendas aumentam. 

 

Por isso que o marketing de indicação visa o aumento das vendas. É como se os teus próprios clientes fossem os teus vendedores. 

 

Com isso, já vem a fidelização de clientes.

 

Quando um cliente te indica, significa que ele gostou do teu atendimento, do teu produto ou serviço… ou seja, de certa forma ele está se fidelizando contigo, com o teu negócio. 

 

E é assim que conseguimos entender como que o marketing de indicação está sempre seguindo os fundamentos do marketing.

 

Então como eu estava dizendo, é importante que as empresas saibam como seguir os fundamentos de marketing e não quebrar esses fundamentos. E pra isso não acontecer, eu vou te dar 3 dicas.

 

Siga essas 3 dicas para não quebrar os fundamentos do marketing no teu negócio.

 

A primeira é: não invente as recompensas!

 

Não tire a ideia da tua cabeça, tire da cabeça do teu cliente! Isso está diretamente relacionado com o fundamento de marketing que visa vender o que teu cliente quer. Se tu não pesquisar, não perguntar pra ele, não vai ter certeza se é aquilo que ele busca. 

 

O mercado está cheio de empreendedores que acham que entendem o que os teus clientes gostam, o que teus clientes querem. Mas  tudo tem mudado com muita rapidez. Não dá pra tomar decisões com base em achismos. A gente precisa ter certeza de que o cliente vai gostar, de que ele quer receber aquela recompensa e que será satisfatório para ele, porque caso contrário, seu programa de indicação pode ir por água abaixo. 

 

Outra dica é: crie regras simples e de fácil entendimento com baixa fricção.

 

Lembra que teu cliente precisa entender direitinho como é a mecânica do programa de indicação. Não queira fazer algo elaborado. O mais importante é funcionar. E pra funcionar, os clientes precisam entender. Tenha em mente que qualquer problema que possa surgir, qualquer dificuldade que eles possam ter, já é suficiente para que eles desistam de indicar.

 

Infelizmente é assim. 

 

E por último: lembre as pessoas de indicar. Elas não vão se lembrar sozinhas.

 

Aqui entra o duplo A. O duplo A é o Agradecer e o Ativar. Se tu não lembrar o cliente que existe um programa de indicação ativo, que ele é recompensado sempre que indica, que isso é gratificante pra ti, ele não vai indicar.

 

Quem não é visto, não é lembrado. E é por isso que é tão importante que tu esteja disposto a lembrar o seu cliente. 

Olha, de verdade, eu amo falar do marketing de indicação! Eu ficaria horas e horas aqui conversando contigo sobre isso. Mas eu gosto também de tirar as dúvidas de vocês, e eu sempre estou abrindo caixinhas de perguntas lá no meu Instagram, então já clique aqui e me segue pra que tu possa participar sempre que tiver.

E você? Já vende por indicação mas nunca incentivou seus clientes a indicarem? Sente que poderia estar vendendo muito mais através dos seus clientes?

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