Canais de aquisição de clientes: quando se tem mais do que uma opção, qual utilizar?

Chegou a hora de você entender a importância de utilizar as 2 (ou mais) opções que você tem de captação de clientes e como o marketing de indicação pode te ajudar com isso.

Recebemos muitas perguntas, diariamente, nos questionando sobre utilizar tráfego pago ou apenas o marketing de indicação… ou então pedindo a nossa opinião sobre a escolha de trabalhar com influenciadores ou afiliados.

 

Sempre respondemos a mesma coisa, a fim de fazer com que você entenda de uma vez por todas que quando se trata de captação qualificada, se deve pensar E e não OU. 

 

Pense na somatória e não na decisão de um ou outro. Por quê não utilizar os 2? 

 

A tua escolha deve ser a soma de todas as maneiras que tu tem disponível para chegar até o teu lead. 

 

Não precisa escolher um ou outro, trabalhe com os dois que você terá resultados ainda melhores! 

 

Mas eu vou te explicar o motivo de eu pensar assim. 

 

É sempre ideal que tu não dependa de apenas um canal de aquisição de clientes. 

 

Supondo que tu utilize apenas o tráfego pago e este meio comece a encarecer cada vez mais, tu acaba não tendo saída: automaticamente o CAC, que é o custo de aquisição de clientes, vai ficando caro ou então tu paga sempre a mais ou precisa parar de utilizar e acaba ficando sem meios de aquisição de clientes, já que havia escolhido apenas este meio. 

 

Em contrapartida, as empresas que utilizam várias formas de aquisição de clientes vão se dar bem, afinal, se isso acontecer, elas não vão estar refém apenas um canal de aquisição.

 

Daí a importância de sempre ter o maior número de canais possíveis. 

 

Se a tua empresa te dá a oportunidade de trabalhar com 3 canais, use todos.

Se tem a opção de utilizar 5, 7, 10 canais, use todos eles também.

 

Entende? 

 

Aqui na Base Viral, por exemplo, utilizamos vários meios de aquisição de clientes. E eu sempre prefiro optar pelo “e” e não pelo “ou”.

 

Vamos a exemplos de empresas bem conhecidas? 

 

Tenha vários canais de aquisição: saiba o porquê de “as maiores empresas do Brasil” serem consideradas as maiores empresas do Brasil?

 

Se você já acompanha nosso conteúdo há um tempo, sabe que eu sempre cito essas empresas devido ao fato delas serem exemplos de canais de aquisição que dão muito certo.

 

  • Ambev. 

 

Uma marca reconhecida por ser a maior empresa de cerveja do Brasil. 

 

Mas você sabe por quê ela é considerada a maior? 

 

Será que é porque ela tem a melhor cerveja? A cerveja de mais qualidade?

 

Você sabe que não. 

 

Aposto que já veio na tua mente algum outro nome de cerveja que você considera melhor do que as que a Ambev distribui.

 

Mas então por qual motivo ela é tão renomada e tão reconhecida? 

 

Justamente por ter muitos canais de distribuição! Esse é o diferencial da marca.

 

Preste atenção no quão genial é isso: aonde quer que você vá, aonde quer que você pare para comprar uma cerveja, vai ter alguma delas que é distribuída pela Ambev. 

 

Não tem jeito. Não tem como fugir.

 

Ela está em todo canto do país. Pode ser uma capital ou um município de 1.000 habitantes no interior de qualquer estado do país. 

 

Pode ser um estabelecimento grande, um posto de gasolina com uma conveniência de beira de estrada ou um bar. 

 

Sempre vai ter um caminhão, um engradado, algum produto ali que vai te remeter a qual marca? Ambev. 

 

É possível adquirir produtos da Ambev em todos os lugares. 

 

Bares, supermercados, conveniências de postos de gasolina, restaurantes. 

 

Outro exemplo de um segmento totalmente diferente é o:

 

  • Banco Itaú. 

 

O Itaú não oferece serviços com 100% de qualidade, nem um atendimento mega satisfatório. 

 

Mas você anda 4, 5 quarteirões e vê uma agência. 

 

Toda cidade tem. Os canais de aquisição de clientes são quase que infinitos. Então você consegue meios de se comunicar com a agência de qualquer lugar que você esteja. 

 

Resumidamente, quanto mais presente você for, mais as pessoas vão te notar. 

 

É aquela velha frase que com certeza você já ouviu: quem não é visto, não é lembrado.

 

E é a mais pura verdade.

 

Estejam sempre na visão do público. 

 

Seja sempre aquela empresa que é a primeira que as pessoas vão lembrar quando pensarem no teu segmento. 

 

“Mas como fazer com que minha empresa seja presente dessa forma?”

 

Através de tráfego pago. 

 

Através de influenciadores. 

 

Através de redes sociais.

 

Através de marketing de indicação. 

 

Quanto mais canais forem utilizados para a aquisição de clientes para o teu negócio, melhor. 

 

Então porque sempre repetimos aqui que o marketing de indicação é um ótimo canal de aquisição de clientes? 

 

Simplesmente porque o marketing de indicação é um dos canais mais baratos que existem para adquirir clientes. 

 

Você praticamente não tem custo com ele e quando precisar gastar, será um valor muito bem calculado para que não ultrapasse o teu budget e o seu Custo de Aquisição de Clientes, o CAC.  

 

“Ah, mas então se é o meio mais barato eu vou investir somente neste canal de aquisição e pronto.”

 

Não. Eu não faria isso. Na minha opinião, aderir ao maior número de canais sempre será a melhor opção. 

 

Pense: qualquer maneira que você consiga colocar em prática a aquisição de clientes, é válida (desde que esteja sendo feito um trabalho bacana e agradável).

 

Então agora que você já entendeu que utilizar vários canais de aquisição é a melhor escolha, vamos falar um pouco sobre como: 

 

 

 

Como o marketing de indicação pode te ajudar, na prática, com os canais de aquisição de clientes?

 

Bom, se você tem uma empresa e sabe que parte das suas vendas é feita devido às indicações, você já consegue entender o quanto a palavra do teu cliente é valiosa, não é? 

 

Eu vou te fazer uma pergunta agora e quero que tu me responda aqui nos comentários desse texto: você já foi em algum estabelecimento comercial, clínica, ou qualquer local que comercializa um produto ou serviço apenas porque algum familiar ou amigo te indicado esse local depois de uma conversa em que você mostrou a necessidade disso? 

 

Tenho certeza que tu já procurou uma loja, pensou em ir, mas aí pediu indicação para uma amiga, um amigo ou familiar e pela indicação deles ser diferente, tu foi na pessoa que eles indicaram.

 

Se sim, me conta aqui nos comentários a situação e já dá uma olhada nos outros comentários para ver como a indicação de alguém pode influenciar na nossa escolha pessoal. 

Isso é super normal! O ser humano a confiar mais nas pessoas do nosso vínculo, é natural.

 

E como a indicação entra nos canais de aquisição que mais fazem sucesso? 

 

Você já ouviu aquela frase “ninguém indica fraldas para quem não tem filhos?”

 

É isso. O ser humano vive em grupos sociais que têm gostos parecidos, estilos de vida parecidos… isso faz com que as escolhas sejam parecidas também. 

 

Escolha de marcas que temos preferência em comprar, escolha de profissionais que optamos por ir… tudo isso porque sabemos que aquela pessoa nos conhece e “se indicou pra mim, me conhecendo, é porque é bom.”

 

“Ah, ela sabe meus gostos, a gente compartilha dos mesmos hobbies, mesmas atividades profissionais… então vai ser ótimo para mim também, é do jeito que eu vou gostar.”

 

A segmentação de grupos sociais, com a indicação, acaba sendo muito mais certeira e seletiva. 

 

Se você tem um estabelecimento que comercializa vinhos e queijos, por exemplo, seus clientes com certeza tendem a te indicar para pessoas que eles sabem que gostam desse tipo de bebida e desse tipo de comida. 

 

Não vão indicar sua empresa para uma pessoa que só bebe cerveja e que mostra não gostar muito de alimentos derivados de leite, como a variedade de queijos que você tem.  

 

Isso já é meio caminho andado no teu canal de aquisição. 

 

As pessoas que chegam até você, ou melhor, até sua empresa, já chegam com brilho nos olhos, já chegam com a certeza de que ali é um lugar que, sem dúvidas, ela vai encontrar coisas do teu agrado, coisas que ela vai gostar. 

 

Essa é a conexão que o marketing de indicação oferece. 

 

A conexão entre o teu cliente e a pessoa que, futuramente, vai se tornar seu cliente também. 

 

O marketing de indicação é capaz de levar até o seu negócio clientes já qualificados, que já chegam com gostos definidos, com vontades definidas e você não precisa ficar mostrando pra ele que aquele produto é bom. 

 

Faz parte da vida dele, da personalidade dele. Isso acaba gerando um ticket maior para o seu negócio também.

 

Olha, eu espero que eu tenha tirado as tuas dúvidas sobre canais de aquisição. 

 

Mas se tu ainda quer me perguntar algo, pode deixar aqui nos comentários, tá bom?

 

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