Este pode ser o motivo do fracasso (ou sucesso) dos programas de indicação

Este pode ser o motivo do fracasso (ou sucesso) dos programas de indicação

Você lembra teus clientes de indicar? A ativação pode te ajudar muito (ou prejudicar, se não feita corretamente) a alavancar teu programa de indicação

Hoje vou te falar sobre o que pode ser motivo de fracasso ou sucesso no seu programa de indicação. Tudo depende de como tu está trabalhando e como está fazendo na prática, sabia?

 

Eu quero te explicar como trabalhar da maneira correta com isso para que seja positivo para tua empresa. 

 

Eu vou direto ao ponto: o motivo do fracasso ou do sucesso dos programas de indicação se resume em 3 letrinhas: S, E, L.

 

SEL significa Saber, Entender e Lembrar.

 

Resumidamente: se os teus clientes não SABEM que o programa existe, não ENTENDEM como ele funciona ou não LEMBRAM de indicar, teu programa vai fracassar.

 

Assim como, se eles SABEM da existência do programa, se eles ENTENDEM como o programa funciona e se eles LEMBRAM sempre de indicar, teu programa vai dar muito certo.

 

Tudo depende da execução.

 

Teu cliente não saber, não entender ou não lembrar do programa faz com que 90% dos programas falhem ou não tenham sucesso.

 

Vamos aos exemplos porque eu acho que assim fica mais didático:

 

NÃO SABER.

 

Tu tá passeando nas redes sociais e viu um post, um storie, ouviu alguém comentar ou até mesmo recebeu uma mensagem do estabelecimento falando sobre o programa de indicação. Porém, tu não sabia que havia um programa ativo. Tu nem sabia que existia um programa de indicação. Ninguém da loja te ligou pra contar, tu ficou sabendo agora por acaso.

 

NÃO ENTENDER.

 

Tu recebeu um e-mail para participar de um programa de indicação do estabelecimento X. Acontece que tu não entendeu muito bem a mecânica e como o programa funciona. As informações ficaram confusas e fica difícil de participar sem entender. Então tu tem duas opções:

 

1 – Procurar saber sozinho

2 – Entrar em contato com a equipe da empresa para entender. 

 

Provavelmente, se tu precisar fazer uma dessas duas opções, tu vai desistir de participar do programa. 

A mecânica do programa de indicação tem que ser simples, clara, fácil de entender. Se der trabalho para a pessoa, ela vai desistir.

 

NÃO LEMBRAR

 

Tu até sabia da existência de um programa de indicação daquela empresa, mas com a correria tu acabou esquecendo de participar e não lembrou de indicar ninguém.

 

Como tu ficou sabendo e depois ninguém mais entrou em contato lembrando tu de fazer isso, tu também não lembrou. 

 

Isso acontece porque se tu não receber chamadas de ativação para as indicações, não vai lembrar por conta própria. 

 

Isso é normal!

 

A correria faz com que a gente esqueça de muitas coisas. 

 

Por isso essas 3 coisas simples devem ser tratadas com o máximo de atenção. Porque da mesma forma que elas podem ajudar teu programa decolar, se feitas corretamente, também podem afundar ele se não cuidarem como devem cuidar. 

 

Seja uma empresa que preze pela comunicação em abundância para que teus clientes estejam sempre cientes de tudo o que está acontecendo e possam participar ativamente.

 

Lembre-se: o saber, entender e lembrar do teu cliente pode ser o motivo do fracasso ou do sucesso do teu programa de indicação. 

 

Tu, como gestor de uma equipe ou dono de uma empresa, mantenha o teu cliente sempre atualizado e por dentro dos programas e ações que tua empresa coloca em prática porque eles são os principais participantes. 

 

Não adianta nada tu não trabalhar direito e depois reclamar que o programa não funciona.

 

Se lembre sempre do quanto é importante seguir estes passos para ter muito sucesso no teu programa de indicação. 

 

Gerencie a tua equipe e o passo a passo do programa com o único objetivo de que tudo fique claro para os clientes. Quando surgem dúvidas em relação a como participar, onde indicar, qual é a recompensa… o cliente pode desistir de participar.

 

Então foque no SEL, ou seja: saber, entender e lembrar para entregar um programa de indicação simples e prático para que toda a tua base participe com sucesso. 

 

A ativação é um dos 3 pilares do método VPI.

 

O Método VPI (Vendas Por Indicação) foi criado por mim para automatizar e facilitar a criação de um programa de indicação.

 

A chave para conseguir mais indicações e aumentar as vendas no teu negócio é a criação de um programa de indicação.

 

Um programa de indicação é algo baseado completamente em estratégia. Cada etapa, cada decisão deve ser feita de maneira calculada, consciente e estratégica.

 

Então para facilitar essas tomadas de decisão, eu criei o método VPI.

 

E vou aproveitar o gancho e falar brevemente sobre os 3 pilares:

 

1º pilar: recompensa certa.

 

Qual será a recompensa que tu vai oferecer ao teu cliente em troca de indicações? Terá apenas uma recompensa, ou será uma escada de prêmios? Lembrando que ela deve caber no teu CAC! Estes são todos pontos que devem ser decididos com extrema atenção.

 

Aqui eu abro um parênteses pra falar que o CAC é o Custo de aquisição de clientes, que eu também já ensinei tu a calcular, beleza? 

Se tu ainda não sabe, clique aqui.

 

Então vamos lá, o segundo pilar é a mecânica clara.

 

Tu também irá recompensar o cliente indicado, ou apenas o indicador?

A recompensa será para toda indicação, ou apenas para aquela que gerar vendas? 

 

Dependendo do teu formato de negócio, a mecânica do teu programa de indicação também muda!

 

E o 3º pilar mas não menos importante é a ativação frequente.

 

Como teus clientes irão saber da existência do teu programa de indicação?

Serão todos os teus clientes que terão acesso a ele?

Quais os canais que tu irá divulgar teu programa de indicação, e como tu fará isso? 

 

Essas são decisões tomadas na terceira etapa do Método VPI e esses são basicamente os pontos principais que são abordados.

 

O AGRADECIMENTO e a ATIVAÇÃO, que é o que eu chamo de Duplo A, são as principais estratégias para teu programa de indicação fazer sucesso. 

 

“Mas como fazer isso e aperfeiçoar ainda mais a ativação com meu lead?”

 

Então preste atenção: é preciso se certificar de que o teu cliente sabe da existência do programa, e principalmente que ele entenda como é a mecânica.

 

O lead precisa ser lembrado, com frequência, de fazer a indicação. 

 

“Mas Rodrigo, como eu vou lembrar ele sempre??”

 

Simples, utilizando todos os canais de comunicação que tu tem com teu público.

 

Pode ser uma mensagem no WhatsApp, um e-mail, uma ligação… qualquer maneira que tu consiga chegar até teu cliente para ativar nele a indicação. 

 

Uma simples mensagem como: “Olá João! Acabamos de receber em nossa loja o José. Ele comentou que veio por indicação tua. Ficamos muito felizes com isso e quero te agradecer por ter nos indicado. Isso é muito importante para nós, viu? Pode continuar indicando que sempre atenderemos com muito carinho e atenção.
Para facilitar para ti, pode enviar as próximas indicações neste WhatsApp aqui. Vou enviar abaixo nosso e-mail e telefone fixo também. Mais uma vez obrigada pela preferência e indicação. Tenha um ótimo dia!” 

 

Um contato assim pode despertar ainda mais a motivação do teu cliente em continuar indicando.

 

Lembre sempre do que eu digo: é muito mais fácil conseguir uma indicação de quem já indicou do que conseguir uma indicação de quem nunca indicou.

 

Então monte agora um roteiro teu com esse exemplo, utilize mais dos teus canais para ativar os clientes e coloque em prática hoje mesmo.

 

 

 

 

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