Como fazer meu cliente indicar mais de 1 vez?

Como fazer meu cliente indicar mais de uma vez? 

Entenda como fazer teu cliente indicar mais de uma vez e não travar na primeira indicação

Hoje tu vai aprender como fazer teu cliente indicar mais de uma vez e não parar na primeira indicação. 

 

Isso pode parecer complicado e um bicho de sete cabeças porque entendo que muitas pessoas pensam “nossa, pedir uma indicação já é difícil, imagina fazer meu cliente indicar mais de uma vez. Eu não quero ser chato e deselegante!”

 

Mas é mais simples do que tu pensa porque a primeira coisa que tu tem que entender é: o cliente está participando de um programa de indicação em que ele vai ganhar sempre a mesma recompensa no formato “indicou, ganhou” ou ele vai ganhar recompensas diferentes?

 

Quando falamos de “indicou, ganhou”, a gente precisa de uma criatividade maior para ativar este cliente constantemente porque o prêmio é sempre o mesmo. 

 

Por isso que o prêmio de um “indicou, ganhou” tem que fazer sentido ele ganhar várias vezes. 

 

Então vamos aos exemplos porque eu acho que é a melhor maneira de entender na prática. 

 

Supondo que o prêmio seja uma assinatura do Netflix, a pessoa vai, no máximo, garantir 2 anos e olhe lá, porque no nosso perfil demográfico, aqui no Brasil, ninguém tem a cultura de pensar tão a longo prazo assim. 

 

Então não faria sentido tantas assinaturas do Netflix. 

 

Agora se é algo que a pessoa vai conquistando todo mês conforme ela vai fazendo as indicações e se torna cumulativo, aquilo faz sentido para ela, por exemplo um vale-presente para utilizar no Outback ou para utilizar em uma loja que tenha um serviço complementar. 

 

Isso é uma coisa que faz sentido tu ganhar mais de uma vez, então tu pode e deve utilizar da comunicação para fazer o cliente indicar mais (lembrando ele que ele pode ter aquela experiência novamente).

 

Então um tipo de mensagem que tu pode mandar ou verbalizar para o teu cliente é: “Fulano, lembra como foi legal tu ir até o Outback um tempinho atrás com tudo pago? Que tal repetir a experiência?”

 

É uma forma de tu ativar e fazer a pessoa indicar novamente. 

 

Agora se estivermos falando de uma escada de prêmios é mais fácil ainda porque tu tem a gamificação, então tu pode falar “Fulano, lembra que tu ganhou o prêmio X? que tal agora tu indicar outra pessoa e garantir o prêmio Y?”

 

Por exemplo: vamos supor que a tua empresa esteja trabalhando com escada de prêmios no programa de indicação e a segunda recompensa é um kit daqueles suportes em almofada para pipoca e bebida. 

 

Tu pode aproveitar um momento em que esteja chegando o final de semana ou um feriado e focar em ativar as indicações daqueles clientes que indicaram apenas uma vez. 

 

E como tu pode fazer isso?

 

“Fulano, e aí, o final de semana tá chegando, já garantiu teu kit cinema? Faça mais uma indicação e garanta a tempo de curtir aquela estreia que está bombando”

 

A escada de prêmios é bem interessante e ela tem uma facilidade maior.

 

A questão é sempre lembrar o cliente de como é bom aquele prêmio e o que ele tem a ganhar com aquilo. 

 

Resumidamente:  

 

O benefício do cliente tem que estar sempre à frente. Nunca vamos pedir para ele indicar primeiro para só depois falar pra ele que ele tem uma recompensa a ser retirada. 

 

Até porque existem programas de indicação em que a recompensa vem só depois da venda. O ciclo da venda acaba sendo um pouco mais longo e isso pode desanimar a pessoa.

 

É como um “Indique um amigo e se ele fechar uma venda com a gente, tu ganha X coisa.”

 

Ele com certeza vai pensar “Nossa eu vou ter que achar um amigo, vou ter que ver se essa pessoa está a fim, ela vai negociar, não sei se vai dar certo e pode ser que eu nem ganhe. Deixa quieto!”

 

Agora se tu fala para a pessoa, mostra, desperta o desejo dizendo: “ganhe tal coisa fazendo uma indicação” o benefício é tão maior do que o trabalho que a pessoa vai ter da indicação que ela vai querer indicar. 

 

Então se for um programa de indicação do tipo “indicou, ganhou” procure sempre entender se a recompensa é algo que faz sentido para ele ganhar sempre.

 

Quando tu entende que faz sentido, fica muito mais simples essa ativação da primeira indicação para as próximas. 

 

E se for o caso de uma escada de prêmios com gamificação, é mais simples ainda porque a intenção é que o cliente sempre queira ganhar a próxima recompensa, e a próxima e a próxima… 

 

Aqui eu te lembro de que não é interessante tu já botar o prêmio mais requisitado como a primeira recompensa, ok? 

 

Porque se tu fizer isso, tu acaba com o teu programa de indicação porque a pessoa vai indicar uma vez, vai ganhar o prêmio mais top e não vai indicar mais. 

 

Então siga essas sugestões que eu tenho certeza que o teu programa de indicação vai bombar e tu vai conseguir fazer com que as indicações só aumentem!

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