Aprenda de uma vez por todas como escalar a sua empresa sem gastar mais dinheiro ou perder a lucratividade.

Quando falamos de escalar uma empresa, geralmente as pessoas pensam em gastar mais ou investir uma grana absurda em coisas que tu não sabe ao certo se vão funcionar mesmo. Mas eu vou te ensinar como escalar a sua empresa sem gastar mais dinheiro.

 

Tu não sabe se é um hack do momento que as pessoas estão buscando ou não, então pode gastar com algo que talvez não compense pra ti e pro teu negócio.

 

Então para você escalar, de fato, uma empresa, você não precisa necessariamente gastar rios de dinheiro em uma nova tática. Não precisa arriscar muito ou até mesmo, como muitas pessoas fazem, arriscar quase tudo o que tem pra ver se vai dar certo. 

 

Tu pode trabalhar com o óbvio. O óbvio também dá dinheiro.

 

Desenvolver o que já tem é a melhor opção.

 

E isso é uma coisa que as empresas dos Estados Unidos já aprenderam. 

 

Empresas como a Tesla, Amazon, Dropbox… empresas gigantes já entenderam que o pós vendas é o novo vendas. Só faltam as nossas empresas, aqui no Brasil, fazerem o mesmo. 

 

Então ao invés de você sair correndo atrás de clientes que muitas vezes nem são como você deseja, nem são sua persona ideal, que tal atrair esses leads através da sua própria base, ou seja, utilizando os clientes ativos que você já tem?

 

Você tem o poder de vender ainda mais para os clientes que já são seus. Assim como tem o poder de conseguir mais clientes através desses que já fazem parte da sua carteira. 

 

Você pode fazer muito com o que já tem nas mãos sem precisar correr atrás de novos clientes.

 

É só observar e entender como anda o seu negócio. E existem várias formas de você fazer isso.

 

O pós vendas aborda várias estratégias e uma delas é o marketing de indicação, claro! 

 

Basicamente, o marketing de indicação usa seus clientes atuais para atrair mais clientes. Então ao invés de você sair correndo atrás deles, seus clientes vão fazer isso por ti. Eles serão teus vendedores! (e afirmo: eles são os seus melhores vendedores)

 

E aqui eu abro um parênteses pra te lembrar que isso tudo que estamos falando aqui é diferente de afiliados, beleza?

 

Eu sempre explico isso porque é normal as pessoas confundirem. Mas são coisas diferentes.

A diferença entre marketing de indicação e afiliados.

 

Quando a gente fala de afiliados, falamos de empreendedores que precisam desembolsar uma parte do ganho para dar ao afiliado, que, claramente, se filiou ao produto e ajudou na divulgação e na venda dele.

 

No marketing de indicação tu não faz isso. Tu não paga para eles trazerem mais clientes para tua empresa. Tu oferece uma recompensa.

 

Pode ser uma recompensa apenas para quem indicou, pode ser uma recompensa apenas para quem foi indicado ou até mesmo uma recompensa para cada um, tanto quem indicou quanto para quem foi indicado.

 

E vale lembrar que a tua recompensa não precisa ser algo extremamente caro. Não precisa ser um iphone, não precisa ser dinheiro e nem desconto.

 

Pode ser um produto complementar, por exemplo. Há muitas opções!

 

O marketing de indicação é um dos canais de aquisição de clientes mais baratos que existem. Mas o empreendedor brasileiro ainda não percebeu isso.

 

Como ele não conhece muito bem e ainda não sabe o poder que tem, ele não investe nisso, não gasta energia com essa ferramenta incrível. 

 

Cara, pensa comigo, empresas como a Tesla, a Amazon, Dropbox, AirBnb, Uber, todas essas empresas gigantes compraram a ideia, contaram com o marketing de indicação para aumentar as vendas e dobrar, triplicar teus clientes e deu certo! Por qual motivo você teme que não dê certo com a sua empresa?

 

Infelizmente as empresas brasileiras estão atrás nesse ponto. Elas ainda não descobriram o poder que realmente há nesse método.

 

Falta eles enxergarem que o marketing de indicação é a forma mais barata de atrair clientes para tua empresa. 

 

E eu não cito só o marketing de indicação não, viu? Assim como elas também demoraram a entender que o marketing digital é o futuro e que é necessário se posicionar nas redes sociais e na internet como um todo. 

 

A partir do momento que o brasileiro descobrir isso, ele vai dar um passo a mais e vocês lembrarão de mim, rs.

 

Sem contar que existem muitas outras estratégias que podem ser aplicadas ao teu negócio que podem fazer com que ele cresça sem gastar mais dinheiro ou perder a lucratividade. 

 

Vamos entender um pouco sobre isso?

 

Upsell: a alavanca de vendas que pode te ajudar a subir a régua dos seus clientes e vender mais.

 

O upsell é uma alavanca de vendas.

 

“O que é uma alavanca de vendas, Rodrigo?”

 

Alavanca, ao pé da letra, é algo que tu faz pouco esforço e tem um resultado enorme. 

 

E é assim que traduzimos nas vendas também. É uma estratégia que tu usa, que não faz muito esforço na utilização e execução, mas que gera muito resultado. 

 

Essa alavanca consiste em vender, para o mesmo cliente, algo mais caro.

 

No caso, mais caro do que o que ele chegou buscando, entende?  Porque quando tu tem um cliente na sua empresa e ele sai de lá satisfeito, a chance de retornar para comprar mais vezes de ti é maior. 

 

Afinal, se ele teve uma boa experiência na primeira compra, porque ele não pode comprar novamente?

 

Entendendo que teu produto tem qualidade, agrada ao público e é útil para ele, haverá o interesse em comprar de novo. É natural do consumidor isso.

O upsell é uma alavanca capaz de sanar o problema do teu cliente, porém com um produto/serviço de maior valor.

 

Vou dar um exemplo pra você entender melhor:

 

Tu tem uma empresa que vende vinhos. Um cliente chega pela primeira vez lá e compra um vinho de valor mediano. Não pega o mais barato e nem o mais caro. E é fácil compreender a escolha dele porque ele não conhece teu produto ainda. Ele não quer gastar um valor muito alto em algo que ele ainda não sabe se vai valer a pena nessa primeira compra.

 

Passou um tempo e ele voltou.

 

Ele gostou do vinho e viu que é bom. Essa é a chance de tu fazer o upsell. 

 

Mostre pra ele que um vinho mais caro pode valer mais a pena. Agregue valor ao produto até que ele não questione o preço. 

 

Ele vai sair de lá com a compra feita, vai comprar o que ele foi atrás porém o upsell foi feito com sucesso. 

 

Você fez com que a “dor” dele fosse sanada, só que com um produto de maior valor. 

 

Os empresários precisam observar teus clientes. Ficar de olho nisso. Prestar atenção nos clientes atuais porque eles podem fazer muita coisa com vocês se tu incentivar ele da maneira correta e no momento certo.

 

É dessa forma que o marketing de indicação pode escalar a tua empresa. 

 

Invista nisso e gaste pouco. Você vai acabar conhecendo muito mais o seu cliente e pegando todo o dinheiro que você estava deixando na mesa.

 

 

E você? Já vende por indicação mas nunca incentivou seus clientes a indicarem? Sente que poderia estar vendendo muito mais através dos seus clientes?

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