5 tipos de recompensas que podem ser usadas em um programa de indicação

5 tipos de recompensas que podem ser usadas em um programa de indicação

Conheça 5 tipos de recompensas para colocar no seu programa de indicação.

Como vocês podem ver, hoje vamos falar sobre 5 tipos de recompensas que podem ser utilizadas em um programa de indicação. 

 

Porém, esta é somente a primeira parte desse conteúdo. 

 

Serão 3 textos completos nos quais abordaremos os 14 tipos de recompensas que podem ser utilizadas em um programa de indicação. 

 

Então após essa leitura, já corre para o próximo e anote tudo, beleza?

 

Este é o primeiro vídeo de uma série bem bacana que eu e minha equipe preparamos pra você: 

 

Então hoje eu vou falar de 5 recompensas e vou dar alguns exemplos também de como elas foram aplicadas em cases de sucesso pra você entender melhor como é na prática e poder iniciar essa escolha no seu negócio e no seu programa de indicação. 

 

É importante que tu saiba que não adianta pegar um exemplo que eu vou dar aqui e fazer igual pra tua empresa. O igual não funciona.

 

Tu precisa conhecer seu público e principalmente o gosto dele. 

 

Precisa saber o que seu cliente gostaria de ganhar. E pode ser que o cliente que eu exemplifique aqui seja totalmente diferente do seu mesmo vocês sendo do mesmo nicho. 

 

Lembre-se: O nicho não define sua recompensa. Quem define é o seu cliente.

 

Então não copie. Pergunte para o seu cliente, ok? 

 

1º tipo de recompensa: produto grátis

 

É o mais simples de todos e o nome já explica bem o que ele é e pode-se dizer que ela sempre funciona e tem boa aceitação pelo público.

 

Então supondo que tu tenha uma loja de lingerie, por exemplo, tu presenteia o seu cliente com o mesmo produto que ele adquiriu, de forma grátis mesmo. Então tu dá mais uma lingerie pra ele e eu tenho certeza que ele vai gostar. 

 

A 2ª ideia de recompensa são: brindes. 

 

Aqui pode ser que tu já pense naquelas coisas mais clichês, como chaveiros, canetas, bloco de notas… e eu chamo tua atenção pra uma coisa: 

 

O brinde precisa estar relacionado com a tua persona, ele precisa ter a ver com o seu negócio, com o produto principal que tu vende.

 

Então não adianta ser algo comum, que toda empresa sempre dá, se não tem a ver com o seu lead.

 

Se ele não quer aquilo ou se vai ser só mais uma coisa que ele vai ganhar, botar numa gaveta e pronto. 

 

Pense em alguma coisa útil pra ele. Algo que faça jus ao seu segmento, ao seu serviço/produto e ao cliente principalmente.

 

Case de sucesso: The Hustle

 

Um case de sucesso que eu posso trazer como exemplo que utilizou o brinde como recompensa, é o case da The Hustle, que é uma newsletter. 

 

Como a The Hustle fez? 

 

Ela pediu para que seus clientes fizessem indicações e em troca disso ela dava camisetas, adesivos, bonés, casacos… e esses brindes foram escolhidos com base em pesquisas da persona ideal da The Hustle. 

 

Ela é uma newsletter para pessoas nerds, curiosas, que curtem coisas mais descoladas e divertidas.

 

Desta forma, eles focaram em coisas relacionadas ao público e à marca também. 

 

Os brindes podem funcionar para qualquer tipo de negócio, assim como o produto grátis, que eu falei anteriormente.

 

O 3º tipo de recompensa que você pode usar no seu programa de indicação é: conteúdo exclusivo. 

 

Ele pode ser usado em vários negócios diferentes, como quem oferece um serviço ou por profissionais liberais.

 

O conteúdo exclusivo pode ser usado para intensificar um lançamento de produtos digitais em uma infinidade de segmentos. 

 

Basicamente é quando tu recompensa o seu cliente que indicou com um conteúdo exclusivo ali pra ele, como algo “VIP”.

 

Pode ser um produto que tu ainda não lançou e que tá oferecendo só pra quem participa do programa de indicação em primeira mão, entendeu? 

 

Pode ser até um produto que você não trabalha diretamente, mas que está ligado a sua persona ideal, ao ramo que você atua e que você conseguiu trazer para sua empresa apenas para quem participa do programa de indicação. 

 

Então você não vende aquilo, mas quem indica ganha e tem exclusividade.

 

Essa ideia de recompensa é bem legal para eventos também. 

 

Entenda como os conteúdos exclusivos podem ser colocados em prática em um programa de indicação.

 

Por exemplo, você trabalha com eventos ou vai fazer algum evento. A regra é: quem participar do programa de indicação ganha ingressos ou mais tempo do que o oferecido popularmente para estar naquele evento.

 

Pode ser também um acesso VIP, um voucher de fotos para usar no dia com fotógrafos que estarão por lá… enfim, use a criatividade para oferecer esse conteúdo exclusivo pro seu cliente. 

A 4ª recompensa são: cupons de desconto. 

 

Pode parecer batido já, né? Mas faz muito sucesso porque as pessoas gostam de desconto e quando você dá isso sem que elas peçam é melhor pra ti e para ela também. 

 

Geralmente é mais indicado para lojas físicas ou lojas de aplicativos em que 5, 10 reais faz muita diferença na hora de fechar a compra. 

 

São negócios de consumo rápido em que o cupom de desconto pode ajudar na tomada de decisão de compra ali. 

 

Então aqui vai uma ideia pra essa recompensa: se você tem uma empresa que vende produtos ou serviços que você acha que se encaixa, pode oferecer 10 reais de desconto para ele utilizar em uma próxima compra. 

 

Ou tu pode oferecer um valor menor e fazer com que esta recompensa seja cumulativa até determinado valor. 

 

Supondo que tu vá oferecer 5 reais de desconto, se o cliente indicar 2x ele ganha 10,00.

 

Ele pode indicar sempre, mas o máximo que ele consegue de desconto é 30 reais, que totalizam 6 indicações (um número muito bom, por sinal).

 

Essa é só uma ideia de como tu pode personalizar a tua recompensa. Ou melhor, personalizar a forma com que tu vai entregar essa recompensa. 

 

Como o AirBnb cresceu utilizando os créditos como recompensa no seu programa de indicação.

 

A 5ª e última dica de recompensa que eu vou sobre são: créditos. 

 

E eu já vou começar te explicando como ele se diferencia do desconto, afinal, as pessoas podem confundir ou até achar que são a mesma coisa. 

 

O desconto acaba gerando uma desvalorização, de redução de ticket. 

 

Enquanto o crédito pode até causar um efeito contrário a isso. 

 

Então é como se a empresa dissesse: “Olha, tô deixando 20 reais aqui pra você de crédito” e quando a pessoa vai usar esse crédito ela geralmente bota mais dinheiro, o que gera um efeito de aumento de ticket. 

 

Isso, de certa forma, impulsiona a comprar. 

 

Vamos lá, tu entra num site de uma loja que tu gosta e já aparece pra ti que tu tem 20 reais de crédito pra usar como quiser. 

 

Provavelmente isso vai ativar uma luz na sua mente do tipo “olha, você já tem 20 reais, pra comprar aquilo que tu queira faltam só x reais, aproveita!”

 

Então dificilmente a pessoa vai gastar só o valor do crédito, ela vai acabar gastando um pouco mais.

 

Esse tipo de recompensa já foi e ainda é bastante utilizada pelo Airbnb, uma plataforma digital que tu consegue alugar desde espaços individuais até casas por um determinado tempo que tu mesmo escolhe. 

 

Então tu usa o Airbnb, indica pra um amigo e ganha um valor em créditos para usar numa próxima vez. 

 

É bem bacana para quem quer recompensar o cliente mas não quer dar desconto. 

 

O crédito desvaloriza menos o produto. 

 

As 5 ideias de recompensa são essas, porém ainda faltam 9 que você pode conferir.

 

Fique de olho aqui que logo traremos mais tipos de recompensas.

 

 

 

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