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Como colocar em prática o Marketing de Indicação por meio das redes sociais

Uma das vantagens do marketing de indicação é a capacidade dele se adaptar a diferentes estratégias de negócios. Por isso, se você gerencia ou é dono de algum empreendimento, é muito importante colocá-lo em prática quanto antes. Principalmente se o seu objetivo é ter uma presença mais fortes nas redes sociais.

Sem dúvida, esse é o canal onde o marketing de indicação que tem maior eficácia e facilidade para ser desenvolvido. Afinal, se o objetivo do seu negócio é fazer com que as pessoas espalhem os benefícios dele para outras, é nas redes sociais que você deve manter o foco.

Lembre-se apenas que a maior parte do seu público, hoje, tem um smartphone nas mãos. Isso significa que ele tem a chance de espalhar uma mensagem positiva sobre um negócio não apenas para amigos e parentes, mas para milhares de pessoas.

Somente o motivo citado acima já seria o suficiente para você investir os seus recursos em uma estratégia de marketing de indicação por meio das redes sociais. Ainda mais se o seu negócio já possui uma base fiel de clientes.

É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Continue acompanhando.

Benefícios do Marketing de Indicação alinhado com as redes sociais

Por melhor que seja uma campanha publicitária, nada supera a indicação de um amigo ou familiar sobre determinado produto ou serviço. São nesses indivíduos que as pessoas mais confiam. O que força as empresas a prestarem uma solução de excelência para todos os clientes. Somente assim, sobretudo nas redes sociais, esse consumidor irá defender e indicar a sua empresa para outras.

É importante lembrar o papel do pós-venda dentro das estratégias de marketing de indicação. Mesmo que a solução apresentada ao cliente tenha algum contratempo ou fique abaixo do esperado, apoiá-lo para resolvê-lo quanto antes aumentam as chances de ele ter uma percepção positiva sobre a sua empresa ao fim da jornada de compra.

Ao incentivá-los a compartilhar a boa experiência dele nas redes sociais, o seu negócio recebe os benefícios imediatamente. Segundo estudos, clientes satisfeitos tendem a gastar até 25% a mais. Além disso, eles apresentam maiores tendências a realizar novas compras. Por último, e o mais importante para você, esses clientes têm 3 vezes mais chances de indicarem o seu negócio para outras pessoas.

Se a sua empresa atua no mercado B2B, o marketing de indicação é ainda mais vital. Afinal, mais de 80% das decisões de compras entre empresas são baseadas na indicação de outros gestores.

Aplicativos de mensagens. Os maiores aliados do Marketing de Indicação por meio das redes sociais

Ninguém discorda que, hoje, nós estamos vivendo uma verdadeira revolução causada pelos aplicativos de mensagens. Há menos de 15 anos, mesmo com a rede de celulares já bem solidificada no país, a única maneira de enviar um conteúdo na forma de texto para outra pessoa era por meio de um SMS.

Era um método caro e com inúmeras limitações. Por outro lado, atualmente, é possível se comunicar via mensagens utilizando diversos recursos multimídias e instantaneamente. Além disso, o custo para se usar esses aplicativos é nulo.

Portanto, não há melhor momento como esse para você investir no marketing de indicação por meio das redes sociais. Afinal, a maioria dessas plataformas oferece esse meio de interação, como o Facebook Messenger, Instagram (Direct Messages) e o mais popular entre todos, o WhatsApp.

Este último, merece um destaque. Dados atualizados o apontam como o aplicativo de mensagens mais popular do Brasil. O sucesso do WhatsApp é tão estrondoso que gerou até uma versão exclusiva para empreendedores, o WhatsApp Business.

Com ele integrado a um CRM, a sua estratégia de marketing de indicação tem a oportunidade de alcançar resultados muito positivos. Além da oportunidade de transformar todo contato em um novo lead, é muito mais fácil para a sua equipe nutrir esses clientes em potencial usando uma única plataforma.

Afinal, haverá sempre uma ou mais pessoas disponíveis para atender esses leads. O que é fundamental para promover a melhor experiência do cliente e ainda fortalecer a sua estratégia de marketing de indicação. Até porque quanto mais satisfeitos eles estiverem, maiores são as chances de eles falarem do seu negócio para outras pessoas.

O CRM permite ainda a construção de chatbots. Para quem ainda desconhece o assunto, eles são assistentes virtuais programados por meio de inteligência artificial. Apesar da facilidade na construção, eles conseguem realizar tarefas complexas, como responder perguntas frequentes e até mesmo realizar agendamentos.

A depender do seu negócio, ter um chatbot que possa conversar com seus clientes 24 horas, e ainda compartilhar o conteúdo da sua empresa, é uma das melhores táticas para garantir o sucesso das suas estratégias de marketing de indicação por meio das redes sociais.

Colocando em prática o Marketing de Indicação por meio das Redes Sociais

Agora que você já conseguiu analisar o panorama geral sobre como funciona marketing de indicação nas redes sociais, chegou o momento de conferir como colocá-las em prática.

Entretanto, a primeira lembrança que você deve ter em mente é que não há uma fórmula pronta para esse tipo de estratégia. Cada negócio tem certas particularidades, além de ser necessário analisar o ambiente externo e o perfil de cada grupo de clientes. Felizmente, o marketing de indicação não uma ciência exata. Dessa forma, pode ser adaptado de acordo com a sua necessidade.

1 – Capriche na sua legenda

Muitas pessoas acham que postar uma bela foto sobre o produto ou serviço é o suficiente para elevar o engajamento. Por outro lado, diversas empresas perdem a oportunidade de descrever os benefícios que elas têm a oferecer nas legendas.

Portanto, a criar as legendas dos seus posts, não tenha medo de escrever um conteúdo de qualidade. Se você gerencia um hotel, por exemplo, não escreva apenas que as reservas estão disponíveis ou detalhes genéricos, como “você vai adorar! ”.

Use histórias para descrever o quanto os outros hóspedes curtiram aquele quarto. As experiências que o hotel pode proporcionar. Use até mesmo o feedback positivo de algum cliente para atrair a atenção das pessoas.

Ao fazer isso, aumentam as chances de compartilhamento e de indicação por parte dos seguidores.

2 – Seja consistente

O marketing de indicação por meio das redes sociais somente irá funcionar se você estiver ativo nesses canais. Por isso, faça o planejamento mensal do seu conteúdo, e verifique em quais dias e horários suas postagens geraram mais engajamento. Além disso, sempre responda a área de comentários e as mensagens que chegam por inbox.

3 – Invista em um conteúdo de qualidade

O que move qualquer rede social é a troca de conteúdo. Entretanto, com milhões de postagens ocorrendo a cada segundo, é impossível para as pessoas acompanhar tudo. Por isso, em vez de ter o foco na quantidade, lembre-se de investir na qualidade dos seus posts. Quanto mais relevante for para a sua audiência, maiores são as chances que eles se espalhem entre seus clientes em potencial.

4 – Analise o perfil dos seus clientes

Umas das principais maneiras de promover a sua estratégia de marketing de indicação por meio das redes sociais é ao analisar o comportamento e o perfil dos seus clientes. Verifique o vocabulário deles, a maneira deles agirem a cada postagem, o retorno deles sobre determinado assunto, entre outros dados. Dessa forma, você tem a oportunidade de frequentemente aprimorar suas estratégias.

5 – Nunca deixe de mostrar o talento do seu negócio

As redes sociais têm o poder de tornar disponível para milhares de pessoas informações relevantes sobre um determinado negócio. Entretanto, para a sua estratégia de marketing de indicação dar certo, é necessário ir além.

Não tenha medo de mostrar os seus casos de sucesso e a satisfação de seus clientes. Isso é determinante para que uma pessoa se sinta ainda mais à vontade para indicar as suas soluções para outras.

Afinal, ao receber a indicação do seu negócio, o cliente em potencial com certeza irá em suas redes sociais confirmar os benefícios da sua solução e os comentários de outros consumidores.

6 – Crie suas próprias estratégias

Há infinitas maneiras de se colocar em prática o marketing de indicação por meio das redes sociais. As dicas citadas acima são apenas algumas delas. Por isso, investir em testes é uma das principais formas para reconhecer se determinada estratégia está funcionando ou não.

Além disso, ao ter dados que confirmem o sucesso de alguma ação, você fica muito mais confiante para se manter investindo nela. E, mesmo que uma delas tenha algum grau de risco, não deixe isso limitar você. Afinal, o sucesso é sempre acompanhado de uma dose de ousadia. 

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