Hoje eu vou te dar conselhos valiosos sobre 5 livros que eu já li e que eu indico de olhos fechados!
Vamos falar um pouco sobre cada um deles e eu espero que tu finalize esta leitura com muita vontade de devorá-los!
Eu vou começar falando sobre um livro que é praticamente a base da minha empresa: Capitalismo Consciente.
Foi com este livro que eu aprendi (e ensino muito para a minha equipe também) sobre bem-estar e qualidade de vida no mundo corporativo.
Capitalismo Consciente é um conceito criado por Raj Sisodia e John Mackey.
Raj Sisodia é professor e pesquisador e o John Mackey é empresário.
Inclusive, eles escreveram juntos, o livro Capitalismo Consciente.
Este livro incrível serviu de base para a criação da cultura e dos valores da minha empresa, a Base Viral.
Mas o que é isso? O que este modelo de gestão prega?
O livro basicamente diz que as empresas devem ser administradas de tal forma que agregue valor às equipes, e não tire isso delas.
As empresas devem ser elaboradas para isso: para somar na vida das pessoas e fazer bem a elas.
E o que isso significa na prática?
Significa que nós (Base Viral, Raj Sisodia e John Mackey) não acreditamos em empresas que adoecem teus funcionários, não acreditamos em empresas que sugam até a última gota dos teus colaboradores e fornecedores, não acreditamos em empresas que não dão lucro e não são boas para teus acionistas e para as pessoas que investem ali naquele lugar, não acreditamos em empresas que não cumprem teu papel com o cliente. Que não satisfaça o cliente.
Quando uma empresa decide seguir com o Capitalismo Consciente, ela está dizendo que decide voltar os olhos para os colaboradores como seres humanos e não como números ou máquinas.
É quando a empresa entende que ali existe um pai, uma mãe, um filho, um ser humano com emoções e sentimentos. Uma pessoa que cansa, que tem problemas e necessidades pessoais diferentes umas das outras.
O livro ensina como seguir princípios e estratégias capazes de transformar uma equipe e uma empresa em um grupo com harmonia, sintonia, empatia e principalmente produtividade.
Por isso, se tu quer ser um gestor que marque positivamente a tua equipe, comece lendo este livro. Aqui na Base Viral eu presenteio cada colaborador que entra na empresa com este livro porque eu sei a importância dele e o quanto ele pode agregar na vida pessoal e profissional.
O livro aborda 4 conceitos do Capitalismo Consciente: propósito maior, integração de stakeholders, liderança consciente e cultura e gestão conscientes.
E como eu disse que foi com este livro que construímos parte da nossa cultura, eu te convido a entrar no meu Instagram e clicar no link que está disponível lá no meu perfil pra conseguir baixar nosso livro de cultura.
Vamos para o próximo livro?
Como fazer amigos e influenciar pessoas, do Dale Carnegie, é um dos livros que eu costumo ler quase todos os anos.
Apesar de ele ter sido escrito em 1936, quando o autor tinha 48 anos, ele se encaixa perfeitamente nos dias atuais.
⠀
O livro explica a teoria de Carnegie sobre como se dar bem com as outras pessoas, de modo geral.
⠀
Basicamente Dale diz que, para se relacionar bem com os outros, tu deve procurar ver o mundo através dos olhos do outro. Parece simples, né? Mas apenas se colocando no lugar do outro tu vai, definitivamente, compreender como o outro pensa e sente.
⠀
O livro é dividido em princípios, regras e dicas para serem seguidas se tu quer ser uma pessoa admirada, respeitada e ainda ter relações melhores com as outras pessoas.
Sempre que eu leio, fico preso em 4 principais aprendizados, que são:
1 – Se interesse legitimamente pelo outro! Pergunte e queira, de fato, entender o outro. Se interesse verdadeiramente e não fique falando só de ti.
2 – O caminho mais fácil de gerar riqueza para si é gerando riqueza para os outros! Exatamente nessa ordem, entende? Este é o princípio da minha empresa, inclusive, a Base Viral.
3 – Sorria! Tenha uma energia contagiante. Não faz sentido fazer algo e não colocar toda a tua energia naquilo. Caso contrário, tu vai perder tempo da tua vida e fazer com que o outro perca tempo também
4 – Gere valor antes de extrair valor. Primeiro tu deve agregar, sempre. Networking é muito mais sobre “o que eu posso dar para aquele cara?” do que “o que aquele cara pode me dar?”. As pessoas sentem quando tu está lá só por interesse e isso não é legal. Dê antes de receber.
O livro tem muitos outros aprendizados, mas como eu disse, esses foram os 4 principais para mim. É bom que tu leia porque com certeza tu vai extrair outros aprendizados interessantes também. Então aposte nessa leitura e faça dela uma rotina.
O terceiro livro que vamos falar aqui é o Ready, Fire, Aim: zero to $100 Million in No Time Flat.
Neste livro, Michael Masterson, compara as empresas com os seres humanos, defendendo que cada uma tem uma fase em tua “vida”.
Por exemplo, se a tua empresa fatura menos de 1 milhão por ano, ela é uma empresa bebê e tua principal meta deve ser SOBREVIVER.
Michael também explica bem outras 3 fases empresariais, que são definidas de acordo com a maturidade e receita de cada empresa.
E para te incentivar nessa leitura, eu trouxe 5 insights que eu tive com este livro:
Empresas têm fases como as fases de um ser humano: bebê, criança, adolescente e adulto.
Empresas em estágios diferentes precisam de capacidades de gestão diferentes.
O gestor deve se desenvolver para a tua empresa
O time deve acompanhar o desenvolvimento em nível de maturidade
Se a tua empresa fatura menos de 1 milhão por ano (uma empresa bebê), nada é mais importante do que vendas
E com estes insights eu te pergunto: em que estágio tu acha que tua empresa está hoje?
O 4º livro é: As 48 leis do poder
Esse é um livro que eu gosto muito e que faz muito sucesso desde que foi publicado.
⠀
Nele, Greene defende que o poder não é bom ou mau, em tua essência, mas sim a forma que tu utiliza esse poder, ou que utilizam contra tu que será boa ou má.
O autor fala sobre por que algumas pessoas são tão bem sucedidas, enquanto outras estão sempre sendo passadas para trás.
⠀
Por isso é preciso estar preparado para encarar o jogo de poder que enfrentamos diariamente.
Vou deixar uma prévia aqui de 3 das 48 leis que são citadas no livro:
Nunca confie demais nos amigos e aprenda a usar teus inimigos
Nesta lei, Greene explica que em algum momento teus amigos irão te trair. Sim, é triste mas é fato. Para ele, isso é motivo suficiente para que tu não confie demais.
Em vez de se apoiar nos teus amigos, ele sugere que tu contrate teus ex-inimigos, pois eles tendem a ser mais leais.
Esconda tuas intenções
O autor explica que para ter poder verdadeiro, tu precisa ser capaz de deixar as pessoas perdidas e desinformadas.
E o jeito mais fácil de fazer isso é não demonstrando verdadeiramente tuas intenções, até porque, desta forma eles nunca conseguirão se preparar para ir contra ti.
Fale menos do que o necessário
Quanto mais tu fala, mais comum tu parece e menos no controle tu fica.
É importante que tu seja vago e fale o mínimo possível. Quem fala pouco parece mais poderoso e intimida as pessoas com tua discrição.
O livro é recheado de exemplos de fábulas e feitos históricos que ajudam o leitor a entender melhor, na prática, o que ele quer ensinar com cada lei, afinal, são 48.
Apesar de ser uma leitura mais maçante por se tratar apenas de leis e de como elas se aplicam, é um livro fácil de ler e conforme tu passe as páginas, vai conseguindo associar com situações pessoais do dia a dia e como mudá-las.
Vale muito a pena a leitura.
Minha última indicação para ti, empresário, é o livro Rework ou “Reinvente tua empresa” que é a tradução para o português.
O livro explica a importância de ter uma gestão enxuta, em que o necessário é executado com maestria, diminuindo o problemas e aumentando os produtos.
No decorrer dos capítulos, Jason Fried e David Hansson, os autores, mostram que errar é fundamental para que o sucesso venha para a empresa com êxito.
Ele mostra a importância das mínimas e pequenas mudanças, desde mudanças de gestão até mesmo mudanças que envolvam a modernidade e a inovação.
É um livro que vai bastante de encontro com um dos valores aqui da Base Viral, o minimalismo.
Com minimalismo a gente busca diminuir os processos difíceis, facilitar as etapas e zerar, se possível, os problemas entre colaboradores e até mesmo problemas que possam envolver clientes.
O termo “workaholic” também é discutido no livro. Eles procuram tirar a relação deste termo com qualquer coisa boa que possa existir.
Segundo os autores, uma pessoa que trabalha exaustivamente, ou seja, é um workaholic, começa a entender que por mais que ela trabalhe demais, ainda não é suficiente.
Este livro pode muito bem ser lido por empresários mas também pelos colaboradores, a fim de que entendam como é trabalhar em uma empresa que se inova sempre em busca do melhor para a equipe.
Bom, esses são os 5 livros que eu vim te indicar aqui hoje. Tu já conhecia algum deles? Já leu?
Anote os nomes e… boa leitura!
E você? Já vende por indicação mas nunca incentivou seus clientes a indicarem? Sente que poderia estar vendendo muito mais através dos seus clientes?
A Base Viral é a primeira consultoria do Brasil especializada na criação de estratégias comerciais de Marketing de Indicação.
Nosso forte é desenhar programas de indicação que transformem o seu cliente no seu melhor vendedor, sem precisar dar descontos e dinheiro, sem precisar aumentar o gasto em mídia e sem pagar comissões pra afiliados e influenciadores.
CONSULTORIA VENDAS POR INDICAÇÃO
(Para empresas que faturam acima de R$ 1 milhão ano)
CURSO CRIANDO CLIENTES VENDEDORES
(Para empresas e profissionais que faturam abaixo de R$ 1 milhão ano)
Aprenda como criar seu sistema de indicações do zero.