4 tipos de recompensas que podem ser usadas em um programa de indicação

4 tipos de recompensas que podem ser usadas em um programa de indicação

Descubra 4 tipos de recompensas que os seus clientes podem gostar de receber ao participarem de um programa de indicação.

Neste texto nós vamos abordar 4 tipos de recompensas que podem ser utilizadas em um programa de indicação. 

 

Lembrando que eu já subi 2 textos aqui no Blog falando de outras 10 recompensas, então se você não ainda não leu eles, eu recomendo que você leia (pode ser após esta leitura aqui mesmo) para ter o conteúdo completo de todos os 14 tipos de recompensas e como utilizá-las na prática. 

 

O primeiro texto que liberei está aqui. 

 

O segundo está aqui.

 

Estou gostando muito de falar sobre isso porque é algo que faz surgir várias ideias na nossa cabeça. 

 

Conforme eu vou explicando e falando uma a uma eu tenho certeza que você, empreendedor, já começa a imaginar de que maneira isso pode entrar no teu negócio com teus clientes ou até mesmo tu já consegue visualizar, porém de uma forma diferente, dando a cara da empresa com a personalidade dela naquela recompensa e na mecânica utilizada. 

 

A 1ª recompensa que vamos falar aqui é: sem recompensas.

 

Isso mesmo. Sem recompensas. Ou seja, não recompensar o teu cliente. 

 

Ela geralmente é usada em dois casos: 

 

  • Quando tem uma questão social muito forte envolvida ali no negócio, como algo relacionado à doação;

  • Quando o intuito é mostrar que a união faz a força (como algo voltado para a comunidade).

 

Este tipo de recompensa pode ser utilizada também quando os clientes são de altíssima classe, então de certa forma, nada que eu dê a ela vai servir de incentivo pra ela me indicar alguém. 

 

Sendo assim, não os recompense e pronto.

 

Tenha seu cliente participando do teu programa por conta do ideal, dos valores, dos propósitos dele e de quem ele representa pra ti e para a sociedade. 

 

A 2ª ideia de recompensa é: participar de grupos fechados. Vamos entender como ela funciona?

 

Uma recompensa barata e fácil de aplicar usando apenas seu Instagram.

 

Ofereça para aquela pessoa a oportunidade dela fazer parte de um grupo fechado, de uma comunidade exclusiva.

 

É muito fácil de aplicar e super barato também. 

 

Se você parar pra pensar, acaba voltando um pouco em uma das recompensas que eu falei no texto que antecede esse aqui: a antecipação. 

 

O FOMO, “Fear missing out”, ou medo de ficar de fora, de não saber o que as pessoas daquele grupo ou daquela comunidade sabem e estão falando sobre. 

 

Então é super interessante essa ideia. E tu pode explorar isso de várias formas. 

 

Pode ser um grupo no Whatsapp, pode ser uma lista de transmissão exclusiva, pode ser o close friends do Instagram… Já pensou nisso? 

 

O Instagram tem aquela opção de melhores amigos, onde tu seleciona pessoas que tu quer que faça parte e quando tu vai postar algum story, o Instagram te deixa escolher se quer postar no geral (para todos os teus seguidores) ou apenas para os melhores amigos, ou seja, apenas para aquelas pessoas que tu selecionou. 

 

É bem bacana essa ideia e muito fácil de colocar em prática também. 

 

Sem contar que é algo que a maioria das pessoas já usa, que é a rede social. 

 

A 3ª e penúltima ideia de recompensa são as ações. 

 

Se a tua empresa tem ações ou trabalha com isso, é uma opção pra tu recompensar teus clientes. 

 

Tu pode fazer da forma que achar melhor, mas por exemplo, crie uma competição com teus clientes que estão participando do programa e faz um “Top 3”.

 

Os três clientes que mais indicarem vão ganhar ações da tua empresa. 

 

Você também pode selecionar apenas um cliente, aquele que mais indicou.

 

As regras são vocês, como empresa, quem decidem. 

 

Este tipo de recompensa é bem conhecido fora do país e eu acho super legal pra quem trabalha com isso. 

 

E chegamos a nossa última sugestão de recompensa: o mix. 

 

Porque não mesclar mais de um tipo de recompensa e oferecer para os teus clientes? 

 

Tu pode ver, através de uma pesquisa, quais os 3 tipos de recompensa que teu cliente gostaria de ganhar. 

 

Quais deixariam a experiência dele melhor, mais prazerosa do que apenas comprar, indicar e pronto. 

 

É bem legal se tu pensa em implementar uma mecânica em forma de escada de prêmios, ou seja, conforme o cliente vai indicando mais, ele vai ganhando uma coisa diferente.

 

Isso entra como um mix de recompensas. Tu determina lá a quantidade e o que será a recompensa e o mix tá feito. 

 

Então por exemplo:

 

Eu indiquei 5 clientes, ganhei um brinde. 

 

Indiquei mais 5 clientes, ganhei um crédito. 

 

E assim por diante.

 

Sem contar que pode ser utilizado em todos os tipos de negócio e em qualquer segmento de mercado.

 

Bom, essas foram as 4 sugestões de recompensa que eu trouxe pra ti.

 

Eu espero muito que tu consiga enxergar o que faz mais sentido pro teu negócio e o que o teu cliente ficaria mais feliz, mais satisfeito. 

 

Não escolha a recompensa pelo que você pensa que seu cliente pode gostar. Pesquise e pergunte a ele.

 

A recompensa tem que fazer sentido com o teu negócio, fazer sentido com o teu produto ou serviço e principalmente fazer sentido com o teu cliente. 

 

É ele quem tem que escolher a recompensa. Não é você.

 

Não é a tua equipe e nem é com base na recompensa que outra empresa está dando que tu vai escolher a tua. 

 

Então pesquise, pense, converse com o teu cliente, conheça ele.

 

Mostre que tu tem interesse em melhorar a experiência de compra dele contigo. Que tu não quer só uma indicação, que tu quer que ele permaneça ali, que ele goste de ser teu cliente. 

 

Eu tenho certeza que tu vai finalizar essa leitura com a cabeça a mil! Com muitas ideias e com muita vontade de colocá-las em prática também (assim espero, rs).

 

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