4 exemplos de grandes empresas que usam marketing de indicação

4 exemplos de grandes empresas que usam marketing de indicação

Conheça 4 grandes empresas que se deram muito bem ao aplicar o marketing de indicação

Hoje eu vou te mostrar 4 exemplos de empresas que eu tenho certeza que tu conhece que já aplicaram o marketing de indicação.

 

São cases bem diferentes, em setores diferentes que podem te inspirar a criar teu próprio programa de indicação.

 

O Marketing de Indicação é a força de tráfego que eu mais acredito para conquistar público e espaço no mercado.

 

Mas é necessário que as estratégias sejam traçadas de forma correta.

 

Feito isso de forma assertiva, ele se torna eficiente para qualquer tipo de empresa, seja ela do tamanho e área de atuação que for.

 

O Marketing de Indicação, por definição, é o método de gerar vendas utilizando os teus próprios clientes atuais. 

 

Se os teus clientes estiverem satisfeitos com teu produto ou serviço, a tendência dele indicar a experiência positiva para amigos, parentes e conhecidos é muito grande.

 

Além disso, clientes que são indicados têm uma tendência muito maior à retenção e fidelização ao produto e serviço do que outros que vieram de outros canais de vendas.

 

Essa é uma realidade que não só existe como já é aplicada por empresas como uma das principais estratégias para fidelizar clientes.

 

Separei aqui algumas empresas que eu tenho certeza que tu conhece que cresceram e se desenvolveram principalmente com a ajuda do marketing de indicação. 

 

1º exemplo: Uber

 

Em 2017, a Uber já afirmava que tinha uma média de 15 milhões de usuários só no Brasil.

 

Mas é fato que o marketing de indicação ajudou – e muito – a aumentar a popularidade do aplicativo, seja para passageiros como para motoristas.

 

A Uber informava teus usuários, independente do tempo de uso do aplicativo, que se eles compartilhassem o código disponível com algum amigo ou familiar e a pessoa se tornasse cliente Uber, ambos ganhavam desconto.

 

Eu chamo essa técnica de premiação em duas vias.

 

Aqui estou falando da mecânica da coisa, ou seja, a regra que eles escolheram usar no próprio programa de indicação.

 

Ao invés de premiar só cliente indicador ou só o novo cliente indicado, a Uber decidiu premiar ambos.

 

Isso serve principalmente para aumentar o engajamento do programa de indicação e a popularidade da marca. 

 

Afinal, as três partes saem ganhando: o indicador, o indicado e a Uber.

 

É uma estratégia muito inteligente, principalmente se teu CAC permitir entregar duas recompensas ao invés de uma.

 

Lembre-se: se a recompensa escolhida não cabe no teu CAC, faça uma nova pesquisa. Afinal, essa recompensa não serve para ti.

 

Nubank

 

Eu não poderia deixar de fora dessa lista uma das maiores empresas brasileiras com um dos maiores cases de marketing de indicação.

 

O Nubank é um banco brasileiro digital que logo no início montou uma lista, uma ordem para os interessados terem acesso a tua conta.

 

O primeiro ponto que nos chama atenção aqui é devido a alavanca da escassez que a empresa utilizou.

 

Quanto menos gente tem acesso a alguma, mais exclusivo isso fica, correto?

 

Ao mesmo tempo que algo se torna mais exclusivo, se torna também mais desejável.

 

Foi uma estratégia muito inteligente que não fez somente mais pessoas indicarem amigos como também fez com que esses amigos PEDISSEM para os clientes do Nubank os indicarem.

 

Isso porque o banco dava preferência para quem vinha por indicação de um cliente já usuário do cartão.

 

A ideia do Nubank para aumentar as vendas era que os próprios clientes indicassem para o banco quem eles gostariam que também tivesse o cartão.

 

Ou seja, os indicados “furavam a fila” para conseguir uma conta.

 

Isso fez com que as indicações aumentassem de forma drástica.

 

Podemos notar aqui que a recompensa escolhida pelo Nubank foi extremamente inteligente.

 

Ao mesmo tempo em que eles criaram uma imagem mais exclusiva e disputada do teu produto, não gastaram nenhum centavo no prêmio que davam para teus novos clientes.

 

O “prêmio” era avançar na fila para adquirir o produto. E era exatamente isso que os clientes queriam.

 

Consegue enxergar como o processo de escolha da recompensa depende principalmente do teu cliente? 

 

Provavelmente foi realizada uma pesquisa para descobrir a preferência da recompensa.

 

Eu aposto que sem a pesquisa os fundadores da Nubank nunca iriam chegar a uma premiação tão simples: furar uma fila.

 

AirBNB

 

O site de reservas de hospedagem ao redor do mundo aplica o marketing de indicação com descontos para usuários há um bom tempo.

 

O programa de indicação funcionava da seguinte forma: o usuário que convidava um amigo para criar uma conta ganhava créditos que poderiam ser utilizados como descontos para tuas futuras reservas.

 

Já para os casos de novos anfitriões, ou seja, pessoas que gostariam de anunciar teus imóveis no site, o cliente indicador ganhava um valor por cada novo anfitrião assim que ele concretizasse a primeira reserva.

 

O programa de indicação do AirBNB tem um ponto crucial que poucas pessoas notam:

 

Não foi desenvolvido apenas um programa de indicação, mas sim DOIS programas: um voltado para pessoas que procuram lugares para ficar, ou seja, hóspedes, e outro para pessoas que procuram lugares para alugar, os anfitriões.

 

Perceba que o AirBNB tinha dois públicos-alvo em questão: hóspedes e anfitriões. Por ter públicos-alvos diferentes, é natural que as recompensas também sejam diferentes.

 

Desta forma o AirBNB concluiu que era mais provável clientes hóspedes indicarem novos hóspedes e clientes anfitriões indicarem novos anfitriões.

 

Por isso a recompensa vai de acordo com a função do novo cliente indicado.

 

Afinal de contas, quem geralmente aluga teus imóveis no aplicativo não tem necessariamente o costume de visitar imóveis alugados por outros. Por isso não faz muito sentido recompensar com cupons de desconto novos anfitriões.

 

Novos hóspedes, pelo contrário, valorizam muito cupons de desconto para visitar novos lugares. Inclusive foi por isso que entraram no aplicativo.

 

Moral da história: para diferentes públicos, procure recompensas diferentes.

 

O Boticário

 

A empresa brasileira de cosméticos aplica periodicamente programas de indicação com o intuito de acelerar suas vendas.

 

Geralmente amostras grátis de diversos produtos são distribuídas entre os clientes com a condição de que elas compartilhem a promoção com amigos ou familiares.

 

Dessa forma, O Boticário está usando duas ferramentas do marketing a teu favor: a indicação e as amostras grátis.

 

Com a amostra grátis, os clientes que já gostam da marca podem se aventurar com outros produtos que ainda não conhecem.

 

O impacto imediato disso é: a empresa dá literalmente uma amostra para a cliente que, se gostar, vai ficar com o famoso “gostinho de quero mais”, o que deixa ela mais propensa a adquirir o produto.

 

Veja que apenas com uma amostra grátis a empresa consegue adquirir um novo público que já comprava anteriormente deles.

 

Além da amostra grátis, a empresa ainda estimula a aquisição de novos produtos com o poder do marketing de indicação.

 

A condição para receber a amostra grátis é trazer mais um amigo/familiar para a promoção.

 

Ou seja, a amostra grátis não está trazendo apenas uma única nova cliente para O Boticário, mas sim DUAS.

 

No final, o programa de indicação se torna uma corrente de clientes. O que no final gera ainda mais vendas. 

 

Entre simplesmente oferecer amostras grátis aleatoriamente e oferecer amostras grátis com a condição de teus próprios clientes trazerem mais clientes, a segunda opção é mil vezes mais benéfica.

 

Entendeu como funciona?

 

Cada um dos programas de indicação que mencionei aqui são originais e foram pensados estrategicamente para teu nicho e público especificamente.

 

Se tu tomar cuidado na hora da montagem do teu programa de indicação, tu vai perceber que os resultados vão vir.

 

Lembre-se: é mais fácil conseguir indicação de clientes que já indicaram do que de clientes que nunca indicaram. 

 

 

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