O dia que um motorista da Uber me surpreendeu com um cross sell

O dia que um motorista da Uber me surpreendeu com um cross sell

Como este motorista de Uber aplicou a alavanca do cross sell de forma estratégica

Hoje vamos falar sobre a alavanca do cross sell e como ela foi aplicada, estrategicamente, por um motorista da Uber que talvez nem saiba que essa seja uma alavanca de vendas. 

 

Bom, aqui em São Paulo eu costumo usar muito o aplicativo da Uber. 

 

Uma vez, durante a corrida, o motorista me ofereceu brownies e me contou que a mulher dele quem fazia. Ele costumava vender durante o expediente dele.

 

Como bom conhecedor das estratégias de vendas e alavancas, a primeira coisa que eu reparei foi que aquela era a forma mais pura de cross sell!

 

Cross sell é basicamente vender um produto complementar para um cliente ou uma audiência que já é sua.

 

Isso é muito utilizado por grandes empresas no mundo todo, como McDonald ‘s, por exemplo, quando te oferecem “batata frita por mais 2 reais?”

 

No caso do Uber, o motorista, enquanto vende sua hora de trabalho, ganha também com a margem de lucro dos brownies.

 

Você consegue enxergar o quanto isso é incrivelmente vantajoso para ele?

 

Afinal, ele não precisa fazer todo o esforço para tentar vender “de novo” em um outro momento sendo que ele já está com o cliente dentro do carro, concorda?

 

Basicamente, ele está fazendo mais faturamento em cima de um mesmo cliente, sem precisar gastar novamente com propagandas e atrativos.

 

Inclusive, você sabia que uma das maiores despesas dos negócios, principalmente empresas digitais e de serviços, é o gasto com aquisição de clientes? Ou seja, marketing e vendas?

 

Por isso que eu digo que esse motorista encontrou uma maneira excelente de economizar nesse setor (já fica a dica e o incentivo para você que quer aplicar essa alavanca no seu negócio).

 

Se pergunte aí agora: “o que mais eu posso oferecer aos meus clientes atuais que seja de interesse deles?” e ative o cross sell no momento em que estiver fazendo a outra venda!

 

É uma ótima maneira de economizar com marketing.

 

E só pra contextualizar brevemente aqui pra vocês sobre a história da Uber, de como começou e etc, foi em 2009.

 

Travis Kalanick e Garrett Camp, amigos, recém milionários, estavam em Paris para um evento de tecnologia e lá eles tiveram dificuldade para encontrar Táxi.

 

Foi aí que surgiu a ideia: um serviço no qual seria possível chamar um carro, com motorista particular, apenas com um toque no celular.

 

Eles retornaram para São Francisco, nos Estados Unidos, e amadureceram o projeto, que inicialmente chamava “Ubercab”. 

 

O aplicativo informava a localização do passageiro através do GPS, estava disponível para sistema IOS e Android e foi lançado oficialmente em Julho de 2010. 

 

No início eles queriam oferecer apenas carros considerados executivos, como Mercedes Benz, S550 e o Cadillac Escalade. 

 

O serviço funcionaria similar a um “táxi de luxo”, sabe?

 

Um dos fatos que mais atraíram as pessoas foi a praticidade de chamar um carro pelo celular, fazer a corrida de forma confortável e sem precisar tirar a carteira do bolso para pagar, já que era tudo feito pelo próprio aplicativo. 

 

A startup recebeu seu primeiro financiamento no final de 2010 de um grupo de investidores que incluía Chris Sacca, um dos primeiros a colocar dinheiro no Twitter.

 

No ano seguinte eles conseguiram arrecadar mais de US$ 11,5 milhões de dólares e com isso expandiu seus serviços para Nova Iorque.

 

Depois disso a nova aposta começou a chegar em outras cidades americanas, como Seattle, Boston, Chicago, Washington… 

 

E uma curiosidade: o primeiro lugar a receber o app fora dos Estados Unidos foi Paris. 

 

Em 2012 foi criado o Uber X, que permitia qualquer proprietário de veículo virar motorista, a partir daí virou o sucesso que a gente já conhece. 

 

Aqui no Brasil a Uber chegou com a Copa do Mundo de 2014, no Rio de Janeiro. 

 

E a título de curiosidade, em 2022 foi constatado que a área de cobertura do aplicativo já abrange 600 municípios pelo país.

 

Muito bacana, né?

 

Agora falando de alavancas, temos 16 alavancas de vendas disponíveis para guinar seu negócio. O cross sell foi a que contei aqui do Uber, e é apenas uma delas. 

 

Eu te convido a me seguir no Instagram porque lá eu tô sempre liberando conteúdo sobre as outras alavancas, assim como muita coisa bacana que com certeza vai te interessar. 

 

Então clique aqui e seja muito bem-vindo ao meu perfil. 

 

Clicando aqui você terá acesso a outro texto aqui do blog que fala um pouco sobre esse assunto de alavanca de vendas também.

 

Vale a pena! E dessa forma você consegue identificar como aplicar na sua empresa de forma prática.

 

Bom, por hoje é só.

 

Até mais!

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