Hoje vamos falar sobre a alavanca do cross sell e como ela foi aplicada, estrategicamente, por um motorista da Uber que talvez nem saiba que essa seja uma alavanca de vendas.
Bom, aqui em São Paulo eu costumo usar muito o aplicativo da Uber.
Uma vez, durante a corrida, o motorista me ofereceu brownies e me contou que a mulher dele quem fazia. Ele costumava vender durante o expediente dele.
Como bom conhecedor das estratégias de vendas e alavancas, a primeira coisa que eu reparei foi que aquela era a forma mais pura de cross sell!
Cross sell é basicamente vender um produto complementar para um cliente ou uma audiência que já é sua.
Isso é muito utilizado por grandes empresas no mundo todo, como McDonald ‘s, por exemplo, quando te oferecem “batata frita por mais 2 reais?”
No caso do Uber, o motorista, enquanto vende sua hora de trabalho, ganha também com a margem de lucro dos brownies.
Você consegue enxergar o quanto isso é incrivelmente vantajoso para ele?
Afinal, ele não precisa fazer todo o esforço para tentar vender “de novo” em um outro momento sendo que ele já está com o cliente dentro do carro, concorda?
Basicamente, ele está fazendo mais faturamento em cima de um mesmo cliente, sem precisar gastar novamente com propagandas e atrativos.
Inclusive, você sabia que uma das maiores despesas dos negócios, principalmente empresas digitais e de serviços, é o gasto com aquisição de clientes? Ou seja, marketing e vendas?
Por isso que eu digo que esse motorista encontrou uma maneira excelente de economizar nesse setor (já fica a dica e o incentivo para você que quer aplicar essa alavanca no seu negócio).
Se pergunte aí agora: “o que mais eu posso oferecer aos meus clientes atuais que seja de interesse deles?” e ative o cross sell no momento em que estiver fazendo a outra venda!
É uma ótima maneira de economizar com marketing.
E só pra contextualizar brevemente aqui pra vocês sobre a história da Uber, de como começou e etc, foi em 2009.
Travis Kalanick e Garrett Camp, amigos, recém milionários, estavam em Paris para um evento de tecnologia e lá eles tiveram dificuldade para encontrar Táxi.
Foi aí que surgiu a ideia: um serviço no qual seria possível chamar um carro, com motorista particular, apenas com um toque no celular.
Eles retornaram para São Francisco, nos Estados Unidos, e amadureceram o projeto, que inicialmente chamava “Ubercab”.
O aplicativo informava a localização do passageiro através do GPS, estava disponível para sistema IOS e Android e foi lançado oficialmente em Julho de 2010.
No início eles queriam oferecer apenas carros considerados executivos, como Mercedes Benz, S550 e o Cadillac Escalade.
O serviço funcionaria similar a um “táxi de luxo”, sabe?
Um dos fatos que mais atraíram as pessoas foi a praticidade de chamar um carro pelo celular, fazer a corrida de forma confortável e sem precisar tirar a carteira do bolso para pagar, já que era tudo feito pelo próprio aplicativo.
A startup recebeu seu primeiro financiamento no final de 2010 de um grupo de investidores que incluía Chris Sacca, um dos primeiros a colocar dinheiro no Twitter.
No ano seguinte eles conseguiram arrecadar mais de US$ 11,5 milhões de dólares e com isso expandiu seus serviços para Nova Iorque.
Depois disso a nova aposta começou a chegar em outras cidades americanas, como Seattle, Boston, Chicago, Washington…
E uma curiosidade: o primeiro lugar a receber o app fora dos Estados Unidos foi Paris.
Em 2012 foi criado o Uber X, que permitia qualquer proprietário de veículo virar motorista, a partir daí virou o sucesso que a gente já conhece.
Aqui no Brasil a Uber chegou com a Copa do Mundo de 2014, no Rio de Janeiro.
E a título de curiosidade, em 2022 foi constatado que a área de cobertura do aplicativo já abrange 600 municípios pelo país.
Muito bacana, né?
Agora falando de alavancas, temos 16 alavancas de vendas disponíveis para guinar seu negócio. O cross sell foi a que contei aqui do Uber, e é apenas uma delas.
Eu te convido a me seguir no Instagram porque lá eu tô sempre liberando conteúdo sobre as outras alavancas, assim como muita coisa bacana que com certeza vai te interessar.
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Clicando aqui você terá acesso a outro texto aqui do blog que fala um pouco sobre esse assunto de alavanca de vendas também.
Vale a pena! E dessa forma você consegue identificar como aplicar na sua empresa de forma prática.
Bom, por hoje é só.
Até mais!
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