Estamos passando por um período conturbado e assustador e que vai refletir diretamente como devemos atuar daqui para frente.
A crise expôs a todos os pontos fracos e, por quê não, também os fortes, principalmente para aqueles empreendedores que começaram a entender que não se deve deixar as oportunidades passagem.
O cenário anterior à pandemia já não estava muito suscetível a erros e agora, no momento presente, muitos se perguntam como obter Crescimento exponencial daqui para frente?
Se você acompanha os artigos aqui do blog, você pode observar que, semanalmente, eu estou dando dicas de como você implementar muitas alavancas de crescimento no seu negócio.
Antes mesmo da pandemia ser decretada, eu publiquei um artigo aqui no blog falando sobre elas. Sugiro que você leia também. Só clicar aqui.
Continue acompanhando o artigo que vamos falar sobre algumas maneiras de conseguir Crescimento exponencial com marketing de indicação.
Boa leitura.
O que é crescimento exponencial de vendas?
Crescimento exponencial de vendas, sobretudo no mundo dos negócios, diz respeito à capacidade de multiplicação de resultados em períodos determinados.
Ele é conhecido também pelo termo de “crescimento fora da curva”, ou seja, quando a métrica foge dos padrões lineares.
A teoria do crescimento exponencial surgiu com Salim Ismail e alguns outros pesquisadores que publicaram o livro “Organizações Exponenciais”.
A publicação fala sobre empresas que inspiram pessoas e através dessa inspiração conseguem transformar seu próprio status e obter grande retorno financeiro.
As empresas que adotam estratégias de crescimento exponencial têm um pensamento e diretrizes diferenciadas no que diz respeito à condução operacional e de estratégias.
As empresas que se enquadram nesse novo perfil conquistam um drive veloz de crescimento, ou seja, maiores resultados comparados com outras empresas.
E o crescimento exponencial têm mostrado a capacidade de escalar crescimento até 10 vezes maior os negócios sobre a concorrência.
Os empreendedores que geralmente apostam nessa modalidade estratégica são obcecados por processos e eficiência, embora não possuam estrutura internas e nem muita hierarquia.
Ou seja, dão prioridade para o compartilhamento, a descentralização, a inovação, a transparência e pelos processos ágeis.
A leitura é que se todos os membros conhecem bem a estratégia e o alvo a ser perseguido, é certo de que todos levarão suas energias para o mesmo lado.
Com tudo isso, as possibilidades de sucesso são elevadas a muitas potências.
O que é referral marketing e como ele pode ajudar?
Enquanto lá fora o Referral Marketing ou Marketing de Indicação é muito utilizado, no Brasil ele ainda está engatinhando.
Porém, como o maior especialista em Marketing de Indicação do Brasil eu vos digo – Isso já está mudando, sobretudo nesses tempos de crise.
Isso porque as pessoas já estão reconhecendo que a indicação traz mais resultados que outras estratégias de marketing.
Ou seja, em média, dois terços dos consumidores de produtos ou serviços tomam a decisão baseado na indicação ou recomendação de alguém.
Muitas pesquisas já apontam que o poder da indicação é até quatro vezes maior quando um amigo recomenda.
O boca-a-boca, indicação ou referência – como preferir, permite que os empreendedores utilizem o poder recomendações para alavancar seus negócios, dando um incentivo ou recompensa a seus clientes que já fazem parte da sua base, para indicarem seus amigos e familiares.
A grande sacada do Referral Marketing diante de todas as outras estratégias é que não é necessário implantar com grandes investimentos.
Ou seja, você não precisa gastar com anúncios, dar descontos ou contratar equipe especializada.
A única coisa que você realmente precisa é aquilo que você já tem, ou seja, sua própria base de clientes, que já consomem o seu produto ou serviço.
O marketing de referência é empregado por uma ampla variedade de empresas e dos mais diversos tamanhos, desde grandes corporações em qualquer setor.
Marketing de Indicação gera crescimento exponencial
Se o Marketing de Indicação é o método de geração de vendas se utilizando os próprios clientes atuais, sem precisar dar descontos, contratar pessoas e utilizar anúncios, ele gira a chave do seu negócio para o Crescimento exponencial.
Isso porque a tendência dos seus próprios clientes indicarem você a amigos e familiares é extremamente grande.
Além da venda propriamente dita, o Crescimento exponencial do seu negócio se tornará factível, uma vez que a estratégia levará a marca a maiores retenções e fidelizações de produtos e serviços.
E como que o Marketing de Indicação pode gerar esse crescimento?
A resposta é simples. Através dos Programas de Indicação.
Eu sempre falo que todo mundo já vendeu por indicação alguma vez na vida. Na verdade, pode até ser que você venda mais por indicação do que através de qualquer estratégia.
O grande detalhe é: Você tem um Programa de Indicações organizado para gerar Crescimento exponencial no seu negócio?
Um programa de indicações bem planejado pode mudar completamente a história do seu negócio, seja ele voltado ao B2B, B2C de qualquer segmento do mercado de produtos e serviços.
E o melhor? Os resultados constantes que ele pode trazer durante anos e anos.
E o melhor ainda? Dificilmente o seu cliente vai pedir desconto. Haja visto que a indicação já fornecerá benefícios para ele.
Como identificar um negócio escalável?
Você consegue identificar um negócio escalável?
Eu vou primeiro dar uma pequena definição do que é esse tipo de negócio.
Basicamente, um negócio escalável é aquele que se engaja na expansão de ganhos, sem fazer aumento de despesa. Entendeu?
Incluindo nisso, os custos de investimento em expansão a partir de adoção de estruturas novas iniciadas do zero.
Ou seja, no modelo tradicional, conforme há o crescimento da empresa, as despesas também aumentam conforme são direcionadas no aperfeiçoamento dos processos, contratação de equipe, novas tecnologias e demais acessórios para atender a demanda.
Na escalabilidade, os processos internos são simplificados e padronizados para que não seja necessário investimentos mesmo com o aumento da produção.
Esse “feeling” e agilidade, faz com que as despesas sejam diminuídas e o faturamento seja aumentado de forma sustentável.
Quando uma empresa é escalável?
Uma empresa é escalável quando conseguimos justamente identificar a sustentabilidade nos seus processos.
Um bom programa de Marketing de Indicação permite justamente isso, uma vez que para sua implantação, não é necessário aumentar investimentos para obter crescimento lucrativo.
A indicação permite você escalar, além das vendas, o processo de fidelização e retenção do seu cliente, afinal, ele estará sendo recompensado por “ajudar” você.
Mais um exemplo de como você pode tornar sua empresa escalável com Crescimento exponencial através do Marketing de Indicação é através das Alavancas de Sucesso.
Eu falei sobre elas nesse artigo e recomendo que você leia quando puder.
Montando um bom Programa de Indicação, você vai perceber que pequenos detalhes vão auxiliar você no crescimento, como é o caso das recompensas.
Elas serão a grande moeda de troca em que seu cliente vai trazer novas receitas mediante benefícios que inclusive, vão o manter na sua base e o melhor, trazendo mais indicações.
Um grande exemplo de recompensas que funcionam dentro de um programa e que não requer custos é você oferecer recompensas com geração de valor.
Posso dar exemplo de upgrades de planos, acessos a conteúdos ou eventos exclusivos, experiências ou até mesmo assinaturas de outros serviços como Netflix e Spotify.
Um fator extremamente importante e que tem a ver com a psicologia do cliente.
Facilitando a escalabilidade através das recompensas
Esse é um detalhe muito importante dentro de um bom Programa de Indicação.
Importante para não dizer fundamental. Pois se não for bem aplicado, você corre o risco sério de não ter resultados e isso vai impedir o seu Crescimento exponencial de fato.
Indicar precisa ser simples! De maneira nenhuma pode ser algo trabalhoso e estar escondido, fazendo o cliente perder tempo e se sentir desmotivado à indicação.
Para que as indicações aconteçam, é preciso que haja a ativação, lembrando sempre que ele – seu cliente – tem a oportunidade de participar de um programa de indicações que vai lhe conceder benefícios únicos.
Isso ocorre principalmente com a escolha do momento.
A escolha do momento é a chave do sucesso da estratégia. Há momentos que estamos mais satisfeitos com a empresa e outros em que estamos neutros.
Lembre-se sempre que você precisa lembrar o seu cliente para indicar aproveitando o momento feliz dele.
O que isso quer dizer? Quando ele resolve um problema através de um atendimento bem sucedido, por exemplo ou logo que ele atinge os primeiros resultados positivos com seu produto ou serviço.
Para isso, nunca se esqueça de utilizar de todos os canais disponíveis da sua empresa – inclusive das redes sociais, para potencializar os resultados do Marketing de Indicação também.
Como gerar crescimento exponencial com o marketing de indicação
Para gerar crescimento em vendas e conquistar outros objetivos é preciso dizer que alinhar e definir estratégias de marketing são passos essenciais para qualquer tipo de negócio.
Atingir o público e a persona ideal para uma comunicação direta e assertiva para canalizar energia e investimentos de forma correta para conversão tem que ser a prioridade.
Existem vários tipos de estratégia e cada uma delas tem sua peculiaridade, seja na forma orgânica ou que requer investimentos em forma de patrocínio ou anúncios.
Porém, se estamos falando em escalabilidade e crescimento exponencial em seus negócios, temos que falar sobre o Marketing de Indicação.
É preciso partir do princípio que a indicação é algo que faz parte da natureza do ser humano, ou seja, de todos nós.
Esse fato acontece desde os primórdios quando os homo sapiens passaram a se comunicar de forma a indicar onde havia perigo ou comida, por exemplo.
Atualmente, as indicações representam a melhor forma de recomendar serviços para um amigo próximo ou familiar.
Porém, agora vem a parte importante. Apesar de quase todo mundo saber da eficácia da indicação, ela ainda é muito pouco utilizada de forma organizada.
Ou seja, muitos empreendedores estão deixando dinheiro na mesa, justamente por não terem criado um programa ativo de indicações.
Portanto, o marketing de indicação pode se tornar uma poderosa ferramenta para você atingir esse crescimento, com você se utilizando de um bom programa de indicações.
A fidelização é um dos pilares da sustentabilidade que as indicações proporcionam
Para que o crescimento do seu negócio seja sustentável é importante que os custos não sigam a curva do faturamento.
Como disse lá em cima, a escalabilidade dos negócios em relação ao faturamento deve crescer isolado que ao dos custos.
Uma das melhores maneiras de fazer isso é justamente através dos programas de indicação.
A ferramenta que vai proporcionar essa forma sustentável de faturamento é a fidelização dos clientes que um bom programa de indicação proporciona.
Eu gostaria que você você desse uma lida nesse artigo para conhecer sobre as mecânicas de um programa de indicação.
São dicas fundamentais para você entender como escalar da forma mais sustentável possível seu negócio através do Marketing de Indicação.
Uma das principais dicas é justamente sobre o funil ampulheta, que abre a possibilidade de você continuar a jornada após a venda.
A grande vantagem de um bom programa de indicações é fazer você se utilizar das mecânicas e alavancas de vendas, sendo que quase todas podem ser usadas durante sempre, ou seja, perpetuamente.
A mecânica do “Indique e ganhe” é uma delas.
Ela é promovida através da indicação dos amigos para que seu cliente obtenha benefícios exclusivos mediante indicação.
Dependendo das suas possibilidades, ele pode sempre ser beneficiado com pontos, brindes e outras formas de tornar participativa a ação de indicação dele.
Essa também é uma forma de você estreitar cada vez mais o relacionamento com seu cliente.
Uma evolução da mecânica do “Indique e ganhe é a escalada de prêmios.
Ela consiste na melhora de prêmios e benefícios, conforme o seu cliente consegue indicar mais pessoas.
Volto a lembrar você, neste momento, é a necessidade de você sempre lembrar o seu cliente de indicar.
Esse é o maior problema que acaba sendo cometido pela grande maioria dos empreendedores que implantam seu programa de indicação – falta de divulgação.
É muito comum que, apesar de existir o programa de indicação, o seu próprio cliente não saiba da existência dele. Atente-se sempre de lembrar que ele pode participar do seu programa e se beneficiar com isso.
Se você seguir todos esses passos, a conquista do crescimento exponencial no seu negócio será questão de tempo.
E você? Já vende por indicação mas nunca incentivou seus clientes a indicarem? Sente que poderia estar vendendo muito mais através dos seus clientes?
A Base Viral é a primeira consultoria do Brasil especializada na criação de estratégias comerciais de Marketing de Indicação.
Nosso forte é desenhar programas de indicação que transformem o seu cliente no seu melhor vendedor, sem precisar dar descontos e dinheiro, sem precisar aumentar o gasto em mídia e sem pagar comissões pra afiliados e influenciadores.
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