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Vendas por Indicação: 3 Benefícios Gerados Para o Seu Negócio

Um programa de vendas por indicação bem executado pode trazer muitas vantagens para a sua empresa.

Introdução

Um programa de vendas por indicação pode potencializar, e muito, os ganhos do seu negócio! Isso porque o marketing de indicação é um dos canais de venda mais efetivos que existem. Nesse sentido, não há motivos para você não começar a utilizar essa tática no seu empreendimento.

A lógica do marketing de indicação é a seguinte: você tem um número X de clientes e incentiva cada cada um deles a indicar mais 2 clientes. A partir disso, você consegue dobrar e até triplicar a quantidade de clientes.

Mas você sabe como colocar um programa de vendas por indicação em prática e quais são os benefícios de ter essa estratégia ativa na sua empresa? Descubra como neste artigo!

O Marketing de Indicação

vendas por indicação benefícios

O marketing de indicação é uma ótima maneira de atrair leads satisfeitos. Uma vez que seu cliente, que teve uma boa experiência, indicou o negócio a outra pessoa e houve uma conexão para que a indicação fosse feita. Assim, o indicado já chega até sua empresa com aquela parcela de gratidão e satisfação também.

Aqui no Brasil, poucas são as empresas que fazem uso do marketing de indicação. Mas, para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, ter um programa de vendas por indicação já é algo praticamente obrigatório. Afinal, eles já entenderam, há muito tempo, que essa estratégia dá muito resultado. Se dá resultado, por que não tornar uma obrigatoriedade para lucrar ainda mais?

E é por isso que estudei, e ainda estudo, tanto sobre o marketing de indicação: para te mostrar e para mostrar para todos os empreendedores possíveis, o tanto de benefício que eles podem ter com a implementação de um programa de vendas por indicação.

3 Benefícios de um Programa de Vendas por Indicação

Entendendo melhor sobre o funcionamento do marketing de indicação, é possível partir para a próxima etapa que é a criação de um programa de vendas por indicação. Se você ainda tem dúvidas sobre a efetividade que esse método pode trazer ao seu negócio, listamos as vantagens de aderir a um programa.

1 – Você Ganha Promotores

O primeiro benefício de ter um programa de vendas por indicação é que você ganha um vendedor. Isso mesmo! No marketing de indicação, o seu vendedor é o seu cliente. Com essa estratégia, você utiliza o seu consumidor, ou seja, alguém que já conhece o seu produto (e já gosta dele) para que ele indique outras pessoas.

Podem ser amigos, familiares, conhecidos… São pessoas que confiam nele e que sabem que, se ele indicou, é porque realmente gostou. Mas o segredo, neste benefício, é você estar sempre disposto a lembrar o seu cliente de que ele pode indicar, que vocês prezam por isso e que vocês têm um programa de vendas por indicação ativo.

De acordo com uma pesquisa do Texas Tech Institute, clientes satisfeitos estão sempre dispostos a te indicar, porém, não são todos que fazem isso porque falta incentivo da própria empresa.

Por isso, é tão importante que seu negócio coloque em prática o “duplo A”, que significa:

  • Agradecer
  • Ativar

Basicamente, se você não agradece toda indicação e também não ativa a indicação no seu cliente, não induz ele a fazer isso com outras pessoas. Ou seja, ele dificilmente lembrará que a sua empresa tem um programa de vendas por indicação e que ele pode indicar.

Por isso é importante sempre agradecer e ativar seus leads. E é dessa forma que seus clientes vão se tornar seus vendedores. Dessa maneira, eles falarão bem da sua empresa para futuros leads e assim por diante.

2 – Redução do Custo de Aquisição de Clientes

vendas por indicação marketing

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) é uma métrica que pode ser resumida como o quanto você gasta para conseguir um cliente, englobando ações de marketing, publicidade, anúncios, ações offline, etc.
Com o marketing de indicação, seu CAC é reduzido, ou seja, você gasta menos para conseguir mais clientes.

Ao adotar um programa de vendas por indicação, você passa a não ter gasto nenhum para que seus clientes te indiquem, exceto o da recompensa.

Nesse sentido, o valor da recompensa pode ser o valor total do seu CAC. Entendeu porque compensa tanto? Para colocar em prática, basta pensar em uma mecânica e pensar na escolha da recompensa perfeita com base no seu CAC.

Você pode estar se perguntando se com a implantação de um programa de vendas por indicação implica na necessidade de contratar mais funcionários, mas a resposta é não! A sua equipe de marketing ou de satisfação do cliente

já consegue dar conta disso. Também não é necessário adquirir nenhuma ferramenta para o gerenciamento do seu programa de vendas por indicação.

3 – Captação de Clientes Mais Qualificados

vendas por indicação clientes

Quando se tem um negócio bem definido, você já sabe qual a sua persona (tipo de cliente) ideal. Então você já conhece a personalidade, os gostos, o ticket médio, entre outras informações importantes.

Ao usar publicidade para atrair novos clientes, é comum perceber que nem todos dão match com seu negócio. Isso acontece porque anúncios captam muitos clientes. Ao “atirar para todos os lados”, você pode atrair leads desqualificados também.

Com o marketing de indicação, a qualificação desses leads é mais certeira. Até porque quando um cliente indica o seu negócio para outra pessoa, ela não indica para alguém que não gosta do segmento ou do estilo do seu produto. Afinal, não faz sentido indicar algo para uma pessoa que não tem interesse.

Exemplificando

Algo que está diretamente ligado a qualificação dos clientes é o fato do ser humano andar em grupos. Por exemplo, eu tenho uma loja que vende roupas e acessórios para skatistas. Quando uma pessoa compra de mim uma camiseta, ela sai satisfeita porque é o estilo dela.

Então ela encontra amigos que elogiam a camiseta e acaba comentando que conheceu minha loja, que tem várias coisas legais lá e que eles vão curtir. Lembrando que todos são skatistas, então a chance deles irem até minha empresa e consumirem lá é enorme.

Faz parte do nicho deles, do gosto e da personalidade. O meu cliente não iria indicar a minha loja para amigos que não curtem o mesmo estilo.

Conheça o Melhor Programa de Vendas por Indicação do Mercado

E você? Já vende por indicação, mas nunca incentivou seus consumidores a indicarem? Sente que poderia estar vendendo muito mais?

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O Rodrigo Noll é o maior especialista em Marketing de Indicação do Brasil e pode te ensinar muito mais sobre a arte da indicação de clientes. Ele é o fundador da Base Viral, a primeira consultoria do Brasil especializada na criação de estratégias comerciais de Marketing de Indicação.

Com ele, você vai aprender a montar programas e campanhas de indicação que incentivam seus clientes atuais a indicar seus amigos sem precisar dar descontos, sem precisar investir em mídia paga nem usar marketing de multinível ou influenciadores.

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba mais sobre este tipo de estratégia!

Conclusão

Viu como só existem vantagens na implantação de um programa de vendas por indicação? Ao aderir ao marketing de indicação, sua empresa pode ter resultados muito melhores e tudo isso com atitudes simples.

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