Hoje vamos falar sobre o CAC, que é o custo de aquisição de clientes e quero que você entenda como calcular essa métrica tão importante.
Quero começar te explicando por que é tão importante saber o que é CAC e qual o valor dele aí na tua empresa.
O Custo de Aquisição do Cliente é uma métrica muito importante para medir os ganhos e os gastos do seu negócio.
Ela funciona como uma técnica estratégica para não sair no prejuízo.
Então vamos aprender a deixar este valor o mais baixo possível?
Para isso você precisa saber o valor do CAC na ponta do lápis. Afinal, é uma métrica muito simples de ser calculada. Não tem desculpa! Tu só não pode não saber, ok?
É a métrica que simplesmente significa o valor que tu gasta para fazer uma venda.
Tu já parou para pensar no quanto tu gasta para fazer uma venda e qual a importância disso aí para o teu negócio?
Bom, primeiramente que se eu sei quanto eu gasto pra fazer uma venda, então eu sei quanto eu preciso cobrar por ela, não faz sentido?
É por isso que muitas empresas trabalham, trabalham, trabalham e não enxergam resultados.
Simplesmente porque estão cobrando errado!
Estão precificando seus produtos ou serviços de forma incorreta e por este motivo acabam não vendo a cor do dinheiro.
Outro motivo que eu vou pontuar pra ti, relacionado a importância em saber o valor do seu CAC é que com ele tu consegue monitorar se teu negócio está melhorando ou piorando na aquisição de clientes. Se este ponto está sendo eficiente ou não.
A aquisição de clientes é o ponto mais importante dentro de uma empresa.
Se tu ainda não sabe quanto tu gasta para fazer uma venda, é provável que tu tenha problemas na hora de analisar seu negócio e como eu não quero que tu tenha este problema, eu vou te ensinar como fazer esse cálculo, ok?
Segue o raciocínio do cálculo:
Como o CAC é o Custo de Aquisição de clientes, então todos os gastos referentes à aquisição, ou seja, tudo o que envolve em trazer um novo cliente para sua empresa, está aqui dentro desse cálculo. Custos, gastos, despesas… tudo isso.
Sendo assim, tu vai pegar o total de despesas de marketing + as despesas de vendas, e dividir pelo número de novas vendas. Simples assim.
Por que são NOVAS vendas? Porque é o custo de AQUISIÇÃO.
Então supondo que na minha empresa, mensalmente, eu gaste 5.000 reais com marketing, 15.000 reais com vendas e todos os meses eu consigo fazer 10 novas vendas.
Então são 20 mil reais dividido por 10, que totalizam 2 mil reais.
São 2 mil reais para eu fazer uma nova venda.
Ficou mais fácil de entender com o exemplo?
É importante frisar aqui quais são as supostas “pegadinhas” relacionadas ao CAC.
Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que entra no cálculo e o que não entra.
Então tudo o que estiver relacionado a marketing, vendas e aquisição, vai entrar. Por exemplo: anúncios, salários, benefícios, impostos, agência, assessoria… tudo isso entra, ok?
“Mas Rodrigo, eu tenho um funcionário que trabalha em vendas mas também trabalha na renovação dos clientes atuais, o que eu faço?”
Aqui começam as particularidades.
Então tu vai pegar o quanto tu gasta com ele, ou seja, o salário e todo o custo que ele te gera em um mês, vamos supor que totalizando 4 mil reais.
Tu pega esses 4 mil reais e faz o famoso “rateio”.
Tu vai dividir mais ou menos de acordo com o número de horas que ele trabalha em cada tarefa. Se for 50/50 no marketing, e 50/50 em atendimento, fica metade/metade.
É primordial que tu tenha este cálculo na ponta do lápis e se tu nunca calculou, não se assuste porque provavelmente o valor estará mais alto do que vocês imaginava.
Então faça o quanto antes para que seja possível monitorar e controlar este valor.
Afinal, quanto menor for teu CAC, melhor.
Inclusive, o marketing de indicação pode te ajudar a manter este CAC baixo,você sabia?
Eu quero que tu entenda que o CAC é uma métrica fundamental se tu quer ganhar eficiência na aquisição de clientes, crescer teu negócio, saber se tu tá cobrando certo e principalmente, se tu tá interessado em fazer uma estratégia de marketing por indicação, saber o quanto tu pode gastar com uma recompensa.
Se por acaso aí na sua empresa há alguma particularidade que eu não consegui deixar claro aqui no texto, comente aqui que vamos entrar em contato com você para te ajudar.
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