Em um período conturbado como o mundo está vivendo devido a Pandemia do Coronavírus – o qual vai exigir mudanças nas relações econômicas e estruturais importantes no mercado daqui para frente, o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, publicou um artigo com 10 Tendências de Marketing Digital para 2020.
Dentro dessa lista, mais precisamente no topo dela – como principal tendência eleita nesse cenário, vem justamente o Marketing de Indicação ou Referral Marketing, como preferir.
Em um momento em que o mundo está mais conectado através da internet pelo custo do afastamento social, o Marketing de Indicação se torna uma das principais ferramentas de vendas em qualquer segmento, seja ele de produtos ou serviços.
Afinal, indicar produtos e serviços para outras pessoas não é novidade e todos, sem exceção, já passaram e passam por essa situação no cotidiano, seja como indicador ou como alguém que recebe indicação.
Isso porque o ato de indicar é um ato natural do ser humano, ou seja, quando você está satisfeito com algo, a tendência é você replicar para pessoas próximas a você, sejam familiares ou amigos.
Além disso, a estratégia eleita como principal pelo Sebrae em 2020 é fundamental para alavancar o público do seu negócio através de clientes que já consomem a sua marca ou prestação de serviço.
No entanto, a estratégia ainda é pouco aproveitada e, na maioria das vezes, sem um programa vigente, o que deixa muitas oportunidades de negócio e faturamento, passar em branco.
A principal tendência eleita pelo Sebrae não depende de grandes investimentos para ser implementado
Diferente de outras estratégias (que também são importantes) de Marketing e Vendas, os Programas de Indicação não necessitam de grandes investimentos como contratação de funcionários, por exemplo.
Além disso, eles podem ser aplicados para empresas de qualquer tipo de segmento e sem distinção de tamanho. O que isso quer dizer?
Isso quer dizer que o Marketing de Indicação, indicado pelo Sebrae como principal estratégia em 2020, pode ser implementado desde pequenas e micro empresas até grandes corporações, independente do que ela oferece como produto ou serviço.
Segundo Rodrigo Noll – o maior especialista em Marketing de Indicação do Brasil “O ato de indicar é natural do ser humano, porém, pouquíssimas empresas aproveitem deste recurso para implementar uma estratégia simples e que gera muito resultado em faturamento a partir de um bom programa”, enfatiza.
O Marketing de Indicação se utiliza basicamente dos clientes que você já possui, ou seja, daqueles que já consomem seu produto e serviço.
Através de um bom programa de indicação, você incentiva o seu já cliente com recompensas e benefícios em troca da sua indicação de novos clientes.
Os Programas de Indicação vieram para ficar e 2020 será o ano fundamental para ele ser implementado em sua estratégia, seja qual for o tamanho da sua empresa. Desde microempresários até grandes corporações estão aptas a aplicar o Marketing de Indicação em qualquer nível e todas com muita propensão ao sucesso.
Isso só depende do nível de satisfação da carteira de cliente que você já mantém.
A propensão de cada um deles enviar uma indicação a você é muito grande. Não esqueça de medir sua reputação é através das redes sociais.
Depois que você tiver planejado, implantado, alavancado e colocado em prática o seu Programa de Indicações, aí sim será hora de impulsionar seus resultados através de Ferramentas para Programa de Indicação que eu sempre falo para meus mentorados e alunos.
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E você? Já vende por indicação mas nunca incentivou seus clientes a indicarem? Sente que poderia estar vendendo muito mais através dos seus clientes?
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Nosso forte é desenhar programas de indicação que transformem o seu cliente no seu melhor vendedor, sem precisar dar descontos e dinheiro, sem precisar aumentar o gasto em mídia e sem pagar comissões pra afiliados e influenciadores.
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