fbpx
plataforma de indicação clientes

Plataforma de indicação de clientes: É necessária para sua estratégia?

Com o intuito de ajudar você a otimizar sua estratégia de indicação, escrevi esse artigo para falar sobre como uma plataforma de indicação de clientes pode oferecer experiências incríveis do seu cliente com a sua marca.

Nos tempos atuais, não basta só oferecer e tentar vender um produto ou serviço. 

É preciso se relacionar com seus clientes e entender suas necessidades para oferecer soluções. 

E isso também se encaixa diretamente quando falamos de Marketing de Indicação.

Para que você conheça todo esse contexto de relacionamento com o cliente, é imprescindível que você se utilize de ferramentas para ajudar com sua estratégia de inbound, vendas digitais e todo o mapeamento da jornada do cliente.

Com o intuito de ajudar você a percorrer esse caminho, escrevi esse artigo para falar sobre como uma plataforma de indicação de clientes pode oferecer experiências incríveis do seu cliente com a sua marca.

Isso não quer dizer que é necessário fazer um investimento logo no início. Definitivamente não. 

O Marketing de Indicação tem como diferencial permite você começar do zero, sem investimento em anúncios, sem precisa de ferramentas e tudo mais.

No entanto, quando surgir possibilidade para você aprimorar seu Programa de Indicação, é interessante que você pense em automatizar e otimizar seus processos através de uma plataforma de indicação de clientes.

Continue acompanhando o artigo que eu vou falar mais sobre os benefícios que ela pode trazer. 

O que é e como iniciar o Marketing de Indicação

 

O Marketing de Indicação, por definição, é o método de gerar vendas utilizando os seus próprios clientes atuais. Se os seus clientes estiverem satisfeitos com seu produto ou serviço, a tendência dele indicar a experiência positiva para amigos, parentes e conhecidos é muito grande.

Clientes que são indicados têm uma tendência muito maior à retenção e fidelização ao produto e serviço do que outros que vieram de outros canais de vendas.

Apesar da eficiência comprovada deste tipo de estratégia, o Referral Marketing é pouco lembrado e usado na hora das empresas conquistarem novos clientes. Isso aqui no Brasil.

Isso porque os profissionais de marketing e empreendedores não se deram conta de que ele é um programa e não uma simples campanha ou ação isolada.

Um programa de indicações bem planejado pode mudar completamente a história do seu negócio, seja ele voltado ao B2B, B2C de qualquer segmento do mercado de produtos e serviços.

A primeira informação é importantíssima e fundamental para você, que pretende implantar a sua estratégia de Marketing de Indicação.

É FUNDAMENTAL que seus clientes atuais estejam satisfeitos com seus produtos ou serviços.

Lembrando que a ação de indicar é natural conforme a nossa satisfação, porém, acontece também ao contrário quando estamos insatisfeitos, não é mesmo?

Uma ressalva importante: sua empresa não precisa estar com os clientes mais satisfeitos do planeta por todo o sempre para que sua estratégia do programa de indicações funcione de forma eficaz.

A segmentação é de momento, ou seja, basta saber segmentar os clientes que estão contentes com seu produto e serviço, em determinado período, para que ela funcione.

A propensão de cada um deles enviar uma indicação a você é muito grande.

Um método eficaz de descobrir essas informações e de como elas estão reagindo à sua marca é utilizar a métrica global de mediação de satisfação, conhecido como NPS (Net Promoter Score).

Basicamente, essa pesquisa vem pela famosa questão: De 0 a 10, qual a probabilidade de você indicar a  empresa a seus amigos. Os resultados é o que medem o NPS.

Se você não utiliza o NPS, não se preocupe. Ainda assim existem outras maneiras de você descobrir quem são os seus clientes e como eles estão reagindo com o seu negócio.

Um grande exemplo de medir sua reputação é através das redes sociais. 

Nelas, há ferramentas de avaliações, opinião de quem usa e com que frequência utiliza seus produtos e serviços, quem já indicou e etc.

Importância da segmentação através de uma plataforma de indicação de clientes

A segmentação é um dos pontos fundamentais para se adquirir uma plataforma.

Isso porque através delas você gera engajamento no uso de uma segmentação precisa para encontrar os clientes em potencial certos e aumentar seu público.

Além disso, através delas você pode captar a atenção deles com mensagens que correspondam a quem eles são.

Você também aumenta consideravelmente seu relacionamento com seu público, fornecendo orientação personalizado, nutrindo, educando e ensinando seu cliente a aprender o que está disponível para atender às suas necessidades.

Uma plataforma também serve para converter e fechar suas vendas à medida que você gera confiança, fornecendo aos membros do público individualmente chamadas de ação em tempo hábil para dar o próximo passo com você.

A segmentação e o Inbound Marketing

 

Uma boa plataforma é a ferramenta certa para você aplicar o Marketing de atração, ou seja, o Inbound Marketing, que é uma estratégia que consiste na promoção da empresa através do oferecimento de conteúdos de qualidade, com o objetivo de conquistar autoridade diante do público.

Esses conteúdos, geralmente, são oferecidos na forma de vídeos, artigos de blogs, estratégias de SEO, newsletters, e-mail marketing e outros materiais ricos, como E-books, por exemplo. 

A estratégia do Inbound Marketing vai em uma via contrária às tradicionais formas de chamar atenção do público como as outras maneiras de fazer publicidade em meios como rádio, televisão, outdoors, anúncios em jornais e revistas, telemarketing, entre outros. 

Em resumo, o Inbound Marketing é uma estratégia com foco no cliente certo para empresa e no caminho inverso para a conquista dele. 

Ou seja, ao invés de tentar chamar a atenção, é o cliente que se vê interessado no conteúdo de relevância e acaba vindo de encontro com a empresa.

Essa é a grande vantagem do Inbound, justamente porque o cliente que vem até a empresa, já chega propenso a comprar o seu produto, ou seja, ele enxerga a relevância do seu conteúdo com a solução que está inserido nele.

Como funciona o Inbound Marketing

 

O Inbound Marketing consiste na tática de angariar clientes por meio do oferecimento de conteúdo que ele precisa e quer receber. 

Ou seja, a forma de “ataque” é através da solução de um determinado problema que ele está buscando. 

Isso é feito por uma comunicação mais aberta, de forma a engajar o público por interações e temas que façam parte do histórico do cliente. 

Geralmente, isso é feito através da jornada do cliente, que consiste na comunicação e na abordagem no melhor momento do cliente. 

Em resumo o Inbound Marketing tem como objetivo:

  • Aumento da visibilidade do seu negócio;
  • Ter o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) diminuído;
  • Atrair clientes potenciais realmente interessados no seu negócio;
  • Descobrir o tipo de conteúdo que faz diferença para seu público;
  • Alavancar e otimizar todo o seu processo de venda;

Uma das grandes vantagens do Inbound em relação às outras estratégias é justamente a economia.

Isso porque a metodologia é até 65% mais barata do as outras formas usuais de marketing.

Assim sendo, você precisa o quanto antes estruturar a sua estratégia de Inbound Marketing, mesmo porque, certamente, os seus concorrentes já estão utilizando ela para fazer seus negócios crescerem. 

Por isso que você não pode abrir mão do Inbound Marketing da sua estratégia de indicação.

Automação é um dos pilares da plataforma de indicação

 

A Automação de Marketing tem como objetivo a otimização da comunicação com seu cliente, tendo a possibilidade o nível de interesse de quem entra em contato com a sua marca.

À primeira vista, quando se fala em automação de marketing, muito imaginam que se trata apenas de disparos de e-mail, enquanto na verdade, essa ação é apenas parte de um processo muito mais abrangente. 

Atualmente, mais da metade das empresas já estão utilizando ferramentas de Automação de Marketing e o restante já consideram a possibilidade de usar. 

Entre as vantagens da automação em uma plataforma de indicação de clientes, está justamente a comunicação personalizada e a segmentação de ações com base nas necessidades do seu cliente.

Com os processos sendo automatizados, o time de marketing e vendas ganha tempo para projetar ações que não poderiam ser feitas em sequência de forma completa.

Resumindo, a tecnologia da automação em marketing entrega a possibilidade da realização de ações mais complexas e a mensuração dos resultados dessas ações. 

Isso por conta da facilitação na geração e qualificação dos leads e aumento no número de vendas e fidelização de clientes.

O CRM faz parte da estratégia de automação

 

Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente é a adequação da sigla CRM. 

O CRM nada mais é do que uma ferramenta fundamental para automação, cuja aplicação é essencial para o sucesso das vendas de qualquer empresa. 

Tendo em vista que as vendas é a sustentação de toda empresa, de nada adianta ter um ótimo produto e uma ótima produção se elas não acontecerem. 

Porém, vender apenas não é o suficiente. 

É necessário enfatizar processos, sistemas e estratégias de gerenciamento e relação com clientes para sua fidelização – o que ajuda a reduzir custos e aumentar os lucros do negócio. 

Neste sentido, é fundamental que uma empresa que esteja pensando neste processo conheça a ferramenta do CRM. 

O conceito do CRM vai muito além do que se uma ferramenta. 

Ele é com conjunto que envolve estratégias, práticas, políticas e todos os tópicos que envolvem gestão, análise e contato, sempre objetivando a fidelização e a satisfação do cliente. 

A utilização do CRM faz a empresa conhecer melhor os clientes e podem gerir e adaptar seus processos para atender melhor às expectativas, além de criar ofertas direcionadas, gerando satisfação dos clientes para aumentar os lucros.

Entende como isso é fundamental na sua estratégia de Marketing de Indicação?

Ele padroniza o processo de atendimento aos clientes, organizando, automatizando e melhorando o controle das atividades, além de possibilitar agilidade na execução, eliminar o retrabalho e gerando insights através de relatórios.

Como utilizar o CRM como plataforma de indicação de clientes

 

Um bom sistema de CRM basicamente deve ter funcionalidades de cadastro, histórico de oportunidades de negócios e compras, interações com a empresa (visitas, ligações, troca de mensagens e emails, registro de propostas, histórico de documentos gerados e assinados, relatórios e integrações com outros sistemas de apoio.

O primeiro passo é desenhar o seu processo de vendas e mapear todas as atividades realizadas, desde primeiro contato até o ganho da oportunidade. 

Pesquise e escolha uma ferramenta que atenda este desenho e a execução das atividades com facilidade de uso pelos vendedores gerando agilidade no fechamento das vendas e relatórios para melhoria contínua.

Cadastre todos os clientes e registre todas as oportunidades de negócios, gerando histórico de relacionamento (e-mails, ligações, visitas, propostas, etc). 

Com os dados registrados, monitore relatórios para identificar pontos de melhoria na sua empresa.

Uma plataforma de indicação de cliente envolve mais do que a área de vendas. 

Porém, outras áreas voltadas para o cliente como marketing, suporte e atendimento se beneficiam do CRM. 

O objetivo é coletar o máximo de dados sobre os clientes, armazená-los e deixá-los à disposição de toda a empresa.

E você? Já vende por indicação mas nunca incentivou seus clientes a indicarem? Sente que poderia estar vendendo muito mais através dos seus clientes? Tem dúvidas sobre como usar uma plataforma de indicação de clientes?

Conheça a mentoria em Vendas Por Indicação com Rodrigo Noll, o maior especialista do Brasil no assunto.

Mais de 300 mentorados satisfeitos e mais de R$ 30 milhões colocados no bolso nos seus clientes.

Clique aqui e definitivamente crie um canal de vendas previsíveis, utilizando apenas os seus clientes atuais sem precisar gastar mais em anúncios nem contratar ferramentas caras. Poucas vagas disponíveis!

plataforma de indicação de clientes

Me acompanhe nos outros canais:
InstagramLinkedInYouTube e Telegram

Sobre o Autor:

Gostou do conteúdo? Veja mais nas minhas redes sociais:

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email
Share on facebook
Share on twitter

Deixe seu comentário:

Rolar para cima