Os 4 maiores benefícios de um CRM de qualidade

Os 4 maiores benefícios de um CRM de qualidade

Os benefícios de um CRM para a sua empresa são imensos. Neste texto, irei destacar todos os benefícios de um CRM e porque você também deveria ter um na sua empresa. Porém, antes disso, vou te explicar um pouco melhor o que é um CRM na prática.

Os benefícios de um CRM para a sua empresa são imensos. Neste texto, irei destacar todos os benefícios de um CRM e porque você também deveria ter um na sua empresa. Porém, antes disso, vou te explicar um pouco melhor o que é um CRM na prática.

CRM (além de Conselho Regional de Medicina) também é a sigla para Customer Relationship Management, que em tradução livre significa Gerenciador de Relacionamento do Cliente. O CRM é uma ferramenta muito utilizada por empresas de diversos tamanhos para administrar sua lista de clientes. É como se fosse um grande livro de vendas, só que online, com muito mais funções, melhorias e benefícios para os vendedores e usuários.

Através de um CRM você pode otimizar seu processo de venda, além de manter todos os seus colaboradores em sintonia e usar isso para vender mais. Vou explicar quais os principais benefícios de um CRM nos parágrafos abaixo.

 

 

Benefícios de um CRM: vender para as pessoas certas

 

Ao analisar um funil de vendas, podemos ver que vender para as pessoas certas sempre acelera seu processo de venda. Vender para as pessoas certas pode te trazer ainda mais vendas. O mais interessante é como um CRM de qualidade pode te promover isso.

Na minha empresa, eu utilizo o Pipedrive. Com ele, eu consigo registrar todo o processo da venda. Este é um dos benefícios de um CRM de qualidade: a partir desses registros, eu consigo ver os principais motivos que levaram (ou não) o cliente a comprar de mim. Além disso, é possível analisar quais os tipos de clientes que compraram de mim. Eram infoprodutores? Da área da saúde? Da área de seguros? Eram grandes empresas, startups ou profissionais autônomos? Todas essas perguntas podem ser respondidas através de uma breve análise do seu CRM.

A partir do momento em que você descobre quem compra mais de você, você pode orientar seus vendedores a prospectar empresas que você sabe que tem mais probabilidade de fechar com você. Por exemplo: eu vendo uma mentoria completa para ajudar empresários a implementar um programa de indicação de qualidade em seus negócios. De início, eu posso considerar que startups são meu alvo principal e mirar nelas. Mas, a partir do momento que eu vejo uma tendência das grandes empresas fechando comigo, eu investirei mais a vender para esses empresários, concorda?

E a forma mais fácil de fazer isso é através de um bom CRM. Um dos benefícios de um CRM de qualidade é vender para as pessoas certas. Dessa forma, seus vendedores irão prospectar os clientes certos: aqueles que têm mais chance de fechar com você, em menos tempo. Tempo é dinheiro. Portanto, quanto menos tempo seus vendedores gastarem prospectando clientes que não irão fechar com você, melhor para o seu negócio!

Outro benefício proveniente de vender para as pessoas certas são as indicações que você pode conseguir através dessas vendas. Imagine que seu público-alvo são médicos e pessoas da área da saúde. Ao vender para um médico (e através de um programa de indicação, para impulsionar ainda mais vendas), você aumenta a chance deste médico recomendar o seu produto ou serviço para mais médicos. 

Pense nas inúmeras possibilidades: os colegas de trabalho deste médico, os amigos da área da saúde deste médico (que já podem ter trabalhado juntos, não trabalham mais, mas ainda conservaram a amizade), o grupo de WhatsApp da faculdade que esse médico ainda guarda com carinho no celular. Todos esses contatos, colegas e amigos desse médico podem virar clientes seus! Tudo depende de ele estar satisfeito com o seu trabalho e indicá-lo para eles.

O benefício de um CRM que estou falando é exatamente esse: vendendo para as pessoas certas, você consegue vender ainda mais. E para monitorar essas vendas, analisar seus clientes e alcançar mais pessoas, o CRM é a ferramenta perfeita para isso.

 

 

Benefícios de um CRM: saber quem está mais próximo de fechar com você

 

 

Você sabe quem são os clientes mais próximos de fechar com você? Essa é uma métrica essencial para vender em maior quantidade e maior velocidade. Afinal, é sabendo quem está mais próximo de fechar com você que você sabe em quem precisa investir mais ou menos energia para realizar uma venda. Este é outro benefício de um CRM na sua empresa!

No meu caso, eu uso o Pipedrive. Nele, conforme você vai preenchendo os campos, você vai entendendo o progresso do lead no seu funil de vendas. É através do CRM que você descobre quem são os clientes mais propensos a fechar com você, os clientes que estão mais propensos a te deixar e aqueles que ainda precisam de mais estímulo e argumentação para fechar com você.

Além disso, você sabe quanto irá entrar nos próximos meses. Um dos benefícios de um CRM é essa previsão. Sabendo quais clientes irão fechar com você mais rápido, essa previsão se torna mais precisa e mais concreta. Isso é muito importante para a gestão de um negócio.

É assim que sabemos quanto podemos ou não gastar. É através do CRM que sabemos o quanto devemos desenvolver as próximas reuniões e estímulos com os leads em questão.

 

Benefícios de um CRM: quando precisar bater uma meta, saber exatamente para quem ligar

 

 

Toda empresa tem metas. Todos temos cotas, metas e limites a cumprir. O benefício de um CRM de qualidade que estamos falando aqui é exatamente esse: o CRM pode te ajudar a bater metas!

Isso porque, como já mencionei anteriormente, um CRM de qualidade te mostra quem está mais perto de fechar com você. No meu caso, como uso o Pipedrive, consigo acompanhar o passo a passo completo dos meus leads. Consigo acompanhar e ver quem está mais perto de fechar comigo, quem só precisa de um empurrãozinho final e quem ainda precisa de mais argumentos e provas para de fato fechar com você.

Quando estamos próximos de bater uma meta, mas já estamos perto do prazo, eu indico a meus vendedores a verificarem no Pipedrive quem são os clientes que só “precisam de um empurrãozinho” para de fato fechar conosco. Dessa forma, às vezes basta uma ligação, uma breve reunião ou até um e-mail para realizar a venda que irá decidir nossas conquistas e finalmente bater a tal da meta.

 

Benefícios de um CRM: saber quanto vou vender nos próximos meses, ou seja, ter uma previsão das vendas

 

Já mencionei anteriormente neste texto a previsão das vendas, mas vamos nos aprofundar um pouco mais nesse assunto. Este é um dos benefícios de um CRM na minha empresa que mais valorizo! Ter a previsão das vendas no próprio negócio é algo extremamente importante para a gestão da contabilidade, administrativa e financeira da empresa.

Vamos, juntos, pensar não como uma empresa, mas como uma pessoa física. Imagine como administraremos nossa conta bancária. Primeiro, o costume é dividir em duas seções: as saídas e as entradas de dinheiro na conta.

Existem saídas que são constantes: conta de água, luz, mensalidade da academia, dos grupos de Mastermind, do curso de idiomas e o que mais forem gastos com quantidade que podemos prever. Assim também acontece com as entradas: imagine que você trabalhe em uma empresa e esta lhe pague um salário. Esta será a sua entrada fixa na sua conta no banco! Portanto, sabe-se que você recebe uma quantia que (hipoteticamente) consegue cobrir todos os seus gastos fixos e ainda sobre uma quantia significativa, que você poderá gastar com outras coisas: roupas, acessórios, mobília, lazer, novos celulares, computadores, fones ou qualquer outro item que você não precisará desembolsar um valor todo mês para possuir.

Agora é que devemos tomar cuidado, porque é geralmente quando as pessoas começam a fazer besteira. Com esse dinheiro que te sobrou, você pode fazer o que quiser: gastar, investir, poupar, doar, etc. Entretanto, muitas pessoas acabam se “empolgando” com a quantia na conta bancária e acabam gastando mais do que podem. E é assim que se iniciam as dívidas. E agora você me pergunta: ok, Rodrigo, mas por que você está me contando isso? E eu te respondo: porque isso é algo que acontece tanto com empresas quanto com pessoas físicas.

Existem empresas que gastam mais do que podem. Geralmente, são essas que acumulam as dívidas. Entretanto, algo acontece com essas empresas que não acontece com a pessoa física que recebe um salário fixo: a entrada de dinheiro varia.

Desta vez, vou comparar a empresa não com um funcionário que tem um salário fixo, mas com um profissional autônomo. O profissional autônomo não tem a certeza de que todo fim de mês irá ganhar a mesma quantia de sempre, como o funcionário com salário fixo tem. E é aí que mora a outra possibilidade de formação de dívida: os gastos continuam os mesmos, mas as entradas variam.

Um dos benefícios de um CRM de qualidade é prevenir essa situação toda! Com um bom CRM, você tem uma previsão do quanto entrará na conta bancária da sua empresa. O quanto sairá, seu setor financeiro provavelmente já está monitorando. Entretanto, o quanto entrará, muitas vezes é um mistério!

Crises explodem, leis são aprovadas, pandemias acontecem. Tudo isso pode impactar diretamente na receita que a sua empresa coleta no final do mês. Isso porque impacta diretamente seu consumidor final. Quando este é impactado, ele terá outras prioridades se não comprar de você (ou não, dependendo do seu produto ou serviço. Entretanto, se você não for um serviço essencial, as chances são de que seus consumidores repensem os gastos com a sua empresa).

Portanto, a entrada na conta da sua empresa pode variar. Isso o CRM não vai conseguir mudar. O que um CRM de qualidade pode fazer por você é te dar uma previsão do quanto entrará na conta bancária da sua empresa. E pode não parecer, mas isso é uma grande ajuda!

Pense que, conforme você souber o quanto vai entrar na sua conta, você pode tomar medidas restritivas para tentar diminuir o quanto vai sair! Ou fazer aquele investimento que há tanto tempo você quer fazer, mas ainda não tinha entrado dinheiro o suficiente para isso. Com a previsão do que entrará na conta da sua empresa, você consegue fazer esse investimento sem peso na consciência.

E, novamente, como um CRM pode fazer isso? Através de dados! Conforme você vai alimentando seu CRM, ele te devolve gráficos, dados e números que farão total diferença na administração da sua empresa. Com um CRM de qualidade, você consegue saber quantas vendas já foram realizadas e quantas estão próximas de serem fechadas. Dessa forma, você consegue uma previsão do quanto entrará para a sua empresa nos próximos meses em questão.

 

Benefícios de um CRM: escolha o melhor para a sua empresa

 

 

Esses foram apenas alguns dos benefícios de um CRM. Implementar um Customer Relationship Management só traz benefícios para a sua empresa em questão. Este texto apresentou apenas alguns dos pontos principais que acredito que me benefício utilizando o meu CRM, o Pipedrive.

Eu acredito que minha empresa não teria os mesmos faturamentos, sincronia, agilidade e praticidade sem o Pipedrive. Com ele, eu fico tranquilo ao delegar funções e tarefas para os meus vendedores, estando ciente de que todos recebem as mesmas informações e os mesmos resultados e análises dessas informações. Isso porque todos eles têm acesso ao Pipedrive. Sem essa ferramenta incrível, essa produtividade, agilidade e sintonia entre minha equipe não existira e não seria tão efetiva.

Eu gosto tanto da ferramenta que tenho uma parceria com eles. E essa não é uma parceria que beneficia apenas a mim e ao Pipedrive. Eu gosto tanto desse CRM que resolvi oferecer para vocês uma oportunidade imperdível para melhorar, facilitar e tornar seu negócio ainda mais ágil e efetivo. 

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