Marketing de Indicação, Afiliados e Influenciadores: Entenda a diferença entre eles

Marketing de Indicação, Afiliados e Influenciadores nada mais são do que ferramentas utilizadas em estratégias de vendas e expansão de marcas. Para você entender a diferença entre cada uma dessas estratégias, preparei esse super artigo para você.

Marketing de Indicação, Afiliados e Influenciadores. Se você tem interesse por marketing, trabalha com isso ou é um empreendedor que busca expandir seus negócios, certamente você já ouviu falar desses três termos.

Entre tantas outras ferramentas disponíveis, essas três são algumas das mais comentadas no atual mundo digital.

Apesar de poderem ser usados simultaneamente em qualquer estratégia digital, as três tem bastante diferença entre elas e é sobre isso que vamos falar neste artigo.

Estão prontos? Então vamos começar.

Marketing de Indicação

Também conhecido como Referral Marketing, o Marketing de Indicação é uma estratégia basicamente utilizada para atrair e converter novos clientes.

A grande diferença entre o Referral e as demais estratégias é a utilização da própria base de clientes como promotora da marca ou produto.

Ou seja, os próprios consumidores fazem a indicação para seus amigos de acordo com a satisfação que ele mantém sobre o produto ou serviço.

Isso acontece, porque quando o cliente está satisfeito com a empresa, ele tem a grande propensão em recomendar e exercer a indicação para outras pessoas.

Nós falamos sobre o Marketing de Indicação neste artigo.

Ainda que eficiente, o Referral ainda é pouco utilizado no Brasil, tendo em vista o grande resultado que ele pode alcançar.

Grandes empresas utilizam a estratégia do Referral e tem tido bons resultados, como por exemplo o Dropbox, AirBnB, Netflix e Uber, só para citar algumas delas.

Um exemplo claro de como o marketing de indicação funciona no mundo digital é o popular aplicativo de transporte Uber. Você provavelmente já mandou ou recebeu aquela indicação promocional com um código de desconto.

Se um estranho mandou esse código para você, com toda certeza você deve ter apagado a mensagem. Mas se foi um amigo, talvez seja ele quem vendeu o Uber para você, por meio da indicação.

Basicamente o Marketing de Indicação funciona da seguinte maneira, pela indicação, o cliente que já faz parte da sua base, recebe uma determinada recompensa, que pode ser produtos ou serviços de outras marcas, pacotes adicionais, assinaturas, entre outros prêmios.

Se você pretende a começar a investir no seu marketing de indicação com um programa de indicações é bom saber como os seus clientes veem a sua marca.

Faça uma pesquisa de métricas para descobrir quem são os seus promotores e detratores.

Desta maneira você conseguirá saber o que motivou o seu cliente a comprar de você com os primeiros e coletar retorno com os segundos.

Vamos falar agora um pouco sobre o Marketing de Afiliados.

Marketing de Afiliados

O Marketing de Afiliados se baseia na divulgação que um afiliado faz de um determinado produto de um empreendedor ou empresa.

Em troca, ele recebe uma comissão para cada venda realizada, sendo que essa estratégia tem sido uma estratégia interessante para pessoas que queiram trabalhar com vendas pela internet.

Esse tipo de ferramenta é formato relativamente novo e tem como objetivo trazer uma ampliação nas formas e canais de comunicação que centralizam a atenção do consumidor.

Ela surgiu a partir de uma época em que as pessoas começaram a ficar cada vez mais exigentes e atentas, inclusive na hora da escolha do tipo de publicidade que as influenciam diretamente.

Os anúncios pagos por cliques passaram a ser mais utilizados, assim como a publicidade em portais e todo tipo de divulgação on-line.

Em alguns segmentos, com o passar do tempo, a concorrência cresceu e os preços por clique aumentaram muito.

Os anunciantes, por sua vez, na constante busca pelo “ROI perfeito”, tiveram de buscar novos mecanismos para fazer publicidade na web.  

Com isso, o Marketing de Afiliados surgiu neste cenário, como uma alternativa muito rentável. Os anunciantes passaram a se engajar cada vez mais em campanhas segmentadas e com atrativos para as redes de afiliados.

Isso porque, diferentemente dos portais horizontais, em que a conversão está diretamente atrelada à audiência, o Marketing de Afiliados possibilita que portais verticais e blogs consigam alta rentabilidade sem ter, necessariamente, uma grande audiência.

Nestes casos, a conversão está atrelada mais à credibilidade do que a quantidade de tráfego do site.

Quanto mais segmentado for o seu conteúdo, mais qualificada será a sua audiência e mais fácil será você vender o que o seu público leitor quer comprar.

Assim como o Marketing de Indicação, o Marketing de Afiliados necessita de uma estratégia bem definida e objetiva para que os resultados sejam satisfatórios.

A escolha do canal é um dos primeiros passos. O afiliado precisa escolher como e onde vai fazer a divulgação dos produtos e serviços.

Usualmente, são utilizados blog, sites, redes sociais e E-mail Marketing.

Todas são ferramentas que, dependendo do produto ou serviço, trazem bons resultados dependendo do nicho a ser explorado.

Agora vou conceituar brevemente o que é um trabalho de Influenciador Digital para depois falar sobre a diferença entre cada um desses tipos de marketing.

Influenciadores Digitais

Os Influenciadores Digitais, também conhecidos como Digital Influencers têm sido fundamentais nas estratégias de vendas e expansão de marcas na maioria das empresas que entendem a importância do marketing para atingir os objetivos.

Os influenciadores Digitais são pessoas que possuem a capacidade de influenciar outras pessoas na tomada de decisão.

Isso inclui ações de consumo ou até mesmo estilo de vida.

Eles se utilizam das redes sociais como Facebook, Instagram, Youtube e blogs para difundir conteúdo relevante para o seu público.

O mais interessante é que eles atuam em nichos bem específicos como cozinha profissional, viagens, saúde e produtos veganos, só para citar alguns exemplos.

Atualmente, há cerca de 250 mil influenciadores digitais ativos que, através da sua base de seguidores, conseguem viabilizar vendas para inúmeras marcas e serviços.

Esse tipo de influência, apesar de ter crescido vertiginosamente na internet, já vem de longa data.

Afinal, quem não lembra dos comerciais de TV aberta que aparecem famosos que admiramos, fazendo a propaganda de diversos produtos?

A diferença é que a TV sempre foi um caminho muito mais longo do que a internet no que diz respeito à interação.

No mundo digital, o contato com o influenciador é, por vezes, mais simples. Haja visto, que muitos respondem mensagens inbox pessoalmente.

O mais interessante na utilização dos influenciadores é que aproximação da marca com o público, ou seja, eles atuam na “ponte” entre a empresa e o consumidor.

Os influencers tem um público fidelizado e engajado, através de uma forte conexão.

Ou seja, eles possuem a confiança e credibilidade, pois seu público acredita no que eles falam.

O interessante desta estratégia é a questão do gatilho mental da prova, ou seja, alguém que você admira dizendo com convicção que a marca é boa e você deveria consumir ela.

Os influenciadores têm como contrapartida da sua “palavra” posts patrocinados, participação em eventos, palestras, vídeos no Youtube, venda de produtos físicos, parcerias com outros influencers e anúncios.

O Marketing de Influência já é uma das formas mais rentáveis de propaganda em todo o mundo.

Só no ano de 2017, o influenciador mais bem pago do mundo faturou cerca de 16,5 milhões de dólares divulgando marcas.

Existem até tipos distintos de influenciadores atualmente, como:

Top Celeb – Trabalham com temas gerais e não com nichos específicos. Ideal para despertar a consciência do público sobre a marca, apesar de não ter muita segmentação e nem muita conversão em vendas.

Fit Celeb – É o influenciador que tem tudo a ver com a marca e tem o público segmentado que interessa às empresas. Talvez seja o tipo de influenciador mais concorrido.

Autoridade – É completamente segmentado e possui credibilidade com seu público devido ao seu conteúdo. O tamanho do público pode não ser tão grande, porém, é mais engajado na conversão.

Trendsetter – São defensores da marca e ideais para posicionamento delas. São influenciadores de princípios que jamais vão aceitar trabalhar com marcas que vão além dos seus valores. Um segmento muito utilizado neste exemplo são os produtos direcionados para o público vegano.

Bom, agora que já conceituamos cada um dos tipos de estratégia, vamos falar nas diferenças básicas entre eles.

Qual as diferenças entre Marketing de Indicação, Afiliados e Influenciadores?

Acima, conceituamos basicamente o que cada estratégia tem por objetivo, mas qual a diferença entre eles?

Sobre isso que vamos falar agora.

Importante ressaltar que as marcas podem e devem utilizar de todas as estratégias possíveis de acordo com o seu perfil e suas condições de investimento.

Apesar de serem distintos, os três possuem algumas semelhanças e todos trazem basicamente o mesmo objetivo – reconhecimento de marca e impulsionamento de vendas.

A Engenharia Social acaba fazendo parte dos 3 fatores, já que ela também rege a psicologia do consumo.

O Marketing de Indicação tem como sua base, o plano de recompensa que já utiliza os clientes já existente para aquisição de novos.

Ou seja, o cliente que já faz parte da marca e, por satisfação, recomenda o serviço ou produto para seus amigos e para sua rede para, em troca, receber algum tipo de prêmio.

Outro fato indispensável é possuir um site responsivo de preferência. Isto porque, por meio dele será hospedado o seu Programa de Indicações e todas as informações necessárias para explicar como ele funciona.

Já o Afiliado entra na estratégia da promoção direta, ou seja, ele participa da venda não só para amigos, mas também para o nicho em geral. Para isso, ele é comissionado pelo produtor/desenvolvedor do produto ou serviço.

Já o Influenciador, se utiliza do seu prestígio com seu próprio público para engajar a venda de um produto ou reconhecimento de marca.

O influenciador já é considerado quase um profissional, já que existem até contratos salariais ou então permuta e comissionamento por venda.

Percebeu como cada uma das estratégias, apesar de diferentes, se ligam uma das outras?

Se fosse para resumir as diferenças básicas entre os três, poderíamos colocar exatamente assim:

O Marketing de Indicação tem como princípio a confiança de cliente para cliente, ou seja, eu indico um amigo que acaba indicando outro amigo e assim por diante.

No Marketing de Afiliados não há relação pessoal que possa ser chamada de indicação. O que há é uma forma de gerir confiança de forma mais abrangente, com alcance maior e mais abrangente.

No caso dos Influenciadores, como o próprio nome diz, a venda e a exposição acontece pelos princípios da admiração. Se você admira um esportista ou um cozinheiro, a propensão em seguir o que ele recomenda é alta.

Posso utilizar as 3 estratégias?

A resposta é sim! Pode e deve.

Claro, se você tiver planejamento e condições para isso.

Só é preciso entender que cada um tem suas peculiaridades e momentos para serem aplicados de acordo com o tipo de serviço ou produto.

Aliás, como dica, lembre-se que, para ter resultados melhores e mais significativos, sempre é bom ter mais de uma estratégia de marketing.

O Marketing de Indicações tem como princípio a confiança de cliente para cliente. Eu indico meu amigo, que irá indicar outro amigo, e assim por diante.

A chave neste cenário é que seu amigo ou membro da família já é uma pessoa de confiança. Por isso, temos o costume de pedir recomendações deles normalmente.

Da mesma forma que os Influenciadores, pela admiração e autoridade, influenciam no fator de escolha do cliente.

Confiamos ainda mais em pessoas que já experimentaram o produto.

O Marketing de AFIliados não há relação pessoal e por isso não pode ser chamado de indicação.

Apesar de não deixar de ser uma recomendação, não gera um nível tão grande de confiança como a indicação.

 

E você? Já vende por indicação mas nunca incentivou seus clientes a indicarem? Sente que poderia estar vendendo muito mais através dos seus clientes?

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