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Investir em Vendas Por Indicação

Por que investir em Vendas Por Indicação é a melhor ideia para o seu negócio na crise?

Investir em Vendas Por Indicação é uma das melhores alternativas para minimizar os impactos da crise

Por que investir em Vendas Por Indicação é a melhor ideia para o seu negócio na crise?

 

Investir em Vendas Por Indicação é uma das melhores alternativas para minimizar os impactos da crise

O mundo inteiro está passando por uma crise sem precedentes. A pandemia do novo coronavírus foi declarada no dia 11 de março pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Desde então, o mundo entrou em um colapso econômico e que deve ser o pior e o mais difícil das últimas décadas.

Além das perdas, muitos sofrerão as consequências dos efeitos na economia em nível global.

Especialistas já apontam que, boa parte desses impactos, acontecerá, sobretudo, nos pequenos negócios.

Isso porque, as medidas de isolamento social afeta diretamente trabalhadores informais e pequenos negócios que, geralmente, não têm reserva financeira e capital de giro para segurar suas finanças por muito tempo.

Apesar do cenário ser de muita ansiedade, o momento é de ter calma e estratégia. Uma dessas estratégias é justamente a utilizar das Vendas Por Indicação.

É justamente sobre como driblar a crise através das Vendas Por Indicação que vamos falar no artigo de hoje. Continue acompanhando.

Quais os aprendizados que podem ser retirados?

 

As grandes crises fazem parte de um ciclo econômico que vêm seguidas por momentos de aceleração e oportunidades.

Provavelmente isso também vai acontecer neste momento pelo qual o mundo está passando. Por isso mesmo que é importante aguentar firme e tentar sobreviver a todo custo.

De preferência fazendo isso com inovação e assertividade.

A crise vai deixar alguns legados e é importante que você pense nisso. As empresas que há algum tempo entenderam que o meio digital era o caminho, elas devem manter a operação.

As chances de sobrevida serão maiores para quem tiver clareza sobre isso, portanto, é importante que o conteúdo seja trabalhado, semeando o terreno para que a colheita venha depois.

Alguns paradigmas serão fatalmente quebrados.

Durante o isolamento, foram incorporados hábitos como estudar remotamente, se especializar através de conteúdos e, empresas que antes haviam resistência ao modelo home-office, foram obrigadas à implementar.

Com isso, diversas vagas não preenchidas podem começar a incluir candidatos que trabalhem à distância.

É hora de se preparar e investir em Vendas por Indicação

 

Se a sua empresa deseja espaço no mercado para conquistar o público, é certo que ela precisa buscar atualizações nas estratégias.

E essas atualizações serão fundamentais para o atual momento que o mundo está passando.

Uma dessas estratégias é justamente a utilização do Marketing de Indicação ou Vendas Por Indicação, também conhecido como Referral Marketing.

Esse tipo de estratégia tenho ganho cada vez mais abrangência quando implementada de maneira bem pensada e estratégica.

Feita de forma assertiva, ela se torna eficiente para qualquer tipo de empresa, seja ela do tamanho e área de atuação que for.

O Marketing de Indicação, por definição, é o método de gerar vendas utilizando os seus próprios clientes atuais.

Se os seus clientes estiverem satisfeitos com seu produto ou serviço, a tendência dele indicar a experiência positiva para amigos, parentes e conhecidos é muito grande.

Clientes que são indicados têm uma tendência muito maior à retenção e fidelização ao produto e serviço do que outros que vieram de outros canais de vendas.

Apesar da eficiência comprovada deste tipo de estratégia, as Vendas por Indicação são pouco lembradas e usadas na hora das empresas conquistarem novos clientes. Isso aqui no Brasil.

Isso porque os profissionais de marketing e empreendedores não se deram conta de que ele é um programa e não uma simples campanha ou ação isolada.

Um programa de indicações bem planejado pode mudar completamente a história do seu negócio, seja ele voltado ao B2B, B2C de qualquer segmento do mercado de produtos e serviços.

Os resultados constantes que ele pode trazer durante anos e anos.

Utilize seus clientes atuais para driblar a crise através do Referral Marketing

 

Eu sempre procuro definir  as estratégias digitais através de 4 Forças do Tráfego e eu recomendo você ler esse artigo para entender o porquê.

A força do Tráfego por Referência é quando você usa toda sua base de clientes e leads atuais para gerar novas vendas e novos leads.

Não confundir com afiliados que tem uma audiência de terceiro e tem interesse financeiro, pois demanda comissão.

É a força que eu tanto falo por aqui.

A vantagem com as Vendas Por Indicação é que a estratégia não envolve dinheiro, não precisa trabalhar com descontos e não precisa trabalhar com terceiros no meio da relação que pode distorcer a mensagem.

Além disso, não precisa de mídia paga e você consegue acelerar ou desacelerar através de campanhas de ativação dentro do negócio.

Ou seja, você não precisa investir recursos que estão escassos diante da atual crise.

Ainda que eficiente, o Referral ainda é pouco utilizado no Brasil, tendo em vista o grande resultado que ele pode alcançar.

Esse é o grande momento de você utilizar seus próprios clientes para engajar o seu negócio.

Basicamente o Marketing de Indicação funciona da seguinte maneira, pela indicação, o cliente que já faz parte da sua base, recebe uma determinada recompensa, que pode ser produtos ou serviços de outras marcas, pacotes adicionais, assinaturas, entre outros prêmios.

Se você pretende a começar a investir no seu marketing de indicação com um programa de indicações é bom saber como os seus clientes veem a sua marca.

Faça uma pesquisa de métricas para descobrir quem são os seus promotores e detratores.

Desta maneira você conseguirá saber o que motivou o seu cliente a comprar de você com os primeiros e coletar retorno com os segundos.

Fortaleça o conteúdo para promover suas Vendas Por Indicação

 

Use as redes sociais para fornecer conteúdo que possa mantê-los informados sobre tudo que envolve o serviço prestado pela sua marca.

A partir do conteúdo produzido direcionado às Vendas Por Indicação, você garante que seus seguidores permaneçam conectados e, dependendo do quanto se interessarem pelo conteúdo, podem inclusive compartilhá-lo com outros seguidores.

Existem diversos formatos de conteúdo para se produzir mas, se você quer uma dica, aposte na diversidade e interação.

Aproveite a proximidade que as redes sociais oferecem para otimizar também o seu atendimento ao público.

Lembre-se que o processo de vendas vai muito além da ação final tomada pelo consumidor.

A proximidade proporcionada pelas redes sociais permite que você consiga não apenas obter feedbacks imediatos do público, mas também dar a eles informações relevantes sobre o que sua marca tem a oferecer.

Essas informações podem ser fixadas em sua página ou então disponibilizadas a partir dos chats disponíveis nas redes sociais.

Seja claro sobre todos os benefícios que seu Programa de Indicação vai oferecer

 

Falei sobre essa questão neste artigo. Neste momento difícil do mercado, é necessário ser claro quanto aos benefícios que seu Programa de Indicação vai oferecer.

Isso traz confiança e um sentimento de vantagem no tempo de crise

Um dos maiores equívocos das empresas e profissionais de marketing é quanto à clareza do Programa de Indicações estipulado na estratégia.

Principalmente na hora de divulgar informações sobre a mecânica do programa. Isso acontecendo, obviamente não vão dar segmento com participação ativa, ou seja, não vão compartilhar com os amigos e parentes.

E como há disponibilidade de inúmeras formas de compartilhar sua estratégia, você precisa planejar qual ferramenta irá utilizar, dependendo das características do seu negócio.

Neste momento é hora de compartilhar nas redes sociais, mandar e-mails para grupos segmentados de clientes fiéis falando sobre o programa e sem esquecer do pós-venda.

Parece óbvio mas muitas empresas não sabem como fazer isso e acabam não tendo um bom resultado com o marketing de indicação, mesmo tendo um programa eficaz.

Seu cliente precisa saber sobre seu programa, e sobre de que forma ele se beneficiará, para que então ele comece a te indicar.

Quanto mais pessoas virem seu programa, mais pessoas vão compartilhar seu programa.Ele precisa ser visto, então quanto mais lugares você promover seu programa de indicações, melhor.

Uma excelente opção para você divulgar bem sua campanha é através de campanhas pagas.

Fazer propaganda nas redes sociais é barato.

Você pode testar sua campanha investindo um valor pequeno primeiro, e se tiver bons resultados investir mais depois.

E, caso você tenha uma empresa pequena, mesmo com valores pequenos você pode ter bons resultados.

Tanto o Facebook, quanto o Google Adwords (plataforma de anúncios do Google) possuem um guia para te ajudar a criar seus anúncios.

Além disso, campanhas nas redes sociais são uma ótima forma de promover programa de indicações, atingir um público altamente segmentado, e consequentemente ter uma maior chance de ter conversões.

O Marketing de Indicação também é aplicável no B2B

 

As mesmas regras e os mesmos comportamentos é que movem o consumo em um tipo de empresa e, sobretudo nos tempos de crise, é importante que esse tipo de negócio também de redescubra.

As pessoas vão nas empresas que vendem para os clientes finais, também vão participar daqueles que vendem para outras empresas.

Simples assim.

Empresas estão cheias de seres humanos e seres humanos indicam coisas uns para os outros.

Obviamente, a única coisa que você vai precisar fazer, é fazer um pouco diferente, por exemplo, as recompensas e mecânicas devem ser diferenciadas.

Se você segue o método que eu ensino na minha mentoria para os meus alunos, você vai se dar muito bem com isso.

No entanto, aconselho a você não ficar pensando que só porque você vê por aí os programas B2C que são focadas para pessoas, tipo Rappi, Yellow, os patinetes e Uber que dão descontos, somente eles que funcionam.

Os programas B2B são mais segmentados e com volumes menores. Porém, é uma das forças mais eficazes e que podem ser otimizadas com o tempo.

Se utilize das Vendas Por Indicação para enfrentar a crise com coragem

 

O mundo já mudou e é preciso que você esteja ciente disso.

As Vendas Por Indicação pode e deve ser o fator chave para você transformar a história da sua empresa.

Essa modalidade é um dos canais mais baratos e costuma trazer mais leads qualificados, afinal de contas, ninguém recomenda fraldas a quem não tem filhos.

Trabalhe com indicação dos seus clientes e leads atuais é muito mais negócio neste atual momento.

Na minha opinião e pelo o que eu tenho observado é que o Marketing  de Indicação no infoproduto vai ser maior que o mercado de afiliados, sobretudo nesse momento de crise.

As quatro forças de tráfego são uma análise que eu faço sobre todos os canais de aquisição que um determinado negócio, profissional liberal ou pequeno empreendedor tem.

Uma coisa que eu descobri na minha experiência de trabalhar com mkt digital desde 2010, sendo executivo de várias empresas e head de startup é que quem mais cresce é quem masteriza a estratégia de canais, ou seja, quem tem vários canais colaborando para trazer resultado para sua empresa.

Não é quem tem um canal ou dois. E isso vale para o atual momento que estamos passando.

Aliás, pode ser que um ou dois sejam os melhores e mais eficientes, mas quem otimiza o processo é quem ganha o jogo.

Neste momento de crise, você está utilizando todos que estão à disposição do da sua empresa ou só correndo atrás da máquina?

Deixe seu comentário e vamos fazer acontecer. Estou aqui para te ajudar nisso.

2020 é o ano do planejamento do seu negócio e você não pode deixar escapar as oportunidades que estão surgindo, independente do coronavírus.

Saia do usual e arrisque no certo. Seus clientes confiam no seu produto e no serviço. Aproveite esse momento.

Além de abrir a possibilidade de vender mais para seus próprios leads e clientes, incentive-os a indicar sempre.

É a melhor oportunidade e a mais barata, de crescimento e manutenção do seu negócio neste ano e nos outros que estão por vir.

Vendas Por Indicação

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