indique e ganhe

Indique e Ganhe: 11 Dicas para Criar um Programa Eficaz!

O indique e ganhe é um método bastante eficaz quando aplicado em um programa de indicação. Veja como fazer esse tipo de estratégia!

Introdução

O “indique e ganhe” é um programa de incentivo em que os clientes são recompensados por indicar novos clientes para uma empresa ou serviço. Geralmente, o cliente que faz a indicação e o novo cliente indicado recebe algum tipo de recompensa, como descontos, créditos, brindes ou outras vantagens.

Esse tipo de programa é uma estratégia comum para empresas aumentarem sua base de clientes por meio do marketing de indicação, aproveitando a rede de contatos existente de seus clientes atuais. Entenda melhor como funciona este tipo de estratégia no marketing de indicação.

Como Funciona o Indique e Ganhe?

 

indique e ganhe funcionamento

Apesar de parecer simples, em um programa de indicação, o indique e ganhe é uma das modalidades que exige uma mecânica de processo. Ou seja, é preciso pensar em como vai funcionar essa estratégia.

Por isso, antes de implementá-lo, é necessário fazer alguns questionamentos:

  • Quais serão as regras de indicação?
  • Quando o cliente vai ser recompensado pela indicação?
  • Ele vai ser recompensado apenas pela indicação ou se vai ser recompensado quando o indicado efetuar a compra?

Escada de Prêmios

Existe ainda a escada de prêmios, que é uma segunda mecânica e pode ser considerada uma evolução do indique e ganhe. Ela consiste na melhora dos prêmios, conforme o seu cliente traz mais indicações.

Vale a Pena Investir em um Programa de Indicação de Clientes?

Sim, vale a pena! Se você já tem seus clientes que gostam, consomem seu produto e são promotores da sua marca, talvez a única coisa que falte é incentivar cada um deles a indicar.

No entanto, é primordial que você se organize e faça com que eles saibam que você e a sua empresa possuem um programa de indique e ganhe que pode trazer muitos benefícios para ele.

Com um programa de indicação bem estruturado, o indique e ganhe tem grandes chances de alavancar seu negócio. Além da possibilidade de conquistar novos clientes, você vai receber leads mais qualificados, ser referenciado no seu nicho e ter seu Custo de Aquisição de Clientes (CAC) reduzido. 

CONSULTORIA VENDAS POR INDICAÇÃO

(Para empresas que faturam acima de R$ 1 milhão ano)

Clique no botão abaixo e agende agora mesmo uma sessão estratégica gratuita com um de nossos especialistas.

CURSO CRIANDO CLIENTES VENDEDORES

(Para empresas e profissionais que faturam abaixo de R$ 1 milhão ano)

Aprenda como criar seu sistema de indicações do zero.

Como Criar um Programa de Indique e Ganhe?

indique e ganhe programa

Criar um programa de “Indique e Ganhe” pode ser uma estratégia eficaz para promover o boca a boca positivo e incentivar os clientes a compartilharem sua experiência com amigos e familiares.

Aqui estão os passos básicos para criar um programa desse tipo:

1 – Estabeleça Objetivos Definidos

Defina de forma clara os objetivos do programa, como o aumento das vendas, expansão da base de clientes ou promoção de um novo produto/serviço.

2 – Escolha as Recompensas

Determine as recompensas que os participantes receberão ao indicar novos clientes. Pode ser descontos, brindes, créditos, produtos gratuitos ou outros benefícios atraentes. Lembrando que quem escolhe a recompensa é o cliente, por meio de uma pesquisa. Não é a empresa quem faz a escolha, afinal, ele sabe melhor do que ninguém como quer ser recompensado. Posteriormente a isso, a empresa encaixa a recompensa escolhida dentro do valor do CAC (Custo de Aquisição de Clientes), para que nada saia do controle.

3 – Defina as Condições de Participação

Estabeleça critérios claros para a participação no programa. Por exemplo, você pode exigir que tanto o indicador quanto o indicado recebam algum benefício.

4 – Desenvolva um Sistema de Rastreamento

Implemente um sistema que permita rastrear e atribuir indicações aos participantes. Isso pode envolver códigos de referência únicos, links personalizados ou outras ferramentas de rastreamento.

5 – Crie Materiais de Promoção

Elabore materiais de promoção claros e atrativos para explicar o programa aos seus clientes. Isso pode incluir banners no site, posts em redes sociais, e-mails informativos, etc.

6 – Facilite o Processo de Indicação

Simplifique o processo de indicação o máximo possível, seja através de links exclusivos, códigos promocionais ou formulários online, para que os clientes possam indicar seus amigos com facilidade.

 

7 – Promova Ativamente o Programa

indique e ganhe redes sociais

Realize uma campanha de lançamento e continue promovendo ativamente o programa ao longo do tempo. Utilize todos os canais de comunicação disponíveis, como redes sociais, e-mails, site da empresa, entre outros.

8 – Monitore o Desempenho

Acompanhe regularmente o desempenho do programa. Meça o número de indicações, a taxa de conversão, o impacto nas vendas e outros indicadores relevantes.

9 – Forneça Recompensas de Forma Rápida

Assegure-se de entregar as recompensas prometidas de maneira rápida e eficiente. Isso é crucial para manter a confiança dos participantes.

10 – Incentive a Recorrência

Considere criar níveis de recompensas ou incentivar indicações contínuas para manter o envolvimento dos participantes ao longo do tempo.

11 – Mantenha a Transparência

Seja transparente sobre as regras do programa, as condições de participação e as recompensas oferecidas. Isso ajuda a construir confiança com os participantes.

CONSULTORIA VENDAS POR INDICAÇÃO

(Para empresas que faturam acima de R$ 1 milhão ano)

Clique no botão abaixo e agende agora mesmo uma sessão estratégica gratuita com um de nossos especialistas.

CURSO CRIANDO CLIENTES VENDEDORES

(Para empresas e profissionais que faturam abaixo de R$ 1 milhão ano)

Aprenda como criar seu sistema de indicações do zero.

Dicas para Engajamento do Programa de Indicação

Uma dica importante para engajar sua mecânica de indique e ganhe é quanto a sua presença digital. Muitas empresas não conseguem aumento nas vendas justamente porque não tem essa presença.

Portanto, faça sua parte nas redes sociais e trabalhe para melhorar sua presença digital, principalmente no Google. Desta maneira, será muito mais fácil você implantar o indique e ganhe na sua estratégia.

Outra dica fundamental é incentivar seus clientes a deixar um depoimento nas suas redes sociais, as chamadas “provas sociais”. Converse de forma ativa e deixe claro a importância do feedback só se preocupando em não obrigá-lo. Basta fazer isso de forma natural.

A Recompensa no Indique e Ganhe

indique e ganhe recompensa

A recompensa no Marketing de Indicação possui papel fundamental no planejamento. Isso acontece, pois as pessoas que participam do programa se envolvem diretamente com a sua marca quando é oferecido algum “prêmio” pela indicação feita. É assim que funciona o Indique e Ganhe.

Neste momento, é naturalmente criado um relacionamento que tem como base a reciprocidade. Então quando o cliente está ganhando, as chances dele indicar mais de uma vez aumenta potencialmente. Essa é a famosa lógica da reciprocidade na técnica dos gatilhos mentais.

Como recompensar?

Antes entrar no tópico da ação propriamente dita de como recompensar, temos que conceituar duas coisas:
incentivo e recompensa. O incentivo no Programa de Indicação acaba sendo dado para que a pessoa indicada escolha por querer comprar seu produto ou serviço.

No caso da recompensa no marketing de indicação, ela é oferecida quando seu cliente já é o embaixador da sua marca, ou seja, ele ganha um prêmio pela indicação. Nesse sentido, a melhor recompensa é aquela que “casa” com a identidade da sua marca e o perfil do seu cliente.

Neste momento, o objetivo é potencializar o engajamento dentro da sua estratégia no Programa de Indicação, gerando buzz em volta da sua marca. Essa etapa do Programa de Indicação é primordial, uma vez que afeta diretamente o momento da decisão do cliente em aderir ou não ao programa.

Use o Marketing de Indicação a seu Favor

Aprenda a usar o indique e ganhe no marketing de indicação. Agora se você ainda tem dúvidas de como fazer isso, conte com a ajuda de Rodrigo Noll!

rodrigo noll

Ele é o maior especialista em Referral Marketing do Brasil e pode te ensinar muito mais sobre a arte de usar seus clientes para atrair novos consumidores.

Com Rodrigo, você vai aprender a montar programas que incentivam seus clientes atuais a indicar seus amigos sem precisar dar descontos, sem precisar investir em mídia paga nem usar marketing de multinível ou influenciadores.

Como saber o momento certo para começar a usar o marketing de indicação no meu negócio?

Entre em contato com os nossos especialistas e saiba mais sobre o uso de um programa de fidelidade como estratégia para o crescimento do seu negócio.

CONSULTORIA VENDAS POR INDICAÇÃO

(Para empresas que faturam acima de R$ 1 milhão ano)

Clique no botão abaixo e agende agora mesmo uma sessão estratégica gratuita com um de nossos especialistas.

CURSO CRIANDO CLIENTES VENDEDORES

(Para empresas e profissionais que faturam abaixo de R$ 1 milhão ano)

Aprenda como criar seu sistema de indicações do zero.

Me acompanhe nos outros canais:
InstagramLinkedInYouTube e Telegram

Curtiu? Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

CONSULTORIA

Quer ter a ajuda do maior especialista do Brasil em Vendas Por Indicação no seu negócio?

Conheça a nossa consultoria para empresas.