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Atrair com indicação é o assunto do nosso blog de hoje. Com certeza você já passou pela seguinte situação que vou descrever.

Alguém precisa comprar um novo celular e está pensando em adquirir determinado modelo.

Porém, antes de tomar a decisão de compra, a pessoa decide conversar com amigos ou algum familiar que já possui aquele celular. 

Nessa “pesquisa”, eles dizem o que gostam e o que não gostam no aparelho, mas, por fim, afirmam que ele é uma excelente opção. 

Daí em diante, o cliente decide, então, que é aquilo que ele precisa, e compra o celular. 

Pronto, mais uma venda foi efetuada graças ao marketing boca a boca!

O mesmo acontece quando seu cliente está decidindo se irá comprar em sua loja ou não. 

Por isso, saber como usar essa “ferramenta” como sua aliada pode fazer grande diferença.

Diferente do marketing convencional em que a empresa fala sobre ela mesma ou sobre seus produtos ou serviços, no marketing boca a boca é o cliente que afirma que vale a pena comprar determinado item. 

Isso, por sua vez, dá muito mais credibilidade à informação, influenciando de maneira direta a decisão de compra de outros consumidores.

E se eu disser a você que é possível atrair indicações através de passos simples que você pode aplicar no seu negócio? 

Sobre esses passos que vamos falar no artigo de hoje. Continue acompanhando.

 

O boca a boca no mundo do Marketing Digital

 

Em uma era em que os clientes têm mais acesso à informação e também mais liberdade para criar conteúdo, o marketing boca a boca se potencializou de forma incrível. 

Se antigamente as recomendações aconteciam somente em conversas com amigos e familiares, agora o consumidor pode pedir sugestões e indicar produtos, serviços e empresas a pessoas do mundo inteiro em poucos minutos.

Esse é o Marketing de Indicação que tantos falamos por aqui. Que surgiu para revolucionar o seu negócio. 

E para que essa estratégia seja efetiva, você precisa formatar o seu programa para atrair com indicação e fazer seu negócio crescer, se utilizando daquilo que você já tem de mais valioso – seus próprios clientes.

Um programa de indicação, de uma forma muito genérica, nada mais é que um tipo de estratégia de fidelidade em que você garante benefícios e vantagens a quem indicar seu produto ou serviço. 

Na verdade, essa é uma fórmula extremamente eficaz em diversos ramos de negócios que lidam com qualquer tipo de consumo. 

É bem conhecido o fato que, dentro da publicidade, uma indicação é uma forma muito mais confiável e fácil de se conseguir novos clientes para atrair com indicação. 

Isso porque o futuro aluno, nesse caso, já chega por um voto de confiança de alguém que experimentou aquilo que você está querendo. 

Fazer um excelente trabalho pode gerar boas indicações, é claro. 

Mas, para potencializar isso, o ideal é tornar essa prática em um esforço ativo por parte da da sua empresa, ou seja, criar um planejamento que englobe essa estratégia e um plano de execução.

Ou seja, quando vamos implementar um programa de indicação é preciso ter em mente quais são suas vantagens e como criá-lo.

 

Vantagens de um Programa de Indicação

 

Em todos os anos esses anos de vivência ajudando mentorados a atrair com indicação, pude perceber uma série de benefícios para quem faz seu planejamento da maneira correta. 

O primeiro benefício é a super segmentação. 

Um bom Programa de Indicação faz você pular essa etapa, pois as indicações vêm direto dos públicos segmentados que já fazem parte da sua carteira. 

Um outro benefício é CAC – Custo de Aquisição de Clientes bem menor.

Isso porque cliente bom indica cliente bom. O cliente que já é seu já vai nutrir de informações o indicado e você não vai precisar gastar no convencimento. 

O aumento do ticket médio também entra nessa conta.

Isso porque o cliente que vem por indicação já vem com autoridade e confiança sobre o seu produto, ou seja, já ultrapassa todas as etapas.

O quarto benefício é a manutenção da taxa de retenção. 

A taxa do cliente que vem por indicação é muito maior por justamente conhecer o seu produto e serviço e assim, ele acaba permanecendo por muito mais tempo com você. 

Uma outra grande vantagem do Marketing de Indicação é que os clientes que vêm através desta estratégia tem até quatro vezes mais chances de comprarem de você ante aqueles que vem por anúncios, só para dar um exemplo. 

 

Como montar um Programa para atrair por indicação?

 

Para montar um bom Programa de Indicação eu recomendo que você siga os passos do Método VPI, criado por mim e que consiste em quatro passos fundamentais.

O primeiro passo é a recompensa. Ela é um fator preponderante dentro do Marketing de Indicação

Muitos pensam que a recompensa por si só já vai fazer as coisas acontecerem no entanto, na prática, não é bem assim que funciona. 

Para começar, a recompensa deve encaixar no seu Custo de Aquisição de Cliente, que você precisa ter claro antes mesmo de começar a pensar no prêmio que você pretende dar. 

Escolha recompensas que gerem valor ou facilidade na vida da pessoa, como créditos, upgrades de planos, acessos a conteúdos ou eventos exclusivos, experiências ou até mesmo assinaturas de outros serviços.

A mecânica é o segundo passo do método.

Ela vai definir a estratégia propriamente dita, ou seja, quais serão as regras de indicação e quando o cliente vai ser recompensado.

Além disso, vai definir também se ele vai ser recompensado apenas pela indicação ou se vai ser recompensado quando o indicado efetuar a compra.

Esse tipo de mecânica precisa ser definida, pois ela muda todo o conceito no Referral Marketing, ou seja, ela deve ser escolhida de acordo com seu tipo de venda e o ticket do produto. 

Os outros dois passos dizem respeito aos canais e momentos-chave. Coloque em mente que indicar precisa ser simples.

De maneira nenhuma pode ser algo trabalhoso e estar escondido, fazendo o cliente perder tempo e se sentir desmotivado à indicação. 

A escolha do momento é a chave do sucesso da estratégia. Há momentos que estamos mais satisfeitos com a empresa e outros em que estamos neutros. 

Lembre-se sempre que você precisa lembrar o seu cliente para indicar aproveitando o momento mais propenso dele. 

Quando ele resolve um problema através de um atendimento bem sucedido, por exemplo ou logo que ele atinge os primeiros resultados positivos com seu produto ou serviço. 

Além disso, nunca se esqueça de utilizar de todos os canais disponíveis da sua empresa – inclusive das redes sociais.

 

5 Dicas de como atrair com indicação

 

É certo que esse é um tipo de divulgação que só funciona quando acontece de forma natural. 

Os clientes é que precisam tomar a iniciativa de falar de sua marca para que realmente aconteça o marketing boca a boca. 

No entanto, nada impede que seu negócio dê uma forcinha para atrair com indicação.

Separei seguir algumas dicas para incentivar seus clientes a divulgarem sua marca. Confira.

 

1 – Ofereça conteúdo que interesse para atrair com indicação

 

Quando seu negócio oferece um conteúdo que interessa aos seus clientes, com certeza eles vão compartilhar esse conteúdo, vão falar sobre ele e, consequentemente, sobre sua marca.

Além disso, quando alguém pedir por indicação, eles se lembrarão “daquela marca que sempre envia informações interessantes”.

 

2 – Peça pelas indicações

 

Muitas vezes, tudo o que sua você precisa fazer é pedir para seus clientes indicarem sua empresa quando alguém solicitar por referências. 

Se você tem um bom relacionamento com o consumidor, é certo que ele vai lembrar do seu pedido. 

Também é importante pedir para que os clientes deixem depoimentos em seu site falando sobre a experiência de compra deles. 

Um depoimento ou uma indicação pode ser o fator decisivo para alguém escolher a sua loja ao invés do concorrente.

 

3 – Não esqueça de recompensar para atrair com indicação

 

Recompensar seus clientes é a chave do Marketing de Indicação. 

Ofereça condições especiais e brindes para quem sempre compra com você e incentive-os a divulgarem isso. 

Assim, eles irão mostrar aos outros consumidores que vale a pena comprar na sua loja e ser leal a ela e atrair com indicação.

 

4 – Promova o relacionamento

 

Quanto mais clientes falando sobre sua empresa de maneira positiva, melhor. 

Por isso, se há alguém citando sua loja ou os produtos que ela vende na web, aproveite essa oportunidade para fortalecer sua marca.

Se alguém publicar uma foto de um produto que comprou em sua loja, comente na foto e agradeça ao cliente por escolher sua empresa, afinal, você quer atrair com indicação.

 

5 – Parceria com influencers

 

Se seu CAC permitir, pense em parceria com influenciadores

Isso se chama marketing de influência é uma tendência que combina bem com o marketing boca a boca para atrair com indicação. 

Quando sua marca utiliza essa estratégia, está aproveitando a credibilidade que aquela personalidade tem para influenciar o seu público e fazer eles falarem sobre sua empresa ou produto/serviço.

 

Organize seu Programa de indicação

 

O melhor programa de indicação para clientes do mercado é aquele que funciona para você.

É importante que você veja os modelos existentes mas não se prenda em cópias. 

Leve cada uma delas como inspiração. A s mecânicas perpétuas, que são basicamente duas, pode levar a resultados incríveis. A primeira dela é a clássica Indique e Ganhe. 

Ou seja indique um amigo e ganhe uma recompensa. Esse é o modelo mais clássico. 

O problema nunca muda e ele é repetido independente do número de indicações feitas. 

A segunda mecânica perpétua é a evolução do primeiro modelo, chamado de escada de prêmios. 

Ela consiste na melhora dos prêmios, confirme o seu cliente traz mais indicações.

Enfim, existem diversas modelos e cabe a você descobrir qual encaixa melhor no seu modelo de negócio.

E você? Já vende por indicação mas nunca incentivou seus clientes a indicarem? Sente que poderia estar vendendo muito mais através dos seus clientes?

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Atrair com indicação

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