3 motivos para usar um CRM na sua empresa

3 motivos para usar um CRM na sua empresa

Neste texto, você vai descobrir o que um CRM de alta qualidade pode fazer por você e pelo teu negócio. Aqui estão três motivos para usar um CRM na sua empresa.

Existem diversos CRMs por aí, mas o meu preferido é o CRM Pipedrive. Eu já utilizo a plataforma há anos na minha empresa, a Base Viral, e estou aqui hoje para falar o por quê você deveria tê-lo na tua empresa também. O CRM Pipedrive é de alta qualidade, sendo aprovado por todos os membros da minha equipe. Neste texto, você vai descobrir o que um CRM de alta qualidade pode fazer por você e pelo teu negócio. Aqui estão três motivos para usar um CRM na sua empresa.

Motivos para usar um CRM na sua empresa: construção de confiança com o consumidor

Confiança é um fator extremamente importante na hora da decisão de compra de um cliente. Principalmente se o teu produto é caro (como carros, computadores, celulares, móveis, etc.), de longo prazo (cursos, faculdades, viagens, etc.) ou que mexem com aspectos muito sensíveis de nossas vidas (médicos, cirurgias, exames, casas de repouso, etc.). Portanto, se o seu negócio se encaixa em algum desses aspectos que mencionei, ter um CRM de qualidade é imprescindível para o sucesso das tuas vendas.

Isso porque a negociação com esses tipos de clientes são geralmente mais longas do que com produtos mais baratos, recorrentes ou de menos importância, como por exemplo alimentação, roupas, acessórios, etc. Ou seja, quanto mais contato antes da compra você costuma ter com os teus clientes, mais necessário um CRM se torna na tua empresa.

Eu, por exemplo, tenho produtos de alto ticket e de longo prazo: dois excelentes motivos para usar um CRM de qualidade na minha empresa. Por isso eu uso o Pipedrive. Com a ajuda dele, eu consigo construir uma relação de confiança muito mais facilmente com o meu cliente.

Isso porque eu consigo armazenar absolutamente todas as informações que troco com cada um dos meus clientes. 

Uma das melhores formas de conquistar a confiança de um cliente é mostrar que você se importa. Ao realizar um atendimento personalizado, conhecendo teu cliente e lembrando de todas as informações das quais vocês conversaram, o cliente em questão percebe que ele não é “só mais um” na tua lista de contatos. 

Entretanto, eu bem sei que lembrar todas as informações de todas as calls e reuniões que você tem por dia já é difícil. Imagine lembrar de algo que você conversou com aquele cliente há um mês! Não há cérebro humano que guarde todas essas informações. Mas existe um cérebro tecnológico que pode.

O primeiro dos motivos para usar um CRM de qualidade na tua empresa é exatamente este: o armazenamento de informações ilimitadas por cliente. Com o CRM que eu utilizo, no caso o Pipedrive, eu consigo registrar e armazenar todas as informações discutidas em todas as ligações que já fiz com todos os meus clientes.

É por causa do Pipedrive que eu consigo lembrar que a empresa X está com uma transição na diretoria, que a empresa Y está finalizando um projeto e me pediu para retornar em duas semanas, que a empresa Z está conversando com seus superiores e me retornará em 5 dias úteis. É por causa do Pipedrive que eu consigo lembrar que dei 20% de desconto para a empresa W, que a empresa U não tem feat com o meu produto e que a empresa V está muito interessada e quer fechar o mais rápido possível.

Cada negociação tem a sua própria peculiaridade, e com a correria do dia a dia é difícil lembrar de todas as peculiaridades discutidas durante a semana. É aí que entra o CRM: com ele, eu consigo registrar todos os aspectos importantes das minhas reuniões com meus clientes e revê-las depois do tempo que eu quiser. Elas ficam lá, registradas e prontas para se tornarem úteis em futuras calls e negociações. 

Entretanto, existe outro benefício ao conhecer teu cliente a fundo. Vamos para o segundo dos motivos para usar um CRM de qualidade na tua empresa.

Motivos para usar um CRM na sua empresa: conheça seu cliente a fundo

Venda para os clientes certos. O segundo dos motivos para usar um CRM na sua empresa é diminuir o tempo que você leva para vender. Se antes estávamos falando sobre conquistar a confiança de um cliente para de fato chegar no resultado final, ou seja, a venda de fato, agora estamos falando sobre encurtar esse processo de venda.

Existem muitos métodos para conseguir atrair os clientes certos para a sua empresa. Inclusive, o marketing de indicação é um dos meus favoritos. Mas antes de começar a atrair os clientes certos para a sua empresa, como saber quais são esses clientes? Como saber quem prospectar?

Primeiramente, comece com o público-alvo do seu produto, originalmente falando. Vou dar o exemplo da minha própria mentoria. De início, eu achava que o nosso principal público seriam empresas, de pequeno a grande porte. Comecei mirando no mercado do turismo, da saúde e de empresas com tickets mais altos.

Entretanto, aconteceu uma coisa que eu não esperava. O maior setor para qual eu vendia era o de infoprodutores. Inclusive, eu fechava negócio mais rápido com o ramo de infoproduto de forma geral. Mas o pulo do gato é como eu consegui essa informação de fato. Isso mesmo: com o Pipedrive.

Por anotar todas as informações que eu tinha e recebia dos clientes que estavam fechando comigo, eu sabia exatamente quanto tempo, quantas reuniões eu fazia para fechar com cada um dos meus clientes. Isso foi essencial para eu chegar a conclusão do meu público-alvo primário: os infoprodutores.

Agora eu sei que, ao prospectar infoprodutores, o tempo de venda será de certa forma menor do que levo em relação a outras áreas. Portanto, eu sei que ao prospectar infoprodutores, a chance de ocorrer uma venda é muito mais alta. E tudo isso porque eu consegui tirar essa informação através de uma análise dos dados que um CRM consegue me proporcionar. 

Dito isso, vamos ao terceiro dos motivos para usar um CRM na sua empresa.

Motivos para usar um CRM na sua empresa: saiba quais são as principais objeções do seu negócio

Todo negócio tem objeções. Existem algumas objeções que são universais, como por exemplo “isso não funciona para mim” ou “isso custa muito caro”. Entretanto, existem algumas objeções específicas do seu produto ou serviço.

Ao iniciar um negócio e apresentar um produto ou serviço específico para o mercado, você já consegue pensar em algumas objeções que teus futuros clientes poderão vir a apresentar. Entretanto, as objeções que de fato virão só irão se apresentar de verdade na hora das negociações. 

Por isso, é de extrema importância monitorar quais são essas objeções e estudar como você pode quebrá-las, com o objetivo de realizar a venda de fato. Mas como monitorar e contabilizar todas as objeções possíveis que você pode receber de diferentes clientes? A resposta, mais uma vez, é um CRM de qualidade.

No Pipedrive, por exemplo, eu e meu time conseguimos registrar todas as objeções que cada um dos nossos leads tiveram. Isso é de extrema importância para o fechamento de negócios futuros. Conforme o tempo for passando, você vai ter uma base de dados personalizada sobre o teu negócio. Conforme os meses passam e negócios são fechados, eu posso ver quais foram as maiores objeções que tivemos e objeções que nós achávamos que teriam, mas no final não se apresentaram tão numerosas.

Isso é importante porque ajuda a acelerar, novamente, o processo da venda. Vou explicar. Quando vamos fechar um negócio, o outro lado vem com objeções significativas, e, por vezes, difíceis de quebrar quando previamente desconhecidas. Se você já ouviu essa objeção, já pode quebrá-la antes mesmo do cliente apresentá-la. Entretanto, não é prático sair apresentando milhares de quebras de objeções: a call pode ficar enorme e o cliente, entediado. Portanto, a saída é apresentar as quebras das objeções mais comuns e frequentes. Como descobrir quais são elas? Monitorando as negociações prévias.

Com a base de dados personalizada disponibilizada pelo seu CRM, você consegue saber quais são as objeções mais frequentes e, mais importante ainda, quais tipos de empresas trazem quais tipos de objeções. Isso porque diferentes tipos de clientes trazem diferentes tipos de objeções.

Por exemplo: imagine uma clínica de depilação a laser. Algumas clientes irão trazer a objeção universal de que as sessões são muito caras. Outras clientes podem não achar o preço caro, mas têm a objeção de que talvez o procedimento possa trazer alergias à pele, etc. Tudo depende do tipo de cliente com quem você vai estar negociando.

No meu negócio, por exemplo, diferentes empresas também têm diferentes objeções. Aqui, muitas empresas de advocacia vêm com a objeção de que seu conselho regulatório não pode fazer marketing. É por isso que o marketing de indicação se torna a ferramenta perfeita para adquirir mais clientes para eles: porque não conta como publicidade. 

Agora, infoprodutores ou grandes empresas de varejo não irão trazer essa objeção, porque seu conselho regulatório permite fazer marketing. Mas essas empresas podem trazer outros tipos de objeção, que eu descobrirei monitorando minhas calls e reuniões com essas empresas. Esse é um dos motivos para usar um CRM de qualidade principais para mim.

E isso ajuda a impactar todo o processo da empresa. Por exemplo, no meu time de conteúdo. Eu tenho um time específico de conteúdo aqui na Base Viral, que me ajuda a produzir todo o conteúdo que é publicado nas minhas redes sociais (Instagram, LinkedIn, TelegramYouTube) e também aqui no blog. Muitas vezes, quando eu peço para fazermos uma publicação mais direcionada a quebrar alguma objeção específica, por exemplo, o Pipedrive entra com muita força para ajudar nesse quesito.

Através desse CRM, meus colaboradores conseguem descobrir quais são as principais objeções que aparecem durante as reuniões e calls de negociação do meu time de vendas. A partir disso, as publicações se tornam mais focadas em quebrar essas objeções. As consequências disso são que o público que me segue e pode se tornar um possível consumidor meu, já vêm mais maleáveis e dispostos a comprar o meu serviço ou produto. 

Pense comigo: você já tem uma objeção ao meu negócio. Ao ver um post meu quebrando essa objeção, você automaticamente se torna mais suscetível e confiante para comprar de mim. Afinal, conforme as objeções vão caindo, o desejo vai aumentando e de repente não há mais nada que o impeça de comprar o meu produto ou serviço. Na verdade, o produto ou serviço em questão se torna apelativo, e quase necessário ao consumidor. Esse é poder de conhecer as verdadeiras objeções do seu negócio, e isso só é possível através de um CRM de qualidade.

Conclusão: a melhor opção é um CRM de qualidade

Como já falamos antes, ter um CRM de qualidade é algo imprescindível para o andamento, aumento da produtividade e coesão estratégica de uma empresa em progresso. Eu mesmo vi um salto gigante após começar a usar um CRM na Base Viral. O nível sobe. Toda grande empresa tem um CRM de qualidade, e o quanto antes começa-se a aplicar um na própria empresa, mais benefícios você vê acumulando com o tempo.

Neste texto, eu citei apenas 3 motivos para usar um CRM na tua empresa, por questões de tempo e praticidade, mas a verdade é que os benefícios de se ter um CRM na própria empresa são muitos. Em outro texto que eu publiquei aqui no blog já mencionei outros benefícios ao começar a se usar um CRM. 

A verdade é que eu gosto tanto do CRM que usamos na Base Viral, o Pipedrive, que inclusive sou um dos embaixadores deles, e tenho meu próprio cupom de descontos, exclusivo para os meus seguidores. Para acessar essa oportunidade incrível de obter um CRM de qualidade para a sua empresa, clique aqui

 

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